Trabalhos 2023/24
Escola EB 2,3 Serra da Gardunha (Fundão)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Aos alunos das turmas A, dos 7º, 8º e 9º anos, na disciplina de Educação Visual, foi-lhes proposto a participação no Desafio "NATAL AMARELO 2024", com a intenção de os chamar a atenção para a importância da reciclagem e da proteção do meio ambiente.Em sala de aula, visualizaram o regulamento do desafio (in: https://natalamarelo.abaae.pt/regulamento/, dezembro de 2024) e, também, alguns exemplos de trabalhos realizados nas edições dos anos anteriores.
A inspiração, depois, veio da Casa das Tecedeiras, em Janeiro de Cima, concelho do Fundão, "um espaço onde se reinventa a tradição do linho apostando em peças de design moderno" (in: https://www.aldeiasdoxisto.pt/pt/quem-somos/directorio/casa-das-tecedeiras/) e a estrutura do nosso "tear" reinventado foi montada sobre um cone de cartão revestido com papel absorvente.
Em seguida, selecionaram-se materiais de cor amarelo (lãs, tecidos, papéis, plásticos e, intencionalmente, também embalagens da Tetra Pak da Marca Compal) e cortaram-se em tiras.
Finalmente, foi só começar a "tecer". E, como diz o provérbio, "Quem bem tece, não esquece. Quem fia e tece bem lhe parece".
O trabalho final foi exposto temporariamente, durante a época de Natal, no átrio principal da escola, junto a um tear antigo/ tradicional que ali se encontra em exposição permanente.
No trabalho final constam, em destaque, os logótipos da Compal e da Tetra Pak.
A árvore foi toda construída com materiais reutilizados, quer na estrutura (cartão e papel absorvente), quer no tear (linhas), quer no revestimento (lãs, papéis, plásticos, embalagens da Tetra Pak) e para que não fosse necessário utilizar-se muita cola, de forma a ser o mais sustentável possível e a garantir a preservação do meio ambiente, no final, a árvore será desmontada e os materiais poderão, novamente, ser reutilizados.
A árvore está repleta de estrelas e galhos secos que simbolizam a renovação e a esperança.
A participação neste desafio trouxe-nos, desde logo desafio, mas também, curiosidade, criatividade, experiência e dedicação.