Trabalhos 2023/24
Escola Básica e Secundária Santos Simões (Guimarães)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
O Desafio “Natal Amarelo” foi proposto aos alunos do 6.º ano de escolaridade, no âmbito das aprendizagens essenciais das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e a sua articulação com os planos de trabalho em curso, bem como com o Plano Anual de Atividades.A estratégia/metodologia de trabalho obedeceu à rotatividade, de forma a assegurar o envolvimento de todas as turmas, tendo em conta que a carga horária destas áreas curriculares.
O ponto de partida do processo de trabalho foi a sensibilização para a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar materiais, onde teve destaque a economia circular, com a recuperação e reutilização de diferentes materiais, entre os quais as embalagens Tetra Pak, cartões e outros. Procedeu-se, de seguida, à recolha e higiene de embalagens Compal Tetra Pak e à elaboração/seleção do projeto a concretizar. Na construção da estrutura da árvore reutilizou-se o cartão e na definição da forma utilizaram-se as embalagens da Compal Tetra Pak. Ao mesmo tempo, aplicou-se a lã de cor amarela, como símbolo da reciclagem e material em uso nos projetos de trabalho, relacionados com os conteúdos programáticos e a decoração natalícia dos espaços. De referir as técnicas de transformação aplicadas nas embalagens, nomeadamente, a medição, os traçados, o corte/recorte, a colagem e cruzamento de fios de lã, que resultou na repetição de módulos e, naturalmente, numa construção modular. O produto final conectou de forma harmoniosa com os outros elementos decorativos, evidentes no registo fotográfico.
A árvore “amarela”, juntamente com os outros adereços decorativos, foi colocada no salão de convívio dos alunos, espaço onde se encontra o bar e, portanto, muito frequentado por toda a comunidade educativa.
Em suma, a estratégia de rotatividade para envolver todas as turmas de 6.º ano foi bastante eficaz, com ação conjunta na recolha das embalagens e no empenho demonstrado em atingir o objetivo final: o “Natal Amarelo”.