Trabalhos 2023/24
Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Esta atividade, promovida pela Compal e pela Tetra Pak, visa chamar a atenção dos jovens para a importância da reciclagem e proteção do ambiente.As exigências para a elaboração deste trabalho foram as seguintes:
A Árvore de Natal a concurso foi construída predominantemente com embalagens da Tetra Pak da Marca Compal.
Podiam ser utilizados materiais complementares como colas, tintas, cordéis, arame ou outros (preferencialmente reutilizados).
Deviam aparecer em destaque a utilização de embalagens da Tetra Pak da marca Compal e os símbolos Compal e Tetra Pak.
Os adereços deviam ser predominantemente de cor amarela.
.
Metodologia e intervenientes
A equipa restrita Eco-escolas lançou o desafio que foi aceite por vários professores de Matemática, CN, Cidadania e EVT do 2º ciclo.
Os alunos começaram por recolher, na escola e em casa, embalagens de Compal, seguiu-se o corte, lavagem e secagem das mesmas. Depois foram recortados os símbolos, Tetra Pak e Compal, que se guardaram em caixas no armário do Eco-Escolas. De casa, os alunos trouxeram materiais reciclados que os ajudassem a realizar os seus trabalhos. Sempre que os alunos tinham tempos livres ou terminavam as suas tarefas em EVT, colavam as embalagens com a pistola e cola quente. Nas restantes disciplinas envolvidas, planearam e iniciaram a execução dos seus adereços para a árvore. Os alunos levaram depois os adereços e concluíram em casa os trabalhos envolvendo assim familiares, amigos ou mesmo vizinhos.
Deste modo os trabalhos foram realizados individualmente, em grupo, ou com a colaboração dos encarregados de educação. No final, todos foram expostos na árvore que se montou na secretaria da escola por ser um lugar abrigado do mau tempo mas também um local com muita visibilidade.
Materiais utilizados
Embalagens Tetra Pak da Marca Compal grande e pequena, predominantemente da cor amarela;
Tiras de tecido amarelo;
Fitas de seda;
Esferovite;
Cartão;
Papéis coloridos usados;
Rolhas de cortiça usada;
Tampinhas de plástico;
Restos de madeira;
Pinhas;
Folhas de papel amarelo usado;
Fita de renda;
Cartolina amarela;
Fitas de cetim amarela;
Cola;
Lápis, esferográfica, régua, borracha e tesouras.
Processo de Construção do Trabalho:
Em primeiro lugar, as embalagens Tetra Pak e da Marca Compal foram devidamente preparadas (abertas, lavadas e secas);
Em EVT, colaram-se as embalagens intactas, com cola quente, tendo o cuidado de as alternar para serem visíveis todos símbolos;
Todo o material selecionado foi colocado na mesa de trabalho de forma organizada para ser mais fácil a sua execução;
Os moldes foram desenhados e recortados no verso de folhas de papel usado;
O passo seguinte foi efetuar os moldes nos respetivos materiais e recortá-los;
A partir deste momento, fez-se a colagem de todos os tipos de materiais.
De salientar, que todo o material usado existia em casa.
Considerações finais do trabalho
Os alunos adoraram fazer este trabalho, porque, mais uma vez, se divertiram imenso não só com os colegas, mas também com os pais, ajudando, assim, a reforçar os laços familiares. É sempre bom estar perto de alguém de quem se gosta muito e perceber que os pais gostam de se envolver em atividades escolares.
Na elaboração deste tipo de trabalhos, os alunos articularam com as disciplinas de Matemática, CN, Cidadania e Desenvolvimento, EVT. No clube do programa Eco-Escolas, os alunos construíram origamis de árvores amarelas e fizeram bolas, sem esquecer de seguir o regulamento, articulando assim com os conteúdos de Português e conhecimentos e técnicas adquiridas em EVT.
Sendo o objetivo principal deste trabalho, não poderíamos ter deixado de refletir em CN e Cidadania e Desenvolvimento, na aplicação da regra dos 3R’s, ou seja, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Neste sentido, de modo a evitar a produção de mais lixo, os alunos usaram a sua criatividade e aproveitaram materiais cujo destino seria o contentor do lixo.