Trabalhos 2023/24

EPTOLIVA - Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil - Polo de Tábua (Tábua)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Processo de construção da Árvore de Natal:

Estrutura base da árvore em madeira,foram reutilizados desperdícios do estaleiro Municipal; Preenchimento da estrutura com as embalagens Tetra Pak da marca compal pintada com tinta amarela.
O elemento decorativo central da nossa árvore é o planeta TERRA e a Estrela, o SOL. o Planeta foi moldado com pasta de papel reciclado, pintado à mão com tintas ecológicas, apelando à importância de o preservar, respeitar e agir urgentemente para o salvar

Símbolos Tetra Pak e Compal:

A estrela é o Sol, uma vez que é a estrela central do Sistema Solar. Os raios são compostos pelo distintivo “Tetra Pak”. Optou-se por elementos decorativos que representem mensagens ecológicas: mini-Ecoponto e símbolo da reciclagem onde é vísivel FSC.

Árvore de Natal no espaço escola:

A árvore foi colocada no corredor da nossa escola, local aberto a toda a comunidade, e confirma-se que é possível celebrarmos as tradições natalícias, de modo inovador e ambientalmente consciente, apelando para a proteção do planeta Terra.

Trabalho Final:

A nossa árvore simboliza a harmonia entre criatividade e sustentabilidade. Este projeto visa sensibilizar a comunidade escolar e o público, em geral, para a importância da reciclagem e da proteção do planeta Terra.

Memória descritiva:

Na fase inicial do projeto, durante as aulas de Cidadania e Desenvolvimento, trabalhou-se a Promoção da reciclagem, sensibilização para a sustentabilidade ambiental e a importância da economia circular, convidando todos os alunos do polo de Tábua e respetivas famílias, pessoal docente e não docente, para proceder à separação e recolha das embalagens Tetra Pack da marca Compal, como material principal na construção da árvore de Natal Amarela, sustentável e educativa, apelando posteriormente à criatividade dos alunos, na fase de elaboração.
Nesse contexto, uma equipa ficou responsável por elaborar o design da árvore para garantir que ela fosse visualmente atraente e educativa. Para tal, utilizou-se madeira, reaproveitando os desperdícios do estaleiro do município, para a construção da estrutura-base.
Posteriormente projetou-se todo o preenchimento da estrutura, utilizou-se 41 embalagens de 1lt. da Compal, contudo estão representados os 3 tipos de embalagens Tetra Pak.
Os alunos do curso Profissional de Técnico de Auxiliar de Saúde na disciplina de Biologia, no módulo Diversidade e Unidade Biológica, trabalharam os seguintes conteúdos: Reconhecer e valorizar a diversidade biológica que carateriza um ecossistema; Identificar causas que podem contribuir para a extinção de espécies, bem como possíveis implicações desse facto para o ecossistema e identificar e distinguir condutas pessoais e/ou coletivas, bem como as suas implicações ao nível do equilíbrio dos ecossistemas e da conservação das espécies. Assim, foi a partir destes conteúdos que surgiu a ideia de o elemento decorativo central da nossa árvore ser o planeta TERRA e a Estrela, o SOL. As bolas, tradicionalmente são elementos representativos na decoração das árvores de Natal; deste modo, não podíamos faltar com este elemento: a nossa árvore tem apenas uma, representando o planeta Terra, apelando à importância de preservar, respeitar e agir urgentemente para o salvarmos; foi moldado com pasta de papel reciclado, pintado à mão com tintas ecológicas, representando o compromisso com a preservação ambiental.
A estrela da nossa árvore é o Sol, uma vez que é a estrela central do Sistema Solar; os alunos elaboraram este elemento decorativo em cartão e os raios são compostos pelo distintivo “Tetra Pak”, recortados das embalagens da Compal. O Sol é fundamental para a vida no planeta Terra e desempenha diversos papéis essenciais, nomeadamente ser a principal fonte de energia para a Terra e fornecer luz e calor, fundamentais para manter a temperatura adequada à existência de vida. Além disso, a energia solar é a base para a fotossíntese, sendo que, literalmente, é a estrela que sustenta toda a existência na Terra.
Outro elemento decorativo utilizado e porque, atualmente, também é muito visto nas árvores de Natal comuns, são as flores. Na nossa árvore utilizámos flores de papel, criadas pelos alunos, reutilizando folhas dos arquivos que já não são utilizados, pretendendo transmitir a toda a comunidade escolar que proteger as plantas é essencial para garantir um futuro sustentável, bem como investir em reflorestamento, preservação de áreas naturais e consciencialização ambiental, sendo passos fundamentais para o bem-estar do planeta e das gerações futuras.
Como outros elementos decorativos optamos por alguns que representem mensagens ecológicas: Mini-Ecoponto, construído com embalagens da Compal Tetra Pak pequenas, simulando os contentores de separação de resíduos (papel/cartão, plástico/metal e vidro). Cada ecoponto foi pintado, de acordo com os núcleos padrão de reciclagem, pretendendo apelar à separação de todos os resíduos; outro elemento que usámos na decoração foi o símbolo da reciclagem, elaborado com cartão e tampas das embalagens da Compal, representa o conceito da economia circular. Aqui, colocou-se o distintivo FSC visível, bem como no mini-ecoponto.
Com as embalagens médias, criou-se lanternas/candeias, simbolizando a luz; uma vez que nas árvores tradicionais são utilizadas normalmente luzes, aqui poderão ser utilizadas luzes LED de baixo consumo de energia.
A nossa árvore simboliza a harmonia entre criatividade e sustentabilidade, mostrando como materiais fornecidos podem ser transformados em arte funcional. Este projeto visa sensibilizar a comunidade escolar e o público, em geral, para a importância da reciclagem e da proteção do planeta; como forma de mostrar a aplicabilidade de outros materiais, usou-se, no pé da árvore, rolhas de cortiça, recolhidas de um restaurante local.
Por fim, a árvore foi colocada no corredor da nossa escola, mas aberto a toda a comunidade, e confirma-se que é possível celebrarmos as tradições natalícias, de modo inovador e ambientalmente consciente.
Em suma, a iniciativa em causa reflete o compromisso com os valores do programa Eco-Escolas e reforça a responsabilidade coletiva na construção de um futuro mais sustentável.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small