Trabalhos 2023/24
Escola Secundária Braamcamp Freire (Odivelas)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
O projeto "Natal Amarelo" foi desenvolvido como parte do desafio promovido pela Tetra Pak e Compal (marca da SUMOL+COMPAL), em parceria com o programa Eco-Escolas, com o objetivo de sensibilizar os jovens para a importância da reciclagem e proteção do ambiente. Alinhado aos princípios da sustentabilidade e da economia circular, o trabalho envolveu a reutilização de materiais, criatividade e o envolvimento ativo dos alunos(as) do 8º ano da nossa escola. Inspirados pelo espírito natalício e pela importância da união, decidimos criar uma árvore de Natal única e significativa, composta inteiramente por estrelas tridimensionais. Cada estrela representa a participação e o talento individual dos alunos(as), unidos em uma obra coletiva que simboliza o compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade.Material utilizado: A estrutura de madeira reutilizada da árvore de Natal do ano anterior, promovendo a sustentabilidade; Arame reutilizado para compor e dar suporte à estrutura; Linha grossa para fixação das estrelas; Colas diversas (batom, líquida e quente); Guaches para pintura e personalização; Embalagens Tetrapak da marca Compal, para realização das estrelas, destacando o logotipo da Compal, símbolo da Tetrapak e o selo FSC; Moldes de papel reutilizados diversas vezes para realização das estrelas.
Esta proposta envolveu todas as turmas do 8º ano criando um projeto colaborativo e inclusivo.
Cada aluno(a) foi responsável por criar uma estrela com as embalagens Tetrapak, sendo incentivado a personalizar seu trabalho com desenhos, promovendo criatividade e expressão individual.
Ao final, todas as estrelas foram unidas para formar uma árvore de Natal tridimensional, representando a união e a originalidade do grupo, reforçando a importância da reciclagem e da reutilização de materiais.
De destacar, que este projeto só foi possível com a grande colaboração da comunidade escolar, dos(as) encarregados(as) de educação, professores(as), auxiliares e dos alunos (as) na recolha de embalagens para este projeto.
A professora responsável pelo Projeto Ana Cláudia Monteiro