Trabalhos 2023/24
Escola EB1/JI Pólo do Conde 2 (Sesimbra)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Enquadrado no Projeto “Arte a Reciclar” e em articulação com o Programa Eco - Escolas, “Natal Amarelo 2024”, este foi um desafio que a turma B, do 1.º ano e as turmas B e C, do 2.º ano, partindo do problema “Como é que no Natal há árvores amarelas?” criaram uma árvore amarela com características que ajudam a manter o apelo à reciclagem e à proteção do meio ambiente.Foram considerados os seguintes objetivos gerais:
- Fomentar a abertura ao mundo através de noções básicas de reciclagem, de responsabilidade ambiental e social.
- Criar e desenvolver o sentido estético.
- Estimular o desejo de conhecer.
- Envolver as crianças/ alunos na escolha, organização e planificação do seu trabalho.
- Fomentar:
. a aprendizagem em interação;
. a aprendizagem em colaboração / cooperação.
- Promover:
.a aprendizagem integrada (aquisições em contexto);
.a aprendizagem integral (integração vs domínios);
.a aprendizagem partilhada (partilhar conhecimentos, pensamentos e sentimentos sobre o mundo).
Este projeto foi realizado por várias fases, tendo sido utilizada a metodologia de Trabalho Projeto que centrou-se na resolução de problemas, partindo, de questões e/ou problemas reais, sentidos como verdadeiros problemas para aqueles que os vão tratar.
Desta forma, colocou-se a questão sobre a cor das árvores de Natal, tendo sido relativamente fácil a associação da cor amarela à árvore de “pacotes de sumo Compal”. Esta escola vive um ambiente de reciclagem e reutilização desde o seu primeiro dia e desta forma, utilizou-se como estrutura uma palete de madeira que estava nas instalações da escola e esta foi serrada em forma de árvore. Procedeu-se à recolha do material (cartão, embalagens da marca Compal, tintas, colas, etc) e à construção da árvore. Foram, então, colocadas criações elaboradas com pacotes de sumo da Compal, que foram pensadas e elaboradas pelos alunos com ajuda dos professores.
A implementação do projeto permitiu uma lecionação interdisciplinar e articulada do currículo, adequada ao nível etário dos alunos.
No final, foi realizada uma exposição da árvore de natal amarela, no espaço do Eco Ponto da Escola, para que a Comunidade Educativa apreciasse a criatividade e imaginação dos alunos.