Trabalhos 2023/24
Escola Básica de Ribeirinho, Penacova (Felgueiras)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
No âmbito do programa Eco-Escolas, a EB de Ribeirinho, Penacova participou na atividade “Natal Amarelo 2024”. Toda a comunidade escolar se empenhou desde a conceção da ideia à concretização da mesma.Deu-se início ao trabalho com a recolha de embalagens da Compal. Aqui foi importante a colaboração dos pais e da comunidade envolvente, especialmente cafés e pastelaria da freguesia.
Seguiu-se a idealização da árvore, para a qual toda a comunidade foi desafiada a puxar pela sua criatividade e imaginação.
Depois da análise das várias propostas os alunos escolherem o que pretendiam fazer, criar uma árvore com caixas de sapatos, uma vez que nesta região existe muita indústria de calçado e, logo, algum material para reaproveitar. Assim, utilizar-se-iam caixas de sapatos em fim de vida, quer as que haveria lá por casa ou em algumas fábricas por estarem danificadas.
Também foi sugerido que a árvore deveria fazer parte do cenário da Festa de Natal que todos os anos acontece na escola. Mais uma forma de sensibilizar a comunidade para a temática ambiental, consciencializando para uma cada vez maior urgência em adotar hábitos e práticas de sustentabilidade.
Após a recolha de todos os materiais necessários começou-se a construção da árvore.
Primeiro realizou-se a pintura das caixas de amarelo e de seguida procedeu-se a uma simulação de como ficaria no final, era necessário combinar as caixas que havia. Seguiu-se a colagem das mesmas com cola quente e depois a sua decoração com as várias embalagens da Compal. Também se decorou com alguns desenhos pintados pelas crianças do pré-escolar e alunos do 1.º ciclo e com papel celofane para que a árvore tivesse um toque especial. No topo colocou-se uma estrela que estava guardada do Natal anterior (reutilização).
Ao longo de todo este processo houve sempre a preocupação de sensibilizar para a colocação de embalagens Tetra Pak no ecoponto amarelo e para o facto de, ao utilizarem embalagens com o símbolo FSC, estarem a contribuir para a proteção de florestas.