Trabalhos 2023/24

Escola Professor Artur Nunes Vidal (Águeda)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Processo de construção da Árvore de Natal:

Forragem da estrutura base com ecosacos de plástico amarelo; forragem do “tronco” da árvore com embalagens Compal; abertura das embalagens para elaboração dos enfeites.
Enfeite “Flor” elaborado com camadas de pétalas de diferentes tamanhos; colagem e distribuição dos enfeites pela árvore.
Estrela construída a partir de várias embalagens, com recurso à técnica de origami.

Símbolos Tetra Pak e Compal:

Símbolos Compal, Tetra Pak e selo FSC, destacados na Árvore de Natal Amarela.

Árvore de Natal no espaço escola:

Colocação / Exposição da Árvore de Natal Amarela no espaço exterior da escola, em local abrigado, junto à entrada de acesso ao edifício polivalente.

Trabalho Final:

Árvore de Natal Amarela 2024.

Memória descritiva:

A Escola E.B.2,3 Professor Artur Nunes Vidal – Fermentelos (Águeda) entendeu, mais uma vez, abraçar o desafio Natal Amarelo 2024 lançado pela Compal e o Eco-Escolas, com base no compromisso assumido com a sustentabilidade ambiental, mediante a promoção de práticas ecológicas e da criatividade.
Numa fase inicial, a Comunidade Escolar – alunos, encarregados de educação, docentes e assistentes operacionais – foi mobilizada para a recolha de embalagens Tetra Pak da Compal, num claro propósito de incentivar a reciclagem e a consciência cívica e ambiental de todos. Em sala de aula, os alunos foram sensibilizados para a importância de depositar as embalagens Tetra Pak no ecoponto amarelo, destacando a relevância da reciclagem e a proteção do meio ambiente, assim como o significado dos símbolos.
A “Árvore de Natal Amarela” foi decorada, sob orientação da coordenadora do Eco-Escolas e de uma docente de matemática, por alunos de diferentes turmas do 3.º ciclo, que revelaram envolvimento e empenho na atividade proposta. A base de trabalho consistiu de uma estrutura, em formato de arvore, feita com ripas de madeira, já existente na escola (reutilização da estrutura do ano anterior): as ripas foram forradas com ecosacos de plástico amarelo (que a posteriori serão reutilizados nos mini ecopontos existentes nas salas de aula) e o “tronco” da árvore forrado com duas embalagens da Compal.
Os alunos envolvidos procederam à abertura, lavagem e secagem de várias embalagens recolhidas. Seguidamente, e utilizando um molde de papel, foram decalcadas e recortadas pétalas de diferentes tamanhos, as quais foram coladas, em camadas, a fim de criar flores tridimensionais; estas flores foram distribuídas (coladas com cola quente) por toda a árvore. De referir, que as tampinhas plásticas das embalagens foram igualmente utilizadas para enfeitar a árvore, e que se procurou destacar os símbolos da Tetra Pak, da Compal e do selo FSC. Por último, no topo da árvore, foi colocada uma estrela 3D, criada com recurso à técnica de origami.
A Árvore de Natal Amarela foi exposta no espaço exterior da escola, em local abrigado, junto à entrada de acesso ao edifício polivalente (a fim de ter visibilidade por toda a Comunidade Escolar), integrando as decorações natalícias da Escola.
Este desafio conjunto revelou-se uma experiência enriquecedora para todos os participantes, criando a oportunidade de aplicar práticas de reciclagem criativas, contribuindo para uma decoração de Natal ecológica, inovadora e sustentável.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small