Trabalhos 2023/24

Escola EB 2,3 Gomes Eanes de Azurara (Mangualde)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Processo de construção da Árvore de Natal:

Com moldes, foram desenhadas duas partes para encaixe, numa caixa de cartão reutilizada, de forma a obtermos uma árvore tridimensional, as quais de seguida foram recortadas.
De seguida foram colados ao cartão, pacotes de compal, de forma que a parte prateada ficasse virada para fora.
Em cada parte, um lado foi pintado de amarelo com tinta de guache. A árvore foi decorada com recortes de pacotes compal colados, sinos feitos com cápsulas de café reutilizadas e uma estrela feita com a mesma técnica que a árvore.

Símbolos Tetra Pak e Compal:

Pormenor da árvore, destacando os símbolos requeridos e os símbolos tetrapack e compal.

Árvore de Natal no espaço escola:

A árvore foi colocada na entrada do pavilhão A, inserida no "cantinho Eco-Escolas", numa zona frequentada por toda a comunidade escolar.

Trabalho Final:

Árvore de Natal amarela Tetrapak concluída.

Memória descritiva:

O objetivo desta tarefa era criar uma Árvore de Natal, predominantemente de cor amarela e com embalagens da Tetra Pack da marca Compal, para a nossa escola, a Escola Gomes Eanes de Azurara, de Mangualde.
Inicialmente, cada um dos elementos do Clube trouxe de casa e recolheu na escola, embalagens da Compal, caixas de cartão e cápsulas de café usadas…. E assim escolhemos e iniciámos o projeto da nossa árvore.
Decidimos, em grupo, que queríamos uma árvore tridimensional, feita com cartão de caixas usadas, e decorada com pacotes Compal e cápsulas de café usadas.
Processo de Construção:
Na sua estrutura base, utilizámos caixas de cartão desmontadas, nas quais desenhámos duas partes com forma de “pinheiro de Natal”, que encaixavam uma na outra. Com X-atos e tesouras, recortámos estas duas partes.
De seguida, em ambas as faces dos recortes de cartão, num lado colámos pacotes desmontados de Compal, com a parte prateada virada para fora e o outro foi pintado com tinta guache amarela, intercaladamente.
Como enfeites da árvore, recortámos círculos de pacotes de Compal, bem como, os símbolos Tetra Pack e FSC, os quais colámos nos lados amarelos. Nos lados prateados, colámos os sinos feitos com cápsulas de café desmontadas, lavadas, às quais acrescentámos um cordel e um lacinho.
Para colocar no topo da árvore construímos uma estrela tridimensional, feita usando a mesma técnica que usámos para a árvore, mas usando apenas as embalagens Compal, coladas de forma que, a parte prateada ficou virada para fora.
Montámos a árvore, encaixando uma parte na outra e, por fim, colocámos a estrela no topo.
Foi uma alegria realizar esta árvore Eco e, na nossa humilde opinião, resultou muito bem.
Uma vez mais, esperamos que a comunidade da nossa escola siga um caminho permeado por escolhas mais sustentáveis e amigas do ambiente.
A Coordenadora: Manuela Cardoso
Trabalho realizado por:
Íris Leitão, Leonor Fernandes, Tomás Nunes, Davi Ramos, Dinis Pinho, Gabriela Albuquerque

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small