Trabalhos 2023/24

Escola Básica de Sobrado (Valongo)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Processo de construção da Árvore de Natal:

"Construção da Árvore"<br/>A construção da árvore passou por várias fases: recolha e preparação das embalagens Compal, por alunos 7º e 9º. Depois foram decoradas ao gosto deles aproveitando restos de cartolinas e revistas.
"Construção da Árvore 2"<br/>Para a estrutura interna foram pintados cilindros de cartão. Para a base forrou-se um arco com fitas de cetim antigas e para o aro exterior usou-se arame envolvido com tampas amarelas.
"Montar&Decorar"<br/>A montagem foi uma ação conjunta de alunos de 9º ano. Os cilindros foram estabilizados ligando-se aos arcos com restos de lã amarela e fio do norte (mais resistente). Alunos dos 7º, 8º e 9º tiveram a seu cargo a decoração.

Símbolos Tetra Pak e Compal:

"Os símbolos Compal e Tetra Pak"<br/>Os símbols da Compal foram utilizados para construir decorações, estrelas, corações, casas, "bonecos de gengibre"<br/>Os símbolos Tetra Pak decoraram a estrela que ficou pendurada no teto, por cima da árvore.

Árvore de Natal no espaço escola:

"A árvore no espaço escola"<br/>A nossa árvore foi colocada no átrio de entrada, perto do presépio e de outras decorações de Natal. No átrio todos alunos passam e puderam observar o trabalho realizado.

Trabalho Final:

"A Árvore do Natal Amarelo da EB 2,3 de Sobrado"

Memória descritiva:

A árvore amarela de Sobrado representa a magia desta época, composta por círculos e cilindros que são unidos por raios/traços amarelos, onde estão presentes os símbolos do Natal como corações, estrelas, pinheiros, biscoitos de gengibre, anjos, que têm como base os pacotes da Compal.
A ideia surgiu nas aulas da disciplina de Educação Visual, através das turmas do 9º ano (A, B, C e D), que deram várias sugestões, sendo posteriormente selecionada a mais apelativa.
Neste sentido, anteriormente foi abordado na disciplina de Ciências Naturais o tema da reciclagem, com os 8º (Interferência do Homem nos ecossistemas) e na disciplina de Educação Visual em que as aprendizagens e as competências desenvolvidas foram as que se relacionam com a defesa de conceitos, ideias e de projetos.
A sua estrutura é assim composta, por uma base formada por dois aros em que o maior foi feito com arame que foi engrossado com as tampas amarelas da Compal e por casinhas. O menor aro foi através do reaproveitamento de um arco das instalações de EF, que foi enlaçado com pedaços de fita de cetim do Clube Heylãnovelo - handmade with love, clube de croché e tricot, que funcionou no ano letivo anterior, no agrupamento. Ainda com os resíduos têxteis deste clube foram utilizadas as lãs para fazer a ligação dos aros com o "tronco" central. Para esta última forma, foram reaproveitados, dois canudos de cartão de diâmetro diferente que existiam na arrecadação da sala de Educação Visual. Estes foram pintados com a cor amarela com tinta ecológica e natural, pelos alunos do 9ºano na disciplina referida.
Em relação às decorações, estas foram realizadas por etapas por alunos do 7º, 8º e 9º anos em Ciências. Depois de ser abordada a temática, recolheram-se as embalagens, que depois de devidamente lavadas e secas foram recortadas para fazer as diversas decorações. Os moldes usados, de simbologia de Natal, foram feitos nas aulas de EV, tendo sido reproduzidos sobre o fundo da Compal e posteriormente personalizados com retalhos de revistas, jornal, cartão, lã, tecido…
A estrela do cimo foi construída também com retalhos de cartolina e um dos lados com um padrão que foi formado pelos dois símbolos existentes da Tetra Pak.
O enquadramento escolhido para apresentar esta instalação foi no átrio da entrada da escola, sendo desta forma um espaço muito visível e utilizado por toda a comunidade escolar.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small