Trabalhos 2023/24
Escola Secundária Sá de Miranda (Braga)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
• Dados geraisO projeto “Árvore amarela” foi levado a cabo na Escola Secundária Sá de Miranda, em Braga, e nele participaram os alunos de 10º ano que frequentam a disciplina de Geografia. A escolha baseou-se na articulação dos conteúdos programáticos, relacionados com as preocupações ambientais, e os objetivos do concurso/desafio, acima mencionado.
• Objetivos do projeto
A construção de uma árvore de Natal, de cor predominante amarela, com a utilização de embalagens da Compal foi o ponto de partida para a consecução do projeto. Foi lançado o repto aos alunos, envolvendo-os na tomada de decisão sobre o produto final a construir.
• Conceituação do projeto
Foi pedido aos alunos, em grande grupo, que apresentassem uma ideia sobre a representação da “sua” árvore de Natal, expondo a realidade pessoal de cada um. Apesar de algumas ideias sobre a arte mais abstrata, houve algum consenso em “premiar” uma ideia já utilizada na escola há alguns anos, de unir as árvores e o crochet, num louvor das artes manuais.
• Descrição de cada etapa da construção
- Em primeiro lugar foi feita uma recolha das embalagens e o seu tratamento;
- de seguida, recortaram-se as peças idealizadas (tendo havido o cuidado de enviar os sobrantes para a reciclagem);
- os alunos furaram as peças a toda a volta, de forma a ser conseguida uma base em que se fez o crochet;
- recolheram-se agulhas de duas grossuras e lã amarela e foram feitos alguns testes para adaptar os alunos aos pontos necessários;
- aproveitou-se uma estrutura já pintada que estava no sótão da escola e um caixote para reciclagem (com as letras amarelas), para fazer a estrutura;
- penduraram-se os “enfeites” produzidos e a árvore de Natal foi colocada no Átrio principal.