Trabalhos 2023/24

Escola Secundária de Amarante (Amarante)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Processo de construção da Árvore de Natal:

As bolas têm como base jornal reutilizado, com a técnica papel machê, sendo posteriormente forradas com os sobrantes das embalagens utilizadas na elaboração das estrelas.
As estrelas foram elaboradas a partir do corte/colagem, (com cola quente) das embalagens Tetra Pak da marca Compal, com o objetivo de criar um efeito tridimensional, para cada estrela foram utilizadas duas embalagens.
A estrutura teve de ser pintada de cor amarela, usando para o efeito, tinta que sobrou da atividade desenvolvida no ano letivo anterior (O mar começa aqui), onde os alunos requalificaram algumas sargetas exististes na escola.

Símbolos Tetra Pak e Compal:

Todos os enfeites (bolas e estrelas) foram exclusivamente elaborados com as embalagens Tetra Pak da Compal recolhidas no bar dos alunos.

Árvore de Natal no espaço escola:

A árvore foi colocada junto ao bar da escola, local criteriosamente e simbolicamente, para que os alunos apreciem a transformação das embalagens recolhidas.

Trabalho Final:

Esta atividade teve como principal objetivo promover a reutilização de materiais recicláveis e consciencializar sobre a importância do respeito pelo meio ambiente, mostrando o papel ativo que a nossa escola assume nesta temática.

Memória descritiva:

"Natal Amarelo 2024"
A participação nesta atividade teve como principal objetivo promover a reutilização de materiais recicláveis e consciencializar sobre a importância do respeito pelo meio ambiente, mostrando o papel ativo que a nossa escola assume nesta temática.
A participação de toda a comunidade escolar foi a chave para o sucesso desta atividade, uma vez que todos contribuíram para a recolha das embalagens Tetra Pak da Marca Compal, tendo as mesma sido recolhidas no bar da escola.
As embalagens recolhidas, foram posteriormente criteriosamente distribuídas pelos alunos para que fossem devidamente lavadas em suas casas, garantindo para este efeito apenas e só água de nascente, evitando desta forma o uso indevido de água da rede pública.
Para a base da nossa árvore usamos uma estrutura de madeira (já usada noutras atividades, quer da escola, quer do clube Eco-Escolas) em forma de (A), em alusão à nossa bela cidade de Amarante. Contudo, essa mesma estrutura teve de ser pintada de cor amarela, usando para o efeito, tinta que sobrou da atividade desenvolvida no ano letivo anterior (O mar começa aqui), onde os alunos requalificaram algumas sargetas exististes na escola.
A árvore foi decorada com enfeites feitos à mão pelos alunos: as estrelas foram elaboradas a partir do corte/colagem, (com cola quente) das embalagens Tetra Pak da marca Compal, com o objetivo de criar um efeito tridimensional, para cada estrela foram utilizadas duas embalagens, já as bolas têm como base jornal reutilizado, com a técnica papel machê, sendo posteriormente forradas com os sobrantes das embalagens utilizadas na elaboração das estrelas. Finda a elaboração dos enfeites, estes foram suspensos com fio de seda, criando uma estética delicada e alusiva ao espírito natalício, provando que o resultado pode ser elegante, ainda que utilizando materiais recicláveis.
A decoração destacou os logótipos da Compal e da Tetra Pak, sublinhando a mensagem de reciclagem e reaproveitamento de recursos.
A árvore foi colocada junto ao bar da escola, local criteriosamente e simbolicamente, para que os alunos apreciem a transformação das embalagens recolhidas, neste mesmo local, permitindo ainda que fosse admirada e apreciada por todos.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small