Trabalhos 2023/24
Escola Básica do Bonito (Entroncamento)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Projeto Árvore de Natal Amarela – Eco EscolasMateriais utilizados:
- chapéu de praia obsoleto;
- embalagens de sumo Compal de 1 l e de 0,20l ;
- embalagens de leite escolar;
- pedaços de papel crepe;
- restos de fita de embrulho, laços;
- tinta amarela;
- cola;
- tesoura;
- pedras recolhidas na natureza;
- arame;
- linha e agulha.
Descrição:
Para este projeto foi realizada inicialmente uma reunião com o corpo docente e discente da EBB. Logo após, foram realizadas sessões nas salas de aula do 1º ciclo e pré-escolar, a fim de explicar e motivar as crianças, mais uma vez, para os 5 Rs: repensar, recusar, reduzir, reutilizar, reciclar. Foi também acordado com os alunos que a recolha seria feita em casa e na escola, assim os pais e Encarregados de Educação, mesmo que indiretamente, são incluídos no projeto.
Após reunido o material, deu-se início ao processo de realização da nossa árvore de natal amarela.
1- Pintura de pacotes de sumo Compal pequenos e de alguns pacotes de leite escolar;
2- Montagem do chapéu de praia obsoleto, trazido por uma professora do 1º ciclo para dar a forma pretendida, colocando arame que foi cozido no pano;
3- Preparação do vaso, já existente na escola, para colocar a árvore de natal;
4- Colagem dos pacotes amarelos e não só, no tecido do chapéu, sendo que alguns pacotes de sumo foram deixados por pintar propositadamente a fim de os próprios fazerem o enfeite de fita à volta da árvore e para se fazerem os enfeites;
5- Elaboração dos enfeites para a árvore (estrelas, bolas, embrulhos, e laços);
E eis que a nossa árvore de natal amarela ficou concluída e ficou muito bonita exposta no hall da nossa escola integrada com toda a decoração de Natal.
Toda a comunidade da nossa escola esteve muito motivada e empenhada na ideia, construção e realização da árvore de natal amarela.
A opinião geral foi bastante positiva quer por parte de todos nós, quer por parte das famílias / encarregados de educação, pois puderam observar o resultado final do nosso trabalho, que ficou lindamente enquadrado.
Este projeto foi mais um reforço ativo para todos. Reaproveitar não é uma moda, é uma necessidade, e pensar em sustentabilidade é ser empreendedor para com o amanhã, temos que perpetuar e preservar o planeta e não alimentar o seu fim.