Trabalhos 2023/24
Escola Básica e Secundária de Melgaço (Melgaço)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
“Árvore de Natal Amarelo”.Este ano, a nossa escola aceitou o desafio “Natal Amarelo” e convidou todos os alunos do 2.º ciclo a participar e a fazer a diferença. A participação neste desafio fez todo o sentido na nossa escola, que valoriza a reciclagem e a sustentabilidade, entusiasmando os alunos do 2.º ciclo.
Inicialmente, foi feita a divulgação do desafio e toda a comunidade escolar (alunos, docentes e assistentes operacionais) foi sensibilizada para a sua importância, promovida pela Tetra Pak e pela Compal. Posteriormente, foram identificados, no espaço escolar, pontos de depósito e recolha das embalagens Tetra Pak da marca Compal, que foram reservadas e limpas. É importante frisar que o objetivo não foi estimular o consumo de sumos Compal, mas sim dar uma nova vida a este tipo de embalagens.
Em sala de aula, os alunos foram sensibilizados para a importância de depositar as embalagens Tetra Pak no ecoponto amarelo, destacando a relevância da reciclagem e a proteção do meio ambiente, assim como o significado dos símbolos. Após a recolha de diversas embalagens, os alunos começaram a dar asas à sua imaginação e as ideias começaram a surgir! De forma planificada, foram criando os enfeites para a árvore de Natal, que foi tomando forma ao longo de duas semanas. A diversidade nas formas recortadas foi notável. A imaginação e a criatividade foram colocadas em ação e resultaram enfeites muito originais.
Foi utilizado madeira de paletes para construir a estrutura da árvore, que foi revestida com tecido amarelo reutilizado. Na árvore, foi identificado o nome da nossa escola e foram coladas as palavras “ECO NATAL” utilizando as tampinhas das embalagens Tetra Pak, com o objetivo de sensibilizar para a importância da reciclagem e a redução do impacto ambiental, assim como alertar para o desperdício que se gera nesta época do ano. No topo, construiu-se duas estrelas a partir do recorte e dobragem das embalagens.
Esta atividade evidenciou a importância da geometria na criação de formas harmoniosas e geométricas. Não apenas estimulou a nossa criatividade, mas também nos ensinou a aplicar conceitos matemáticos de forma prática e divertida. Além disso, a construção das estrelas permitiu-nos explorar a noção de espaço e forma, sublinhando a relevância da geometria no nosso dia a dia e nas artes.
Na nossa árvore de Natal Amarela, não poderiam faltar os anjos! Estes foram desenhados a partir de um molde e recortados de modo a aproveitar a abertura da tampa das embalagens Tetra Pak, destacando o símbolo da Compal. Com as tampas, também fizemos enfeites para a árvore, assegurando que os símbolos Tetra Pak fossem utilizados.
Todos os alunos do 2.º ciclo colaboraram para que o resultado final fosse uma árvore única, com um significado muito especial, simbolizando a união, a camaradagem e a partilha, representando toda a comunidade escolar que contribuiu para a realização deste projeto. Todo este trabalho foi feito com material reciclado, evitando a produção de mais resíduos. Assim, temos a certeza de que estamos no caminho certo em defesa do meio ambiente e rumo à sustentabilidade do nosso planeta.
A árvore de Natal ficou exposta na entrada principal da escola, num local de destaque, para que toda a comunidade educativa a possa admirar e reconhecer o contributo de todos.