Trabalhos 2023/24

Escola Secundária Campos Melo (Covilhã)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Processo de construção da Árvore de Natal:

A BASE DO PROJETO<br/>A imagem aqui em causa, testemunha o dia da chegada da nossa árvore, em estado natural, à escola. O 7.ºB foi a turma anfitriã na receção e na apresentação da base do nosso projeto.
OS PRIMEIROS PASSOS<br/>Esta imagem ilustra o início do trabalho de transformação da árvore. Após a sua fixação numa base em madeira, procedeu-se à sua pintura em amarelo.

Símbolos Tetra Pak e Compal:

Símbolos Tetra Pak e Compal

Árvore de Natal no espaço escola:

O RESULTADO FINAL<br/>A árvore, após ter sido concluída, passou a estar, orgulhosamente, exposta na Biblioteca Escolar a partir do dia 3 de dezembro de 2024.

Trabalho Final:

Linda, apreciada por toda a comunidade escolar e a reforçar o embelezamento da nossa biblioteca.

Memória descritiva:

A nossa árvore teve a sua génese numa roseira muito antiga e, por sinal, já sem vida. Deu-se pela sua pertinência no início do mês de novembro do corrente ano, aquando da sua poda.
Apesar de representar um momento de desprendimento de uma companheira de há longos anos, a sua eleição para árvore amarela da nossa escola foi o pretexto de resposta a este desafio e, simultaneamente, o mote para se prolongar a companhia de uma antiga roseira, muito generosa em termos de floração e de exalação de odores florais.
Assim que chegou à escola, pela mão de um dos coordenadores do Projeto Eco-Escolas, foi o centro da curiosidade de pessoal docente e não docente e, prontamente, apadrinhada pelas duas turmas de 7.º ano. Os dois grupos de trabalho foram devidamente orientados pelo docente de Educação Visual. Neste âmbito, aula após aula, foi-se transformando, decorando, dando nova vida e valor acrescentado a uma árvore, bonita, chamativa e verdadeiramente representativa de uma escola centenária, com um passado inspirador e um futuro, verdadeiramente promissor.
A nossa biblioteca ao ser dominada por castanhos, amarelos e dourados, engendrou-se um casamento prefeito entre ela e nova árvore amarela.
Com esta iniciativa, para além de reforçarmos a criatividade, o espírito de grupo e de Natal na escola, contribuímos para a sensibilização da comunidade escolar para a necessidade da separação e da deposição das embalagens no ecoponto amarelo. Para além disso, estamos conscientes de ter desenvolvido uma iniciativa sustentável, pelo reaproveitamento de materiais e, pelo modo, como os mesmos poderão ser no futuro devidamente reconduzidos.
É caso para dizer...um bom Ambiente, um bom Natal e um Bom Ano de 2025 para todos!

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small