Trabalhos 2023/24

Centro Escolar de Areia-Árvore (Vila do Conde)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Processo de construção da Árvore de Natal:

Depois de espalmadas as embalagens, cortads em tiras, deram origem a flores para ornamentar a Árvore.
Corte dos sacos do lixo amarelos, em tiras, que serviram para forrar toda a estrutura metálica do velho guarda-sol.

Símbolos Tetra Pak e Compal:

Embalagens da Compal personificadas (olhos, pernas e braços), que se dirigem/trepam para a abertura para serem separadas/recicladas, simbolizando o uso sustentável de embalagens e a sua separação.

Árvore de Natal no espaço escola:

Efeito mágico da mistura de materiais recicláveis no interior da Árvore.

Trabalho Final:

A Árvore Amarela, ornamentou a biblioteca escolar, a pedido dos alunos e professora bibliotecária. Na Primavera irá ser colocada no parque infantil do pré-escolar, a pedido do corpo docente.

Memória descritiva:

Memória Descritiva: DESAFIO “NATAL AMARELO” 2024
Intervenientes: O projeto envolveu toda a comunidade escolar do Centro Escolar de Areia. e visou chamar a atenção para a importância de deposição das embalagens para alimentos líquidos no ecoponto amarelo e ainda para o símbolo FSC® constante das embalagens da Tetra Pak.
Materiais: embalagens Tetra Pack da Compal; estrutura de ferro de um velho guarda-sol; sacos do lixo amarelos; cola quente; tampinhas; tesoura; caixa de papelão.
Metodologia: Iniciou-se o projeto informando as crianças sobre o seu objetivo, regulamento do concurso e respetivas etapas a realizar. Depois foi apresentada aos alunos as embalagens a recolher, sensibilizando-os para as características únicas das embalagens “Tetra Pack”. Esta fase foi crucial, pois facilitou de forma notória o conhecimento e seleção de embalagens a utilizar, tendo-se procedido à recolha das mesmas na comunidade escolar.
Posteriormente, procedeu-se ao planeamento das tarefas no sentido de serem aferidas possibilidades de construção, as técnicas a utilizar e procedimentos a adotar, considerando o aspeto visual da árvore, assim como, o número e tamanho de embalagens recolhidas.
Partindo de um suporte em ferro (de um velho guarda-sol), que serviu de suporte como tronco e a alusão aos ramos, deu-se início ao corte dos sacos do lixo amarelos, em tiras, que serviram para forrar toda a estrutura metálica. Posteriormente, as embalagens depois de lavadas, foram espalmadas e cortadas em tiras para assim, dar início à elaboração de flores de Natal que ornamentaram toda a estrutura da árvore, já forrada com tiras de plástico amarelo. Na base da “Árvore de Natal” foi colocado um “Ecoponto Amarelo”, elaborado com uma caixa de papelão forrada a amarelo, e coladas estrategicamente diversas embalagens da Compal personificadas (olhos, pernas e braços), que se dirigem/trepam para a abertura para serem separadas/reciclada, simbolizando o uso sustentável de embalagens e a sua separação, bem como um alerta para o tema da Sustentabilidade das Florestas.
A Árvore Amarela, ornamentou a biblioteca escolar, a pedido dos alunos e professora bibliotecária. Na Primavera irá ser colocada no parque infantil do pré-escolar, a pedido do corpo docente.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small