Trabalhos 2023/24
Escola Básica Francisco Torrinha (Porto)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
No âmbito da rede Eco-Escolas, foi lançado o desafio à turma 8º G da Escola EB Francisco Torrinha, no sentido de desenvolverem um projeto na Disciplina de Educação Visual, que consiste na elaboração de uma árvore de Natal com materiais recicláveis. Este desafio, permitiu reforçar/ consciencializar os alunos para as questões ambientais e de sustentabilidade, assim como fortalecer a capacidade de trabalhar em grupo de forma criativa e colaborativa.
DESAFIO
Iniciamos o desafio com uma reunião para definir como iriam construir uma árvore em cartão.
Depois de decidir o formato, cada um dos alunos expôs a sua ideia sobre como poderiam decorar a árvore e quais os materiais reciclados necessários.
As sugestões foram várias, mas optaram por usar só embalagens Compal inteiras para realçar o tema: Tetrapak | Compal
A turma foi dividida por grupos de trabalho, permitindo que cada grupo desenvolve-se a tarefa definida.
RECOLHA EMBALAGENS
Um grupo de alunos sensibilizou toda a comunidade escolar, para a necessidade de reciclarem as embalagens TetraPak (alimentos líquidos), no Ecoponto que iriam colocadar no bar da escola.
RECORTE DO CARTÃO
Como a escola faz reciclagem, foi fácil arranjar o cartão. Os alunos desenharam a forma da árvore no cartão e com um x-ato a professora recortou as peças da árvore. Pelo facto do cartão ser fino, foi necessário colar as partes com cola branca da esccola, para formar a estrutura.
PINTURA DA ESTRUTURA
Para a pintura, uma das alunas trouxe a tinta que tinha em casa.
A próxima etapa foi pintar a árvore de amarelo. Cada aluno teve a oportunidade de contribuir com a pintura, utilizando pincéis e trinchas que existem na escola.
PREPARAÇÃO PARA A DECORAÇÃO
As embalagens foram limpas e foi colocado na tampa um fio de nylon que existia na escola. Para que o fio se segura-se houve a necessidade de fazer um furo na tampa com a ajuda de um martelo e um prego.
Ao mesmo tempo, uma aluna com a ajuda de uma agulha, realizou uma trança em croché, feita em malha amarela que pediu à avó. Esta trança permitiu prender as embalagens e assim decorar a árvore.
PREPARAÇÃO PARA A DECORAÇÃO
Depois de realizada a trança em croché, os alunos começaram a dependurar as embagens, que já tinham o fio de nylon.
Ficava assim tudo preparado para a decoração na estrutura da árvore.
DECORAÇÃO
Como o desafio consiste na sensibilização para a importância da reciclagem, uma aluna sugeriu a realização de uma estrela, com o símbolo da reciclagem.
Além das embalagens, os alunos utilizaram também as tampas para enriquecer a decoração da árvore amarela.
CONCLUSÃO DO DESAFIO
Essa etapa foi muito divertida, pois permitiu a expressão e a criatividade de cada aluno.
Depois de concluirem o desafio, os alunos colocaram a árvore no átrio da entrada da escola, por baixo do dispositivo eletrónico, que sensibiliza para a importância da reciclagem.
Tudo se conjugou e os alunos adoraram o desfio!