Trabalhos 2023/24

Escola EB 2,3 Gil Vicente (Guimarães)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Processo de construção da Árvore de Natal:

Recolha, seleção e higienização das embalagens; delineação e recorte das placas de mdf (base para colar as embalagens).
Colagem das embalagens nas placas de mdf, sobrepostas sequencialmente em placas de maior para menor diâmetro; construção de cordas com as tampas das embalagens e fio amarelo; construção de um pé de suporte para a árvore reaproveitando uma caixa.
construção de uma estrela para o topo da árvore; pintura da árvore com curcuma; colocação da árvore no espaço escolar (átrio).

Símbolos Tetra Pak e Compal:

embalagens coladas de forma a que os símbolos tetra pak e compal ficassem visíveis.

Árvore de Natal no espaço escola:

Árvore de Natal exposta no átrio da escola; registo com os alunos envolvidos na atividade.

Trabalho Final:

Trabalho final: colocação da árvore no espaço escolar

Memória descritiva:

Árvore de Natal Compal: Uma Construção Sustentável
Os alunos do 2º e 3º ciclos da Escola Básica Gil Vicente, em Guimarães, construíram e decoraram uma estrutura com pacotes Tetra Pak da marca Compal, transformando-a numa árvore de Natal ecológica. A atividade teve o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância de reciclar embalagens no ecoponto amarelo e divulgar o significado do selo FSC, que garante práticas sustentáveis na produção dos materiais.
Para envolver toda a comunidade escolar, a professora enviou um e-mail aos alunos dos 2º e 3º ciclos explicando o regulamento do concurso “Natal Amarelo”, uma atividade de carácter facultativo que teve grande impacto a nível de adesão. A comunicação reforçou a necessidade de se recolherem embalagens Tetra Pak da marca Compal (pequenas ou grandes), solicitando que fossem colocadas numa caixa previamente colocada no bar dos alunos. Assim, o projeto começou com a recolha das embalagens compal consumidas na escola pelos alunos e outras que os alunos foram trazendo de casa.
Em seguida foi realizada a seleção das embalagens e higienização das mesmas.
Posteriormente, os alunos do 3º ciclo recortaram em forma circular várias placas de MDF com recurso a uma serra tico-tico. As placas em forma circular tinham diferentes diâmetros, tendo sido criada uma sequência de maior para menor diâmetro partindo da base até ao topo da árvore. Posto isto, as embalagens de 200 ml foram coladas com cola quente nas respetivas placas.
Com o reaproveitamento de uma caixa de papelão da marca navigator (utilizadas para armazenar as resmas de papel da papelaria da escola) construiu-se a estrutura da árvore e espalmaram-se e recortaram-se as embalagens de 1 litro da compal que foram coladas com cola quente na caixa.
Aos poucos, a árvore foi ganhando vida e um aspeto visual espetacular.
Para a construção da estrela para o topo da nossa árvore foram utilizadas as embalagens de 330 ml, espalmadas e cortadas as pontas em ziguezague. Em seguida, foram coladas umas às outras com cola quente, ganhando forma.
Para tornar o Natal verdadeiramente amarelo, as alunas optaram por dar uma tonalidade amarela à árvore, pintando-a com curcuma que foi previamente dissolvida em cola branca e água.
Nesta fase, a árvore já apresentava um aspeto visual impressionante. No entanto, como tinham sobrado as tampas das embalagens de 330 ml, os alunos decidiram criar elementos decorativos, nomeadamente, cordas para colocarem à volta da árvore. Assim, fizeram um furo no centro das tampas por onde fizeram passar um fio amarelo.
De salientar que a atividade fortaleceu o trabalho em grupo, a criatividade e a responsabilidade, uma vez que em alguns momentos foi necessário dividir tarefas, de acordo com as diferentes faixas etárias envolvidas, tendo os alunos do 3º ciclo ficado responsáveis pelo manuseamento da serra tico-tico com orientação da professora (por exemplo).
A Árvore de Natal Compal trouxe cor e significado ao ambiente escolar, transformando o átrio de entrada num espaço repleto de espírito natalício e consciência ecológica.
Materiais utilizados
- Pacotes de Compal (1L; 330ml e 200ml);
- Caixa de papelão navigator;
- compasso;
- Serra de recortes tico-tico;
- Placa de MDF (800X800X15MM);
- tesouras;
- Fio amarelo;
- rolhas das embalagens compal;
- Pistola de cola quente;
-Cúrcuma, água, cola branca

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small