Trabalhos 2023/24

Escola Básica e Secundária Dra. Judite Andrade (Sardoal)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Processo de construção da Árvore de Natal:

Após sensibilização na comunidade escolar, procedeu-se à recolha e limpeza das embalagens da Compal, a que se seguiu o recorte das decorações pelo Conselho Eco-Escolas e outras turmas, no âmbito do Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental.
Colocação numa estrutura reutilizada (um tampo de uma mesa e um rolo de papel de cenário em fim de vida, pintados de cor amarelo) das várias decorações (estrelas, anjos, bolas, sinos e pinheiros), produzidas com as embalagens da Compal.
Pormenor das decorações da Árvore de Natal Amarela, com estrelas, anjos, bolas, sinos e pinheiros de várias dimensões.

Símbolos Tetra Pak e Compal:

Pormenor da estrela e do anjo no cimo da árvore, com os símbolos Tetra Pak e Compal

Árvore de Natal no espaço escola:

Árvore de Natal na Sala Polivalente - Bar da Escola Dra. Judite Andrade - Sardoal

Trabalho Final:

Árvore de Natal Final - Agrupamento de Escolas de Sardoal - Escola Básica e Secundária Dra. Judite Andrade

Memória descritiva:

Após tomarmos conhecimento deste projeto, na página oficial do Programa Eco-Escolas e na publicitação da atividade por e-mail pelos responsáveis do referido Programa, optámos por envolver toda a comunidade educativa.
Começámos por elaborar um cartaz de divulgação, para recolha de embalagens da Compal, a colocar no ecoponto amarelo no hall de entrada da escola. Seguidamente, procedemos à limpeza e abertura das embalagens. Em aulas de Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito dos domínios do Desenvolvimento Sustentável e da Educação Ambiental, os alunos do nono ano, em articulação com o Projeto/Clube Eco-Escolas, após pesquisa, selecionaram os modelos dos moldes a utilizar na decoração da árvore amarela. Reutilizando as embalagens Tetra Pak da Compal, recortaram os moldes figurativos de estrelas, pinheiros, anjos, bolas e sinos.
Procurando manter o espírito natalício da tradicional árvore de Natal, que nos foi legado pelos nossos pais e avós e preservado em quase todas as gerações, construímos a nossa árvore, reutilizando um canudo de papel de cenário e o tampo de uma mesa em fim de vida, que foi pintado de amarelo.
Seguidamente, com a colaboração de vários elementos do Conselho Eco-Escolas, procedeu-se à modelagem da árvore, usando-se fios de sisal, colocados de forma vertical e helicoidal. Nesses fios, coseu-se e pendurou-se todos os elementos decorativos acima mencionados. A nossa árvore foi, ainda, embelezada por uma grande estrela, colocada no seu topo e por dois anjos. Na base, um presépio original, construído com embalagens da Compal, papel de revista, cola de madeira, palha, musgo e pequeno pedaço de corte de sobreiro, dá vida à Sagrada Família: Maria, José e Jesus.
Por fim, para dar mais luz e cor à nossa árvore envolveu-se o seu tronco com pequenos pontos de luz, que realçaram a beleza das múltiplas decorações confecionadas com as embalagens Tetra Pak, da Compal.
Para que toda a comunidade educativa a pudesse contemplar, durante a quadra natalícia, colocámo-la num local privilegiado, no salão polivalente, onde decorreram as festividades natalícias, sendo, também, um ponto de encontro de todo o pessoal docente e discente da escola.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small