Trabalhos 2023/24

Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio (Nazaré)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Processo de construção da Árvore de Natal:

A iniciar o projeto: Medições.
Alunos a realizar o trabalho.
Alunos a pintar de amarelo a estrutura da árvore.

Símbolos Tetra Pak e Compal:

Embalagem Amarela e os seus símbolos.

Árvore de Natal no espaço escola:

A árvore no hall de entrada

Trabalho Final:

"Integrar-te!"

Memória descritiva:

Neste ano letivo, o desafio “Natal Amarelo” foi carinhosamente adotado na EBS Amadeu Gaudêncio, na Nazaré, com duas missões muito importantes. Em primeiro lugar pelo seu caráter de sensibilização e educação ambiental que abrange não só toda a comunidade escolar como a familiar e a social. Depois, e não menos importante, serviu de facilitador para a integração e acolhimento de alunos estrangeiros na escola. O trabalho foi desenvolvido numa turma de 5º ano do ensino artístico especializado. Assim, enquanto o grande grupo vai para as aulas do Curso Básico de Música, oito alunos ficam nas aulas de Educação Tecnológica. Destes alunos, apenas um é português. Num grupo de alunos do Brasil, Estados Unidos da América, Canadá, Paquistão e São Tomé e Príncipe, este projeto foi o mote para a comunicação e a aproximação cultural, pois, afinal, a Arte e o Saber Fazer são universais.
O trabalho começou com a recolha de embalagens, após um apelo nas turmas e no bar da escola. Depois da lavagem e preparação das embalagens, seguiu-se uma pesquisa sobre elaboração de árvores de Natal com embalagens Tetra Pak. Não podia ser muito complicado, pois as dificuldades de comunicação eram permanentes e motivo de risota.
Assim, após medições, traçagens, desenhos, pintura com tinta acrílica, recortes, agrafamento e colagem com cola quente, nasceu o nosso cartão pop up gigante.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small