Trabalhos 2023/24
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
DESAFIO “NATAL AMARELO” - 2024A Escola de Educação Especial – Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal já consolidou uma forte cultura ecológica, com a maioria de sua comunidade consciente de que a natureza é um legado precioso que devemos amar e respeitar.
Esta atividade foi desenvolvida pelos alunos da turma A (Sala 2) desta escola, composta por estudantes com multideficiência e deficiência ligeira associada a dificuldades de aprendizagem. O objetivo principal foi participar no desafio “NATAL AMARELO” 2024, promovido pelo projeto Eco-Escolas/ABAAE, em parceria com a Tetra Pak e a Compal (SUMOL + COMPAL).
O desafio enfatizou a valorização do artesanato ecológico, mostrando que qualquer resíduo pode ser transformado em arte, como afirmado no conceito “Reaproveitar é transformar o feio em belo, o inútil em útil, o lixo em arte” (in Recil’Arte HT).
Este desafio, foi proposto aos alunos, de forma descontraída, inspirado por outro projeto exposto na escola, também do Programa Eco-Escolas: “A minha Mãe é uma Flor”. Em sala de aula, exploraram a página oficial do Eco-Escolas para aprofundar o tema, aprimorando suas habilidades em pesquisa e tecnologia da informação. Após coletarem informações, participaram de uma “mesa-redonda” para trocar ideias em estilo brainstorming, com o apoio das professoras.
Decidiu-se solicitar à comunidade educativa embalagens Tetra Pak da Compal. Um aviso foi publicado na página do Facebook da escola, recebendo resposta imediata das famílias, que enviaram inúmeras embalagens para o Centro. Algumas embalagens foram trazidas cheias e, depois de consumidas pelos alunos, foram reutilizadas na atividade.
Os alunos idealizaram uma árvore de Natal em 3D, com um design inovador em forma de “C” (homenagem à marca Compal), com 1 metro de altura. A estrutura foi feita de camadas de cartão, coberta com guardanapos amarelos e colocada sobre uma base oval forrada com guardanapos verdes, representando a natureza.
Na árvore foram recortados círculos, onde foram suspensos alguns enfeites natalinos construídos com as embalagens de sumo da COMPAL (estrelas, bolas, anjos, corações, etc.). No cimo da árvore foi ainda colocado uma estrela, também ela construída com embalagens deste sumo.
Toda árvore foi decorada com uma grinalda de luzes com pequenos corações, inspirados no coração verde com alusão aos 70 anos da Compal. Estes corações têm presente, todos eles, o símbolo da COMPAL e o selo FSC.
Foi ainda suspenso no centro da árvore um círculo (dupla face) com a sagrada família representada através do recorte e colagem das embalagens de sumo COMPAL. Na base da árvore foi ainda colocado uma rena e alguns presentes como alusão o espírito do Pai Natal (construídos com os pacotes de sumo).
Para finalizar o trabalho, toda a estrutura foi decorada com galão dourado e verde, como forma de realçar os restantes materiais usados. Este galão foi reaproveitado de um outro projeto desenvolvido na escola: “Marchas Populares”, mais precisamente de restos de tecidos usados na confeção de roupas.
A atividade envolveu todos os alunos, que contribuíram dentro de suas capacidades, promovendo a inclusão e trabalho em equipa. O projeto foi exposto inicialmente na sala de aula, sendo admirado pelos colegas e, posteriormente, na entrada da escola, junto da parede onde estão os diplomas Eco-Escola, permitindo que toda a comunidade escolar o apreciasse. Esta árvore teve, ainda, um outro propósito, que foi o de servir de cenário à Festa de Natal da Escola.
O processo e o resultado foram compartilhados na página do Facebook da escola, reforçando o impacto desta iniciativa, que integra as ações do Programa Eco-Escolas, promovendo uma aprendizagem interdisciplinar ao longo do ano letivo.