Trabalhos 2023/24

Escola EB1/PE com Creche Engº Luís Santos Costa (Machico)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Processo de construção da Árvore de Natal:

A primeira fase consistiu em montar a estrutura para a árvore de Natal. Com uma abraçadeira e cola quente, lá conseguimos que a futura árvore se equilibrasse. Para disfarçar a abraçadeira colamos um coração com a marca Compal e ainda com os símbolos FSC e
Depois de bem secas, vestimos os aventais, misturámos um pouco de cola branca à tinta amarela, e começámos as pinceladas nas futuras folhas ou caruma da nossa Árvore de Natal Amarela.<br/>Enquanto pintavamos, cantarolavamos também cantigas de Natal, antigas
Com as pinturas a secar, foi a vez de cortar e colar embalagens e tampas; sempre com a imaginação a trabalhar.<br/>E para abrilhantar mais estas decorações, colámos pequenas figuras de Natal e ainda purpurinas brilhantes e coloridas.

Símbolos FSC e Tetrapak:

Colocar as folhas pintadas, não foi tarefa fácil, mas com a ajuda e o entusiasmo de mãos pequeninas, lá conseguimos erguer a nossa Árvore de Natal!<br/>Para finalizar, colámos as decorações. E nada como fotografar a nossa Árvore de Natal da cor da nossa sala

Árvore de Natal no espaço escola:

Por fim, para a toda Comunidade Escolar a poder apreciar, colocámo-la na mesa junto à secretária da nossa Escola. E que bem que lá ficou! ????

Trabalho Final:

Trabalho Final "Árvore de Natal Amarela"

Memória descritiva:

A EB1/PE e Creche Engenheiro Luís Santos Costa (Machico, Ilha da Madeira), é uma Eco Escola bastante grande, pelo que tentamos dividir atividades entre valências, turmas e/ou salas, como forma a um maior número de crianças e alunos e respetivos docentes, participarem nas diversas iniciativas.
Para este concurso, uma das responsáveis pelo Projeto Eco Escolas na nossa instituição, achou pertinente e engraçado convidar a Pré Amarela, visto tratar-se da construção duma Árvore de Natal Amarela.
Docentes, Técnicas de Apoio à Infância, Crianças e seus Familiares, presentearam as suas papilas gustativas com este vasto leque de sabores deliciosos no estado líquido. Em tão pouco tempo, conseguimos reunir um número significativo de embalagens Tetra Pak de sumo Compal. Esta interajuda já foi, por si só, magnífica!
Depois, passou-se à lavagem e desinfeção das embalagens. Como forma a evitar odores desagradáveis com o passar do tempo, optámos por uma higienização mais rigorosa, na qual as crianças apenas participaram numa pequena parte, a que era mais segura.
Bem lavados e secos, chegou a etapa que as crianças mais gostam: pintar; ainda por cima com a cor da nossa sala! Pintamos e cantamos e sorrimos e divertimo-nos imenso!!!
Enquanto isso, os adultos da sala montavam a estrutura da árvore, recorrendo a um guarda-chuva velho, ideia fantástica duma das docentes responsáveis pelo Eco Escolas, e a umas rodelas de madeira e pedaços de esferovite, que haviam sobrado de atividades anteriores.
Bricolagem 1 concluída, passamos para a número 2: colocar as "folhas ou agulhas" do Pinheiro. Parecia mais fácil do que era na realidade, mas com paciência e a ajuda das crianças, conseguimos ????????.
A nossa Árvore Amarela estava linda, mas faltava ainda o brilho das decorações. Esta também é uma atividade que as crianças adoram: cortar e colar, sobretudo se se tratar de brilhantes!
Já estávamos na reta final: colocar as decorações na nossa magnífica Árvore. No dia em que ficou concluída, as crianças, entusiasmadas, chamavam os seus Familiares para verem a nossa obra prima.
Na nossa perspectiva, a Árvore ficou encantadora, mas o que mais brilhou, foi todo o processo, sobretudo a Interajuda na acumulação das embalagens e a Alegria infantil na execução, sobretudo no facto de estarmos a aproveitar material que iria para o lixo: "do velho se faz novo", diziam algumas crianças.
"Parabéns" e "Está linda", foram as expressões que mais ouvimos da nossa Comunidade Escolar.????

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small