Trabalhos 2023/24

Escola EB1 de Talaíde (Cascais)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Processo de construção da Árvore de Natal:

Preparação dos materiais recolhidos pelos alunos com a colaboração dos encarregados de educação e comunidade educativa.
Montagem da base e estrutura com recurso a materiais reutilizados recolhidos no lixo.
Depois de montada a estrutura os alunos realizaram os enfeites recorrendo a enfiamento de pacotes, desenho, recorte e dobragens de motivos natalícios e palavras de sensibilização.

Símbolos FSC e Tetrapak:

Na montagem da árvore houve sempre a preocupação de deixar visíveis os símbolos FSC, Tetrapak e Compal.

Árvore de Natal no espaço escola:

Colocados os últimos enfeites a árvore foi enquadrada no átrio da escola, junto à janela que dá visibilidade para o exterior.

Trabalho Final:

A nossa árvore de Natal amarela, brilhante como o sol que a aconchega, mensageira do Amor, Paz e União para que a Vida floresça e prevaleça no Nosso querido Planeta Terra.

Memória descritiva:

“Natal Amarelo”- Árvore de Natal Amarela
EB1 de Talaíde - Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro - Oeiras
Participantes: Todos os alunos da escola, Professoras, AO, EE.
Materiais utilizados: embalagens Tetra Pack da Compal, base de cartão de um cartaz publicitário, estrutura de uma árvore encontrada no lixo, varetas de chapéu de chuva, sacas de batatas amarelas, capas de plástico amarelo, fios e lãs, arame, cola quente.
Operacionalização: O projeto foi apresentado às turmas pelas professoras titulares apelando à responsabilidade ambiental de cada um de modo a envolver os alunos no planeamento e concretização das atividades. Foram debatidas algumas questões ambientais, nomeadamente os resíduos, a importância da política dos 3`R e da utilização correta dos ecopontos. Abordou-se o porquê da árvore amarela com as embalagens da Compal e dos símbolos em questão.
Todos mostraram interesse em participar e responsabilizaram-se por recolher, com a ajuda das famílias, os materiais a utilizar na construção da árvore.
Feita a seleção do material recolhido, procedeu-se à divisão de tarefas de modo que todos pudessem colaborar.
Os alunos dos 3º e 4º anos prepararam os materiais de modo a poderem ser utilizados e participaram na montagem. Os alunos dos 1º e 2º anos realizaram os enfeites. Ficou ainda decidido que cada turma escolheria uma palavra amiga do planeta para ser incluída na árvore como presente de Natal.
Montagem: Primeiro reaproveitou-se um cartaz publicitário em cartão, forrado de papel amarelo, para colocar na base. Foi reforçado com um arco danificado, utilizado na educação física. Ao centro colocou-se uma estrutura metálica em forma de cone, de uma árvore de Natal, recolhida no lixo, forrada com restos de capas de plástico amarelo.
Os ramos foram feitos com varetas de um chapéu de chuva velho, forradas com sacas amarelas de batatas.
De seguida alguns alunos construíram grinaldas com enfiamentos em arame de embalagens da Compal, colocadas de forma que os símbolos em questão ficassem visíveis. Outros recortaram tiras e entrelaçaram-nas para simular as fitas.
Com dobragens, contorno, desenho e recorte construíram bolas, estrelas e outros enfeites e colocaram- nos nos ramos.
Por último cada turma aplicou a sua palavra de sensibilização para um Mundo melhor: Paz, Amor, Vida, União e Terra.
Por fim a árvore foi colocada no átrio da escola, de modo a ficar visível para toda a comunidade.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small