Trabalhos 2023/24

Escola Básica 2,3 D. Dinis (Loulé)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Processo de construção da Árvore de Natal:

Os alunos testaram algumas abordagens das embalagens Tetra Pak da Compal, das garrafas e garrafões de plástico para conceber o conceito e design da árvore e dos enfeites, nas aulas de Viv'Arte.
Após definido o caminho a seguir, os alunos recolheram e prepararam todos os materiais para montar a estrutura da árvore.
As embalagens foram lavadas, recortadas e pintadas, sendo depois unidas com fio, cola quente e arame consoante o resultado pretendido. Foi inserido um ferro no interior na estrutura, que ergueu e estabilizou a árvore sobre o bidon da base.

Símbolos FSC e Tetrapak:

Por questões de design, os alunos optaram por recortar os símbolos da Compal/Tetra Pak e da FSC e colar a decorar a base, a fazer lembrar o solo e a vegetação sob a copa da árvore amarela.

Árvore de Natal no espaço escola:

A árvore amarela foi instalada na entrada principal da escola, num local envidraçado, para ser admirada pela comunidade escolar/local. Por coincidência, tornou-se contemporânea de uma exposição de trabalhos do lixARTE num ecossistema de arte com resíduos.

Trabalho Final:

COM menos PALavras e mais ações, a nossa ÁRVORE AMARELA do plástico FloreSCeu!

Memória descritiva:

Memória descritiva
Metodologia utilizada na construção da árvore amarela:
O desafio promovido pela Compal e Tetra Pak, em parceria com o Programa Eco-Escolas, foi apresentado aos intervenientes, que foram os alunos do 7.º E ano do 3º Ciclo, na aula de Viv`Arte. A recolha das embalagens da Tetra Pak da marca Compal foi realizada pelos alunos, professores e funcionários, nos ecopontos amarelos da escola.
Neste desafio foi dada prioridade aos materiais que entram no ecoponto amarelo, sendo que os elementos de enfeite, de forma a dar destaque necessário, seriam as embalagens Tetra Pak da Compal. O projeto foi dinamizado seguindo a Metodologia Projetual, aplicada no âmbito da disciplina de Educação Visual.
Desta forma, dado o contexto mundial de guerras e crises económicas e humanitárias, foi associada a embalagem Tetra Pak da Compal ao formato de um coração, numa mensagem de apelo ao que a Humanidade também poderá demonstrar de melhor, nesta quadra natalícia: paz, tolerância e solidariedade.
O desafio constituiu mais uma forma de criar, através da arte, e de reciclar, renovar, reutilizar, reduzir, … os materiais, na preservação e valorização do meio ambiente, desenvolvendo competências nos alunos.
A árvore (produto final) tem 160 cm de altura e 80 cm de largura e encontra-se exposta no átrio de entrada principal da escola - local de destaque do estabelecimento de ensino.
Resumo das fases de elaboração, depois de definido o que ía ser construído:
1.º - Recolha e seleção dos materiais;
2.º - Lavagem, secagem e abertura das embalagens Tetra Pak;
3.º - Preparação dos vários componentes da estrutura e pintura dos mesmos
4.º - Preparação dos enfeites, com especial atenção à visibilidade da marca Compal, revelando-se necessário mudar de estratégia e optar por recortar os símbolos da Tetra Pak e FSC dos pacotes e colar no bidon da base;
5.º - Testagem das várias opções para a estrutura da árvore (houve a necessidade de refazer a estrutura, porque um dia tudo desabou, mas este percalço teve um lado positivo, que foi explorado com os alunos, pois conduziu à exploração de conceitos que só revelaram oportunos através deste insucesso);
6.º - Fixação dos vários componentes da estrutura e colocação dos enfeites.
Materiais escolhidos:
Para a estrutura: bidon branco de plástico, garrafões e garrafas de água, barra de ferro e arame, garrafinhas de iogurte líquido. Dentro do bidon, para dar mais peso, foram colocados cubos métricos de madeira, da disciplina de Matemática, que são reutilizados com a desmontagem da árvore.
Para a decoração: embalagens pequenas Tetra Pak da marca Compal, fio de plástico branco e linha de croché amarela.
Outros recursos:
- Régua, lápis e borracha;
- Tesouras e x-ato;
- Pistola de cola termofusível;
- Barras de cola termofusível;
- Alicate;
- Tinta spray amarela.
Balanço final: Neste desafio de articulação entre a Arte e a Cidadania Ambiental, os alunos empenharam-se verdadeiramente em todas as fases do projeto, desenvolvendo a sua criatividade, pensamento abstrato, raciocínio e capacidade de resolução de problemas, competências de organização e de trabalho em equipa, assim como o domínio de técnicas, instrumentos e metodologias específicas das disciplinas de EV/ET/Artes, ao mesmo tempo que se consciencializaram para a importância da valorização os resíduos recicláveis. Os laços de solidariedade e amizade foram, também, reforçados entre todos os intervenientes, com a ultrapassagem das dificuldades surgidas, pelo que foi, no seu todo, uma excelente atividade, pela qual agradecemos aos promotores do desafio.

INICIATIVA

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COORDENAÇÃO
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