Trabalhos 2023/24

Escola Ave-Maria (Lisboa)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Processo de construção da Árvore de Natal:

Corte das embalagens de cartão da TETRA PAK da marca COMPAL para a <br/>construção da árvore de Natal amarela
Pintura das embalagens de cartão da TETRA PAK da marca COMPAL para a <br/>construção da árvore de Natal amarela
Escolha de embalagem de cartão da TETRA PAK da marca <br/>COMPAL para a construção da árvore de Natal amarela

Símbolos FSC e Tetrapak:

Escolha de embalagem de cartão da TETRA PAK da marca <br/>COMPAL para a construção da árvore de Natal amarela

Árvore de Natal no espaço escola:

Dobragem com a embalagem de cartão da TETRA PAK da marca COMPAL para a <br/>construção da árvore de Natal amarela

Trabalho Final:

Árvore de Natal amarela já finalizada feita com cartão da TETRA PAK da marca <br/>COMPAL, restos de cartolina, meia circunferência de plástico, presente feito com <br/>acetados e pintado e enfeites de natal reutilizados.

Memória descritiva:

MEMÓRIA DESCRITIVA
Introdução
No âmbito da disciplina de Expressão Plástica, foi-nos proposto o concurso ABAE, desafio promovido em parceria com a Tetra Pak, Compal e Eco-Escolas teve como principal objetivo, alertar crianças, jovens e famílias, para a importância da separação das embalagens Tetra Pak no ecoponto amarelo, ação que permitiu a valorização do resíduo e a economia circular., na atividade “Natal Amarelo/Cria uma árvore amarela e faz brilhar o teu Natal”. O nosso projeto consistiu na criação de uma árvore de Natal de cor amarela com a utilização de materiais reciclados, embalagens da Tetra Pak da Marca Compal, tesouras, colas, tintas, acetatos, entre outros. O desenvolvimento deste projeto envolveu pesquisa.
O projeto foi elaborado de forma a corresponder aos critérios do concurso. Propôs-se o título “Natal Amarelo” com o objetivo de alertar as crianças para a importância da separação das embalagens no Ecoponto amarelo.
O trabalho foi realizado pelos alunos do 1.º e 2.º anos do 1.º ciclo na disciplina de Expressão Plástica com a professora Mónica Lehrfeld.
Fase 1- Pesquisa
Ao longo da realização dos vários trabalhos, fruto da pesquisa que fomos realizando, foi aumentando o nosso conhecimento sobre a importância da separação do lixo. Por isso, considerámos fundamental sensibilizar os alunos para este fato.
Fase 2- Concretização do projeto
Quando começámos a pensar na Árvore Amarela e de forma a sensibilizar para este problema, foram escolhidos diversos materiais reciclados, como conta na introdução da memória assim como foi escolhida a melhor estratégia para o envolvimento de todos os alunos.
Fase 3 – Conclusão
No decorrer deste projeto, este foi divulgado na comunidade escolar o que permitiu tornar esta experiência mais enriquecedora. O nosso trabalho correu de acordo com as nossas expectativas, pois todos concordámos com as ideias finais.
Gostámos muito de elaborar este projeto.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small