Trabalhos 2023/24

Associação Externato Santa Joana (Sesimbra)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Processo de construção da Árvore de Natal:

Elaboração da estrela com os paus recolhidos;
Elaboração da estrutura com as canas e sacas em torno da base;
Recorte das embalagens e colagem das bolas em 3D;

Símbolos FSC e Tetrapak:

Construção das bolas decorativas com utilização das embalagens e respetivos pormenores exigidos no recorte dos símbolos da Tetra Pak, Compal e selo FSC;

Árvore de Natal no espaço escola:

Finalização da decoração da árvore amarela, estrategicamente construída na horta pedagógica;

Trabalho Final:

Árvore finalizada e iluminada na “cerimónia” de divulgação à comunidade.

Memória descritiva:

Material utilizado/reutilizado: Embalagens Tetrapak Compal, sacas de batatas de rede amarelas, canas, paus, cola líquida UHU e cordel.
As crianças com os adultos escolheram o local para construir a árvore de Natal – a horta.
A estrela foi elaborada com alguns paus recolhidos numa saída de campo à mata mais próxima.
A estrutura da árvore foi construída com canas que uma avó trouxe da sua quinta.
As bolas de natal elaboradas pelas crianças, para a decoração da árvore, contaram com a colaboração dos familiares e outros elementos da comunidade, na recolha das embalagens Tetrapak de sumo Compal. Sendo o restante trabalho realizado em sala, pelos grupos de crianças, onde cuidadosamente desenharam, recortaram e colaram as bolas em 3D com os pormenores dos símbolos da Compal, FSC e Tetrapak.
Também foi necessária a sensibilização da comunidade local (comerciantes), para a recolha e reutilização das sacas de rede amarelas (das batatas), através da divulgação da nossa iniciativa de participação neste desafio. Só com a colaboração de vários comerciantes, foi possível reunir o número suficiente de sacas para a concretização da estrutura amarela da árvore.
Foram também reutilizadas luzes de natal, colocadas na estrutura da árvores, de modo a criar uma “cerimónia” simbólica de iluminação da Árvore de Natal Amarela, com o convite à comunidade e divulgação do desafio, através da rádio local, plataforma educativa e WhatsApp.
A árvore foi colocada estrategicamente no espaço exterior da horta, junto à avenida principal da vila, onde pode ser vista e apreciada por todos. Pretendendo deste modo captar a atenção da comunidade para esta árvore de cor diferente e suscitar a reflexão sobre a reutilização de materiais e/ou o encaminhamento dos mesmos para o ecoponto amarelo.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small