Trabalhos 2023/24

Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo (Centro Infantil) (Ílhavo)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Processo de construção da Árvore de Natal:

O desafio que nos foi proposto: criar uma árvore de Natal amarela!<br/>Para o executarmos precisávamos de matéria prima: embalagens da tetra pak.
Envolvemos toda a comunidade educativa para nos ajudar neste propósito e, rapidamente, conseguimos juntar as embalagens que seriam necessárias. Algumas grandes outras pequenas.<br/>Era preciso dar forma à nossa árvore e, por isso, pusemos mãos à obra...

Símbolos FSC e Tetrapak:

Decidimos colocar os simbolos no vaso para simbolizar a origem, a Terra, as boas práticas de sustentabilidade de onde brotará um planeta mais limpo e saudável para habitarmos!

Árvore de Natal no espaço escola:

Era preciso pintá-la e decorá-la...<br/>Já sabíamos que tinha de ser de cor amarela...E os enfeites? Como faríamos?...<br/>Decidimos colorir bolas feitas com jornais velhos...

Trabalho Final:

E este foi o nosso resultado final!

Memória descritiva:

O desafio que nos foi proposto: criar uma árvore de Natal amarela!
Para o executarmos precisávamos de matéria prima: embalagens da tetra pak. Envolvemos toda a comunidade educativa para nos ajudar neste propósito e, rapidamente, conseguimos juntar as embalagens que seriam necessárias. Algumas grandes outras pequenas...Era preciso dar forma à nossa árvore e, por isso, pusemos mãos à obra!
Depois de algumas tentativas a árvore foi ganhando forma. Era preciso pintá-la e decorá-la. Já sabíamos que tinha de ser de cor amarela. E os enfeites? Como faríamos? Decidimos colorir bolas feitas com jornais velhos.
Colorimos uma estrela de cartão e optamos por decorar o vaso com embalagens da Compal cuja origem do papel tem o certificado FSC (“Conselho de Manejo Florestal” que é uma certificação ambiental que confirma que para a produção do produto o manuseio da floresta está a ser feito de modo responsável e sustentável, preservando a diversidade biológica e assegurando a sustentabilidade da viabilidade económica). Decidimos colocar os símbolos no vaso para simbolizar a origem, a Terra, as boas práticas de sustentabilidade de onde brotará um planeta mais limpo e saudável para habitarmos!
Aproveitámos as tampinhas das embalagens e colámos também na nossa árvore uma vez que a Tetra Pak está a incorporar polietileno de origem vegetal nas suas embalagens. As tampas de polietileno vegetal que se renovam naturalmente na natureza, contribuem para uma redução significativa das emissões de CO2.
E o resultado foi este...E para não nos esquecermos de que devemos colocar as embalagens no ecoponto amarelo e porque, as ações valem mais do que mil palavras, fomos levar as embalagens que sobraram ao ecoponto!

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small