Trabalhos 2023/24

Escola Secundária da Moita (Moita)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Processo de construção da Árvore de Natal:

Foram elaborados os cartuchos, as estrelas, os "tijolinhos", com recurso a lavagem com água quente, secagem com papel, recortes com tesoura, dobragem, agrafagem, colagem com cola quente, pintura com vários tipos de técnicas.
Trabalho nas turmas, com uma complexa divisão de tarefas! Com várias turmas envolvidas e usando diferentes espaços, foi preciso uma grande gestão de recursos, a qual foi conseguida com o grande entusiasmo de todos!
Início da construção da árvore, usando como base um grande cartucho, sobre o qual assentam todos os outros cartuchos e elementos decorativos

Símbolos FSC e Tetrapak:

Utilizando os pacotes Compal da Tetrapak e com o selo FSC, foram elaborados os cartuchos e as estrelas de natal para construção e decoração da árvore, bem como os "tijolinhos" das paredes da casinha.

Árvore de Natal no espaço escola:

Trabalho acabado de expor pelos alunos, no corredor, na receção da escola, com uma mensagem para a comunidade projetada no ecran grande: " Feliz Natal! Com o brilho da Árvore Amarela!", identificando o projeto Eco-Escolas e os patrocinadores deste desafio

Trabalho Final:

Trabalho final: uma árvore de Natal amarela elaborada com "cartuchos" e uma casinha de Natal, elaborados com pacotes de embalagens tetrapack da Compal

Memória descritiva:

A coordenadora do Eco-Escolas lançou o desafio Natal Amarelo a vários professores e várias turmas, tendo a proposta sido recebida com grande entusiasmo, em especial por duas turmas de Ciências e Tecnologias e uma turma do Curso profissional de Animador Sociocultural, que “arregaçaram as mangas”! Deu-se início ao projeto pedindo pacotes de sumo Compal consumidos no bar, colocados nos ecobags amarelos das salas de aula ou trazidos de casa, etapa que envolveu muitas turmas, e que foi o primeiro passo da consciencialização para a reciclagem. Depois procedeu-se à lavagem dos pacotes, que foram sendo recortados em forma de retângulos por outros alunos. Estava iniciado uma atividade “em série”, no qual cada aluno sabia das suas tarefas e passava o produto do seu trabalho a outros alunos, da mesma turma ou de outras turmas, nalguns dias implicando mudar de espaço físico, pois as tarefas ocorreram maioritariamente na última semana antes das férias e ocupando o tempo de várias aulas. Foram utilizados também outros materiais que seriam descartados, nomeadamente, cartão, papel e algodão, na casinha. Os retângulos de Tetrapk foram dobrados, colados, agrafados e pintados, de modo a construir os “cartuchos” (peças basilares da árvore), as estrelas (peças decorativas da árvore) e os “tijolos” das paredes e chão da casinha. Finalmente, sobre uma rede que também foi reutilizada, fez-se a montagem final! A árvore foi ainda embelezada com “bolas”, que são as tampas das garrafas de vidro Compal. O trabalho foi exposto pelos alunos, no corredor, na receção da escola, com uma mensagem para toda a comunidade projetada no ecran grande: " Feliz Natal! Com o brilho da Árvore Amarela!", identificando o projeto Eco-Escolas e os patrocinadores deste desafio.

INICIATIVA

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COORDENAÇÃO
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