Trabalhos 2023/24

Escola Básica e Secundária Dra. Judite Andrade (Sardoal)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Processo de construção da Árvore de Natal:

1. Recorte de moldes e recorte de estrelas e pinheiros, utilizando como material embalagens de Sumo Compal.
Pintura da estrutura da árvore, de cor amarela, embora inicialmente tivesse sido pintada de branco para uma maior aderência da cor amarela.
Montagem das estrelas e pinheiros na árvore, cozidos com agulha e fio reutilizado.

Símbolos FSC e Tetrapak:

Detalhes da árvore e estrela onde são visíveis os símbolos Tetra Pak, Compal e FSC.

Árvore de Natal no espaço escola:

Árvore de Natal Amarela, com presépio, onde foram produzidas várias figuras (Nossa Senhora, Menino Jesus, São José e Anjo), sendo utilizados materiais como palha, fio, agulha e uma embalagem da Compal para construir a manjedoura.

Trabalho Final:

Árvore de Natal Amarela, no hall de entrada, da Escola Básica e Secundária Dra. Judite Andrade - Sardoal

Memória descritiva:

Após tomarmos conhecimento deste projeto, na página oficial do Programa Eco-Escolas e na publicitação da atividade por email pelos responsáveis do referido Programa, optámos por envolver toda a comunidade educativa.
Começámos por elaborar um cartaz de divulgação para recolha de embalagens a colocar no ecoponto amarelo. Seguidamente, idealizámos começar a árvore com uma base oval e procurando numa arrecadação da escola, encontrámos um círculo utilizado noutra atividade anterior. Assim, com esta base e com um canudo de papel de cenário em fim de vida, construímos a estrutura da árvore, a qual foi, inicialmente, pintada de cor branca, e só depois de cor amarela, no sentido de uma melhor aderência da cor final. Numa aula de Cidadania, em articulação com o referido projeto/atividade, os alunos da turma A, do oitavo ano, após pesquisa, selecionaram os modelos dos moldes a utilizar na decoração da árvore. Reutilizando as embalagens Tetra Pak da Compal, com o símbolo FSC, os alunos recortaram os moldes figurativos de estrelas e pinheiros.
Com a colaboração dos elementos do Conselho Eco-Escola, procedeu-se à montagem da árvore, na qual foi utilizado fio de sisal para que esta adquirisse uma estrutura tridimensional, sendo aí colocadas, as peças cosidas, com agulha e fio reutilizado.
Para embelezar a árvore, construiu-se um presépio, em que foram utilizados como materiais, palha de colmo de trigo para produzir as figuras (Nossa Senhora, Menino Jesus, São José e Anjo), fio, agulha e uma embalagem da Compal para construir a manjedoura.
A árvore foi encimada por uma estrela também confecionada com embalagens Tetra Pak, da Compal, com selo FSC.
Por fim, a árvore foi colocada, num local privilegiado, no hall de entrada da escola.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small