Trabalhos 2023
Escola Básica Maria Manuela de Sá (Matosinhos)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Árvore de Natal no espaço escola:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Pormenor da árvore:
Elaboração do trabalho (3 fotos):
Memória descritiva:
IntroduçãoNo âmbito da atividade proposta pela Eco-escola, foi proposto ao Departamento de Expressões do Agrupamento de Escolas de São Mamede de Infesta (AESMI) a realização de uma "´Árvore de Natal”, a ser realizada de acordo com o regulamento enviado.
A turma do 7.ºD abraçou o projecto, uma vez que o respetivo Departamento se encontrava a realizar o projeto “Aldeia dos Afetos”, um projeto realizado através da reutilização de cartão e de tinta branca e/ou corretor líquido, de modo a que no final da exposição, fosse possível efetuar a correta reciclagem dos materiais. Como tal, a turma efetuou o projeto da árvore solicitada e realizou-a na aula de Educação Visual.
O projeto foi reformulado e modificado várias vezes, devido à necessidade de o transformar em algo que correspondesse às expectativas. Após a projeção definitiva do projeto, a árvore foi concluída, estando pronta a ser utilizada, para a finalidade proposta.
Objetivo
“ESTE ANO, A ÁRVORE DE NATAL É AMARELA!” é um projeto que visa chamar a atenção das crianças, jovens e famílias, para a importância da separação das embalagens Tetrapak no ecoponto amarelo, ação que permite a valorização do resíduo e a economia circular.
Processo Construtivo
Para a realização da árvore foram reutilizados os seguintes materiais: rolhas de cortiça, abraçadeiras, paus de espetada, sacos plásticos amarelos, esfregonas amarelas, embalagens de compal, furadores com formas e furador normal, tesoura, cola quente e placas de esferovite.
Para a base realizou-se um hexágono com rolhas de cortiça que foram presas com abraçadeiras de plástico, de modo a apoiar os paus de espetadas.
Em seguida foram-se colocando camadas alternadas de tecido de esfregona, saco plástico amarelo e de tiras de embalagens de compal, alternadas de modo a dar volume e forma à árvore.
Para fechar o topo da árvore foi reutilizado o cabo da esfregona que foi colado com cola quente.
Com a ajuda de furadores com as formas de: coração, floco de neve, estrelas e flores, foram perfurados das embalagens de Compal, elementos que imitam os enfeites de Natal com os símbolos da Compal e TetraPark. Por fim, a árvore assentou numa base de esferovite, proveniente de um eletrodoméstico, para imitar o efeito de neve.
A Árvore final tem 50 centímetros de altura e 35 centímetros de diâmetro. A turma definiu esta dimensão, para que a árvore integrasse a exposição da “Aldeia dos Afetos “ e que dela fizesse parte como um todo e não como uma árvore de Natal isolada se tratasse.
O resultado final foi bastante satisfatório, porque é possível ver como a aldeia da nossa escola ficou maravilhosa com a árvore amarela e no final tudo poderá ser encaminhado para os respectivos ecopontos, sendo a reciclagem efetuada com sucesso!.