Trabalhos 2023
Escola EBI da Cordinha (Oliveira do Hospital)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Árvore de Natal no espaço escola:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Pormenor da árvore:
Elaboração do trabalho (3 fotos):
Memória descritiva:
Como somos uma Eco Escola, todo o trabalho de Natal foi elaborado com material reciclado. A árvore de Natal não podia ser exceção.A proposta lançada pela Tetra Pak e pela Compal em parceria com o Programa Eco-Escolas foi lida aos alunos do Clube Eco Escolas e a reação não se fez esperar: “Árvore de Natal Amarela”? Mas as árvores são verdes...As respostas foram surgindo naturalmente: a minha é branca e por isso o Natal pode ter todas as cores. E este ano a árvore de Natal é amarela...como o sol!
Nós enquanto Clube temos uma missão: chamar atenção de todos para importância da reciclagem e proteção do ambiente.
Fez-se silêncio...as ideias começaram a borbulhar nas cabecitas e passo a passo, arregaçando as mangas pusemos mãos à obra...
O 1º passo - recolher material para a estrutura da árvore e elementos natalícios. Junto das famílias conseguimos as tão esperadas e famosas embalagens Tetrapak da Compal.
2º passo – pensar e contruir a estrutura da árvore. Nas nossas pesquisas, encontrámos umas ripas de madeira (já bastante usadas) e com elas, construímos uma pirâmide quadrangular.
3º passo - era preciso dar cor e não podíamos esquecer que a cor era AMARELA. Procurámos nos baús da nossa escola e encontrámos tecido amarelo (de antigos Carnavais) que serviu perfeitamente para recortarmos tiras de 5 cm e revestirmos as ripas com o “ponto de Esmirna” que nos ajudou a entender um de muitos pontos da tecelagem artesanal.
4º passo – seguidamente, desenhamos e recortamos simples elementos decorativos (estrelas e bolas de Natal) recorrendo às embalagens Compal;
5º passo – forrámos com papel dourado um tubo de cartão que serviu de estrutura para segurar os enfeites natalícios. O tubo foi colocado dentro da pirâmide quadrangular, ficando suspenso.
Por fim, colocámos a nossa árvore no átrio da escola.
Gostámos muito do resultado final. Empenhámo-nos muito para dar resposta ao desafio lançado. Todos nos sentimos imbuídos de espírito natalício e acabámos como começámos...”o Natal pode ter todas as cores”.