Trabalhos 2023/24

Escola EB 2,3/S de Baião (Baião)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Processo de construção da Árvore de Natal:

Modelagem das figuras natalícias.
Montagem da estrutura da árvore.
Decoração da árvore no átrio principal da escola / sede do agrupamento.

Símbolos FSC e Tetrapak:

Embalagens Compal tetra pak e FSC.

Árvore de Natal no espaço escola:

Árvore no átrio principal da escola / sede de agrupamento.

Trabalho Final:

Árvore amarela que ilumina a escola e é amiga do ambiente.

Memória descritiva:

A participação no concurso promovido pela Tetra Pak e pela Compal em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa, "Natal Amarelo. Cria uma árvore Amarela e faz brilhar o teu Natal!” das turmas A e B, do oitavo ano, da Escola Básica e Secundária de Vale de Ovil, Baião, foi incentivada pelas professoras Joana Oliveira, Olga Lopes, Susana Cunha e Fani Gouveia nas disciplinas de Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento, Português e Matemática.
Após a apresentação e leitura atenta do regulamento, os alunos começaram por planificar e projetar a árvore a construir. A vontade de participar, assim como as ideias que surgiram foram muitas e após uma avaliação, lá se ponderou e escolheu a proposta que reunia mais consenso e exequibilidade.
De seguida, recolheram-se todos os materiais necessários para a consecução do projeto idealizado. No bar da escola, assim como, em outros pontos estratégicos foram colocados recipientes de papelão para que toda a comunidade pudesse contribuir com as embalagens de Compal.
A árvore de Natal foi elaborada com vários materiais reciclados: caixas em cartão, pacotes de sumo da marca Compal de 1l e 200 ml, rolhas de plástico da Compal, papel amarelo, cordas, fio de algodão amarelo, fio do norte, paus de madeira e pneus.
Além disso, na montagem e decoração da árvore foram utilizadas réguas, tesouras e x-ato.
Também foram desenhadas e recortadas figuras natalícias a partir das várias embalagens angariadas, para recordar e interiorizar os princípios da reutilização e do reaproveitamento.
A atividade teve ainda a colaboração da disciplina de Português na elaboração do texto descritivo, aprendizagem essencial contemplada no oitavo ano.
Com este trabalho pretendeu-se mostrar que todos, todos, todos, podem ter um papel de agentes transformadores do meio, permitindo reconhecer os efeitos das suas atitudes no mundo em que vivem. Além disso, a realização desta atividade contribuiu para melhorar a perceção de valores importantes como a preservação ambiental e a formação de cidadãos ecologicamente conscientes e responsáveis.
Os alunos empenharam-se todos com muito interesse, e revelaram autonomia e criatividade ao longo de todo o processo, como se pode verificar no registo fotográfico.

INICIATIVA

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COORDENAÇÃO
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