Trabalhos 2023/24

Escola Secundária de Arouca (Arouca)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Processo de construção da Árvore de Natal:

A "tradição" e o "amarelo" nos enfeites de Natal
A construção "amarela" da Aldeia Natal
O AMARELO no Pinheiro de NATAL

Símbolos FSC e Tetrapak:

Tetra Pak + Compal + FSC = Sustentabilidade das nossas Florestas

Árvore de Natal no espaço escola:

Natal (Amarelo, sim!) na Aldeia

Trabalho Final:

O AMARELO envolve o NATAL

Memória descritiva:

Descrição: O trabalho a concurso consiste numa árvore de Natal adornada com elementos amarelos, inspirados nos gradeamentos em ferro forjado das varandas das casas tradicionais de Arouca e na estética paisagística das aldeias do concelho.
A árvore amarela foi construída com a reutilização de materiais, embalagens Tetra Pack da Compal e uma estrutura metálica existente na escola. Em conjunto com a árvore amarela , contruiu-se uma aldeia tradicional com casinhas feitas de cartão e embalagens Tetra Pack da Compal.
A árvore esteve exposta no refeitório da escola, melhor local para a sensibilização do uso correto do ecoponto amarelo, como se verificou no decorrer da atividade da escola “Mesas de Natal”, um almoço partilhado. Em cada mesa/turma existiam sacos para separação de resíduos, dando cumprimento à mensagem transmitida pela árvore e pela aldeia que estiveram a embelezar o espaço de convívio.
Processo de construção da árvore (materiais utilizados, metodologia utilizada e envolvimento dos alunos):
Foi utilizada uma estrutura em metal já existente. Os materiais usados foram: pacotes de sumo Compal de 1l e 200ml e tampas dos pacotes, fita de tecido amarelo (reutilizada da árvore de Natal amarela do ano letivo anterior), rede sombreira (reutilizada de árvores de Natal de anos anteriores), arame, colas, lãs, cartão, forminhas de alumínio de pastéis. Fez-se a recolha de embalagens na escola e em casa, promovendo a separação e reutilização do lixo/materiais. Os pacotes foram abertos e construídos enfeites em forma de estrelas, sinos, bolas, casinhas e elementos das casinhas (ex: portas, janelas, …). Cada aluno a seu gosto selecionou os símbolos da Tetra Pak, da Compal e da FSC, que colocaram em destaque no seu trabalho, e os elementos/frutos representados nas embalagens privilegiando os tons amarelados. Foi também elaborada uma estrela com arame e lãs amarelas que se colocou no topo da árvore.
Utilizou-se uma metodologia de trabalho de projeto e de envolvimento de todos os alunos, assim como dos professores intervenientes. A metodologia de projeto implicou saídas de campo para observação e pesquisa, planeamento, recolha de materiais e concretização do trabalho. Numa primeira fase, definiram-se os materiais a serem utilizados e que a escola poderia fornecer tanto pelo desmanche de trabalhos antigos, como pela recolha nos ecopontos e caixotes de lixo do recinto escolar (tal permitiu aos alunos a tomada de consciência da quantidade de lixo que é produzida diariamente e a possibilidade de dar um novo uso, de forma criativa, a esses resíduos). De seguida, procedeu-se à criação dos adornos, da árvore e da aldeia, finalizando-se com a exposição do conjunto na cantina da escola.
Os trabalhos foram realizados, em parceria, pelos alunos com necessidades específicas a beneficiar de Medidas Adicionais de apoio à aprendizagem e inclusão do 3ºciclo e secundário, no CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem), sob a orientação dos professores de Educação Especial, e por alunos das turmas 7ºB, 8ºD e 8ºF no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e das professoras da equipa Eco Escolas.
A estratégia de trabalho adotada para o envolvimento dos alunos, incentivando-se a participar neste concurso, objetivou o desenvolvimento de diversas competências não só inerentes à construção do trabalho (como o espírito criativo, artístico, conceitos de geometria e medida, de cooperação e autonomia) como também competências a nível da Cidadania e Desenvolvimento (incentivar a reutilização de materiais; promover a economia circular; estimular alterações comportamentais que promovam um futuro sustentável).
Conclusão: Numa abordagem criativa e sustentável, o NATAL 2023, na escola Secundária de Arouca foi celebrado em tons de AMARELO, enchendo os corações de alegria e brilho, e abraçando o compromisso em PRESERVAR o AMBIENTE.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small