Trabalhos 2023

Escola Secundária de Arouca (Arouca)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Árvore de Natal no espaço escola:

“Este ano, na Escola Secundária de Arouca, a ÁRVORE de NATAL é AMARELA!”

Símbolos FSC e Tetrapak:

A Tetra Pak e a certificação FSC na indústria de embalagens de cartão para alimentos: por uma gestão responsável das florestas mundiais.

Pormenor da árvore:

O brilho, a luz, o NATAL... AMARELO!

Elaboração do trabalho (3 fotos):

Os enfeites, a Tetra Pak e a Compal...
As fitas amarelas...
As grinaldas AMARELAS...

Memória descritiva:

“ESTE ANO, A ÁRVORE DE NATAL É AMARELA!”
Descrição: O trabalho consiste numa árvore de Natal de cor amarela construída com materiais reutilizáveis, com destaque para as embalagens Tetra Pak da Compal. Esta árvore esteve exposta na entrada principal da escola e inspirou-se na ornamentação natalícia da vila de Arouca, pautando-se pela simplicidade na reutilização de materiais de trabalhos antigos desmanchados e pela “luz e brilho” conseguida pela cor amarela, pelos CDs e pelo interior metalizado das embalagens.
A árvore amarela conseguiu sensibilizar toda a comunidade escolar para a causa pretendida, a utilização do ecoponto amarelo, pois a inesperada cor amarela numa árvore de Natal suscitou muita curiosidade e interesse por parte de toda a comunidade escolar.
Intervenientes: Os trabalhos foram realizados pelos alunos com necessidades específicas (défice cognitivo, síndromes de cromossomopatia nos cromossomas 21 e 22, síndromes raras) a beneficiar de medidas adicionais de apoio à aprendizagem e inclusão do 2º e 3º ciclos e secundário, com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos. Foram realizados no CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem), sob a orientação dos professores de Educação Especial e das professoras da Equipa Eco Escolas, durante as aulas de desenvolvimento de competências de APS (Autonomia Pessoal e Social). A execução do trabalho levou 10 aulas de 50 minutos. Envolveu-se ainda toda a comunidade escolar na recolha das embalagens de Compal e na sensibilização para a importância do uso correto do ecoponto amarelo, implicando também a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
Dimensão total da árvore: altura 3 m, diâmetro da base 2 m.
Materiais usados/descrição da execução: Foi utilizada uma estrutura em metal já existente. Os materiais usados foram: embalagens Tetra Pak nomeadamente pacotes de sumo Compal de 1L e 200mL, fita de tecido amarelo (desperdício de uma indústria de componentes têxteis dos arredores de Arouca), colas, CDs reutilizados de trabalhos anteriores desmanchados. Fez-se a recolha de embalagens na escola e em casa, promovendo a separação e reutilização de materiais. Os pacotes foram “esfolados”, separando-se a parte metalizada interior dos pacotes para a elaboração de grinaldas e a parte exterior das embalagens para enfeitar os CDs. Cada aluno a seu gosto selecionou os símbolos da Tetra Pak, da Compal e da FSC, os elementos/frutos representados nas embalagens privilegiando os tons amarelados. Depois de cada CD ficar decorado, este foi unido na corrente composta por CDs e elos de pacotes. Foi também elaborada uma estrela com as embalagens de Compal para se colocar no topo da árvore.
Objetivos do trabalho: A decisão de levar os alunos com necessidades específicas, e outros alunos, a participar neste concurso objetivou o desenvolvimento de diversas competências, não só inerentes à construção do trabalho (como o espírito criativo, artístico, conceitos de geometria e medida, de cooperação e autonomia), como também competências a nível da Cidadania e Desenvolvimento (incentivar a reutilização de materiais; promover a economia circular; estimular alterações comportamentais que promovam um futuro sustentável).
Metodologia: Utilizou-se uma metodologia de trabalho de projeto e de envolvimento de todos os alunos, assim como dos professores intervenientes. A metodologia de projeto implicou pesquisa, planeamento, recolha de materiais e concretização do trabalho. Numa primeira fase, selecionamos materiais que poderiam ser utilizados e que a nossa escola nos poderia fornecer através do desmanche de trabalhos antigos, da recolha e triagem dos ecopontos e caixotes de lixo do recinto escolar, tomando-se consciência da quantidade de lixo que é produzida diariamente e da possibilidade de dar um novo uso a esses resíduos. De seguida, procedeu-se à criação dos adornos, realizando-se posteriormente a montagem da árvore no exterior junto da entrada na receção da escola. A exposição da árvore ao longo da quadra natalícia sensibilizou toda a comunidade escolar para a questão da sustentabilidade ambiental e económica e para a importância de todos darmos o nosso contributo para a melhoria da qualidade ambiental do planeta que habitamos.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small