Natal Amarelo

Desafio Tetrapak | Compal 2025/26

Desafio – Natal Amarelo

Enquadramento

Esta atividade é promovida pela Tetra Pak e pela Compal em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação – ABAAE, visando através da proposta de atividades práticas, informar a comunidade escolar acerca das questões relativas à economia circular.

O registo

A Escola deverá realizar a inscrição na plataforma Eco-Escolas: https://ecoescolas.abaae.pt/plataforma/

Descrição do trabalho

A Árvore de Natal a concurso deverá ser construída predominantemente com embalagens da Tetra Pak da marca Compal;
Podem ser utilizados materiais complementares como colas, tintas, cordéis, arame ou outros (preferencialmente reutilizados);
Deve aparecer em destaque a utilização de embalagens da Tetra Pak da marca Compal. Os trabalhos devem ser predominantemente da cor amarela;
Cada escola poderá concorrer com uma Árvore de Natal;

Metodologia

Deverá tratar-se de um trabalho coletivo, onde o envolvimento das crianças e jovens, mas também da comunidade são fundamentais. Cada escola deverá escolher a melhor estratégia para o incentivar a participação dos alunos.

SUGESTÃO DE METOLODOGIA PASSO A PASSO
Fase 1
– Iniciar o desafio com uma conversa ou vídeo educativo sobre reciclagem e reutilização de materiais (foco nas embalagens Tetra Pak);
– Explicar a importância da separação correta dos resíduos e do reaproveitamento a nível criativo;
– Apresentar exemplos visuais de Árvores de Natal recicladas (fotografias, vídeos, etc.);
– Propor o desafio: “Vamos construir a nossa Árvore de Natal Amarela!”
– Participação e envolvimento dos alunos na discussão, partilha de ideias e sugestões para a construção da árvore.
Fase 2
– Organizar a recolha de embalagens Tetra Pak usadas da marca Compal;
– Definir um prazo e um ponto de recolha na escola/sala;
– Envolver famílias e comunidade escolar;
– Ensinar os alunos a preparar corretamente as embalagens:
– Esvaziar e lavar as embalagens (se necessário) e deixar secar;
– Os alunos são responsáveis pela recolha, limpeza e contagem das embalagens.
Fase 3
– Discutir o tamanho, formato e estilo da árvore (altura, cor, decoração);
– Elaborar um esboço ou desenho da árvore em grupo;
– Definir funções: quem corta, quem cola, quem decora, quem monta a estrutura;
– Selecionar outros materiais recicláveis a usar (papel, cartão, garrafas, tampas, fitas, etc.);
– Os alunos trabalham em pequenos grupos e desenvolvem competências de organização e tomada de decisão.
Fase 4
– Montar a estrutura base (por exemplo: em cone, pirâmide, ou sobre uma base de cartão);
– Cortar ou dobrar as embalagens para criar módulos, folhas, estrelas ou bolas decorativas;
– Decorar com tintas ecológicas, restos de papel colorido, etc.
– Os alunos colaboram ativamente na montagem e decoração, trabalhando a criatividade e autonomia no trabalho manual.
Fase 5
– Expor a árvore num local visível da escola;
– Tirar fotografias com boa qualidade e nítidas, para posterior divulgação e submissão do trabalho na plataforma Eco-Escolas;
– Os alunos apresentam o projeto e explicam a sua importância tornando-se “embaixadores da sustentabilidade” dentro da comunidade escolar.
Fase 6
Promover uma conversa final e reflexão sobre:
– O que aprenderam sobre reciclagem e reutilização?
– Como se sentiram ao participar?
– Que outras ações ambientais podem realizar?
– Fazer uma autoavaliação (em grupo ou individual);
– Calcular quantas embalagens foram reutilizadas e discutir o impacto positivo;
– Os alunos participam na reflexão e sugerem melhorias para futuras atividades.

Informação solicitada para concurso

A participação neste concurso, concretiza-se através da colocação na plataforma Eco-Escolas, de um conjunto de seis fotografias representativas do trabalho, acompanhada da respetiva legenda.

As fotografias devem evidenciar:
– O processo de construção da Árvore de Natal (3 fotos);
– Utilização de embalagens Compal, com os símbolos da Tetra Pak e Compal (2 fotos);
– A Árvore de Natal no espaço da escola (1 foto).
É ainda solicitada uma memória descritiva onde devem constar informações relativas
i) ao processo de construção da árvore: materiais, metodologia e ideias subjacentes
ii) ao envolvimento da comunidade educativa: alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de etc.) 

Prazos

A inscrição e submissão dos trabalhos deverá ser submetida, até ao dia 16 de janeiro de 2026.
A comunicação dos vencedores ocorrerá até ao dia 20 de fevereiro de 2026.

Avaliação e júri

Os critérios de avaliação dos trabalhos a concurso serão:

  • Criatividade e originalidade;
  • Envolvimento dos alunos;
  • Demonstração da capacidade de reutilização de recursos;
  • Cumprimento das regras do presente regulamento (descrição do trabalho).

O júri será constituído por elementos da ABAAE, da Tetra Pak e Compal.

Prémios

No âmbito deste desafio, serão premiadas seis escolas (três em cada escalão).
O prémio a atribuir às escolas premiadas será de 500€, que deverão ser aplicados em materiais para tornar a escola mais sustentável.

Saber mais

Tetra Pak: https://www.tetrapak.com/pt-pt
Compal: https://www.compal.pt/o-amanha-importa/as-nossas-embalagens/

Quem pode participar

Este desafio destina-se às escolas da rede Eco-Escolas de todos os graus de ensino, sendo considerados dois escalões:
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo (idade igual ou inferior a 10 anos)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (idade igual ou superior a 11 anos)

Jardim de Infância (3-5 anos); 1º ciclo (6-9 anos); 2º ciclo (9-11 anos); 3º ciclo (11-14 anos); Ensino Secundário (14-18 anos); Ensino Profissional (>14 anos); Ensino Superior (>17 anos); Ensino não formal (qualquer idade).

Objetivos

  • Trabalhar o tema da economia circular, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e aumentar a sustentabilidade dos recursos;
  • Promover a participação ativa dos alunos, famílias e comunidade local;
  • Usar a arte e a criatividade como estratégia de aprendizagem “hands on”;
  • Distinguir as embalagens Tetra Pak face a outros tipos de resíduos de embalagens (plástico, metal, vidro, papel/cartão);
  • Aprender e pôr em prática os passos corretos para preparar as embalagens antes da deposição no ecoponto amarelo (esvaziar e achatar);
  • Promover a correta separação das embalagens Tetra Pak (alimentos líquidos), e informar sobre a correta deposição (no ecoponto amarelo,
    para aprender sobre as embalagens e dar-lhes nova vida, criando uma árvore de Natal com significado ambiental;
  • Explorar o tema das embalagens de forma criativa, transformando resíduos em arte e construindo uma árvore de Natal que inspire atitudes sustentáveis.

Competências e aprendizagens

  • Compreender o conceito de economia circular, incluindo a importância da reciclagem e da correta separação das embalagens, promovendo comportamentos sustentáveis.
  • Reconhecer o potencial de reutilização dos materiais, dando-lhes uma nova vida através da arte;
  • Explorar formas, cores e texturas, transformando embalagens em elementos decorativos com significado ambiental;
  • Cooperar com colegas, partilhar ideias e construir em conjunto um projeto comum, etapas, tomar decisões e encontrar soluções criativas na montagem da árvore;
  • Desenvolver habilidades práticas ao cortar, dobrar e montar as embalagens com precisão e cuidado.

Relação com os ODS

Parcerias

 

 

NOTAS ADICIONAIS

A participação no desafio, determina o reconhecimento pelos concorrentes dos direitos de utilização e divulgação dos promotores do Projeto, relativamente a qualquer registo de som, imagem ou vídeo realizado no âmbito do concurso, sendo da responsabilidade da escola a obtenção junto dos encarregados de educação dos alunos que integram a turma concorrente das competentes autorizações.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small