Trabalhos 2023/24
Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Para a recolha de embalagens da Compal e de forma a envolver a participação das famílias e da comunidade neste projeto, foi enviado um comunicado no dia 21 de novembro, através da plataforma ChildDiary, a solicitar essas embalagens. Neste comunicado foram incorporados alguns objetivos das ODS, mais especificamente “Combate às alterações climáticas”, “Vida sobre a Terra”, “Educação de Qualidade” e “Consumo e produção responsável”.Entre as famílias de todas as valências da nossa instituição (Creche, Pré-Escolar e 1.º CEB), foram recolhidas cerca de 300 embalagens, entre embalagens de sumos de 200 ml e de 1 L, sendo que não foi necessário a utilização de todos os pacotes, procedeu-se à reciclagem realizada pelas crianças dos pacotes restantes, sensibilizando ainda mais as crianças para a importância da reciclagem.
Reunimos e os alunos deram imensas ideias, sobre como criar uma arvore de Natal amarela, com as embalagens recolhidas. Este momento tinha como objetivo planificar a construção da árvore. À semelhança dos anos anteriores, a ideia era a árvore ficar na rua, para sensibilizar toda a comunidade escolar, incluindo as famílias. Depois decidiu-se espalmar e pintar todas as embalagens com guache amarelo, utilizar tampas das garrafas da Compal para enfeites, assim como recortar e pintar outros enfeites para a árvore utilizando sempre embalagens da Compal. A estrela demorou um pouco mais a decidir, mas após várias ideias as crianças chegaram a um consenso, utilizar as embalagens dobrando formando uma estrela.
As crianças procederam então à pintura das embalagens, onde todas participaram proactivamente. Depois das embalagens secas, as crianças reutilizaram um placard em capeline e colaram as embalagens em forma de árvore, posteriormente colaram nos pacotes espalmados as tampas desses mesmos pacotes como se fossem bolas de Natal, recortaram e colaram estrelas e penduraram com ráfia, colaram também as tampas uma na outra com cola quente simbolizando bolas/enfeites de Natal. Por fim dobraram os pacotes, colando apenas um lado de modo a formar uma estrela, colaram também uma tampa das garrafas dos sumos da Compal no meio da estrela como toque final. Todo este processo foi bastante enriquecedor, na medida em que as crianças tiveram de testar as suas capacidades de concentração, atenção, paciência e de motricidade fina. Foi colocado um barrote de madeira com cerca de 2,5 metros no espaço exterior, junto à entrada e com ajuda de um adulto colocou-se a árvore no barrote.
A nossa árvore foi montada no dia 12 de dezembro pelas nossas crianças, com o auxílio dos adultos, no transporte da mesma e na utilização do escadote e do martelo. E irá permanecer no nosso jardim até ao dia 12 janeiro de 2024.
Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Para a recolha de embalagens da Compal e de forma a envolver a participação das famílias e da comunidade neste projeto, foi enviado um comunicado no dia 21 de novembro, através da plataforma ChildDiary, a solicitar essas embalagens. Neste comunicado foram incorporados alguns objetivos das ODS, mais especificamente “Combate às alterações climáticas”, “Vida sobre a Terra”, “Educação de Qualidade” e “Consumo e produção responsável”.Entre as famílias de todas as valências da nossa instituição (Creche, Pré-Escolar e 1.º CEB), foram recolhidas cerca de 300 embalagens, entre embalagens de sumos de 200 ml e de 1 L, sendo que não foi necessário a utilização de todos os pacotes, procedeu-se à reciclagem realizada pelas crianças dos pacotes restantes, sensibilizando ainda mais as crianças para a importância da reciclagem.
Reunimos e os alunos deram imensas ideias, sobre como criar uma arvore de Natal amarela, com as embalagens recolhidas. Este momento tinha como objetivo planificar a construção da árvore. À semelhança dos anos anteriores, a ideia era a árvore ficar na rua, para sensibilizar toda a comunidade escolar, incluindo as famílias. Depois decidiu-se espalmar e pintar todas as embalagens com guache amarelo, utilizar tampas das garrafas da Compal para enfeites, assim como recortar e pintar outros enfeites para a árvore utilizando sempre embalagens da Compal. A estrela demorou um pouco mais a decidir, mas após várias ideias as crianças chegaram a um consenso, utilizar as embalagens dobrando formando uma estrela.
As crianças procederam então à pintura das embalagens, onde todas participaram proactivamente. Depois das embalagens secas, as crianças reutilizaram um placard em capeline e colaram as embalagens em forma de árvore, posteriormente colaram nos pacotes espalmados as tampas desses mesmos pacotes como se fossem bolas de Natal, recortaram e colaram estrelas e penduraram com ráfia, colaram também as tampas uma na outra com cola quente simbolizando bolas/enfeites de Natal. Por fim dobraram os pacotes, colando apenas um lado de modo a formar uma estrela, colaram também uma tampa das garrafas dos sumos da Compal no meio da estrela como toque final. Todo este processo foi bastante enriquecedor, na medida em que as crianças tiveram de testar as suas capacidades de concentração, atenção, paciência e de motricidade fina. Foi colocado um barrote de madeira com cerca de 2,5 metros no espaço exterior, junto à entrada e com ajuda de um adulto colocou-se a árvore no barrote.
A nossa árvore foi montada no dia 12 de dezembro pelas nossas crianças, com o auxílio dos adultos, no transporte da mesma e na utilização do escadote e do martelo. E irá permanecer no nosso jardim até ao dia 12 janeiro de 2024.