Trabalhos 2023/24
Escola EB1/JI do Barro (Torres Vedras)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Questionámos as crianças se queriam participar no projeto Natal Amarelo e foi com grande entusiasmo que as mesmas acolheram esta ideia de braços abertos.Iniciámos o projeto no início de dezembro, com a realização de esboços da árvore que pretendíamos construir. De seguida, iniciamos a recolha dos pacotes de leite e de sumo.
Os pacotes foram abertos, lavados e cortados em forma de triângulos. De seguida, foram furados e preenchidos com restos de lã amarela que tínhamos na nossa escola.
À medida que os triângulos iam sendo preenchidos eram colocados na estrutura em madeira com forma de pinheiro que reutilizamos para suporte da nossa árvore amarela.
Em simultâneo, com a ajuda dos professores, os alunos começaram a recortar estrelas com a sizzix e a construir estrelas com os pacotes de sumos, de leite e EVA .
Para os triângulos e algumas estrelas recortadas foram utilizados maioritariamente pacotes de leite e para as restantes estrelas recortadas e em 3D foram utilizados pacotes de sumos da Compal.
O processo de construção levou ainda algum tempo, pois o processo de preparação dos pacotes era ainda moroso, e, para além deste projeto, tínhamos também outros associados ao Natal. Assim sendo, não concluímos a árvore no mês de dezembro como era o nosso objetivo inicial.
Quando regressamos à escola em janeiro foi logo nosso objetivo a conclusão dos últimos preparativos da construção da nossa árvore amarela.
Com o ambiente sempre no pensamento, o nosso objetivo primordial foi sempre utilizarmos materiais recicláveis e de desperdício.
Os alunos gostaram imenso da experiência e o facto de saberem que iam participar num concurso levou-os a trabalhar com mais empenho e entusiasmo. Para os mais pequenos é a primeira vez que estão a participar num projeto e por isso mesmo estão expectantes em saber o resultado.
Grata pela oportunidade de participação.
Escola EB1/JI do Barro (Torres Vedras)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Questionámos as crianças se queriam participar no projeto Natal Amarelo e foi com grande entusiasmo que as mesmas acolheram esta ideia de braços abertos.Iniciámos o projeto no início de dezembro, com a realização de esboços da árvore que pretendíamos construir. De seguida, iniciamos a recolha dos pacotes de leite e de sumo.
Os pacotes foram abertos, lavados e cortados em forma de triângulos. De seguida, foram furados e preenchidos com restos de lã amarela que tínhamos na nossa escola.
À medida que os triângulos iam sendo preenchidos eram colocados na estrutura em madeira com forma de pinheiro que reutilizamos para suporte da nossa árvore amarela.
Em simultâneo, com a ajuda dos professores, os alunos começaram a recortar estrelas com a sizzix e a construir estrelas com os pacotes de sumos, de leite e EVA .
Para os triângulos e algumas estrelas recortadas foram utilizados maioritariamente pacotes de leite e para as restantes estrelas recortadas e em 3D foram utilizados pacotes de sumos da Compal.
O processo de construção levou ainda algum tempo, pois o processo de preparação dos pacotes era ainda moroso, e, para além deste projeto, tínhamos também outros associados ao Natal. Assim sendo, não concluímos a árvore no mês de dezembro como era o nosso objetivo inicial.
Quando regressamos à escola em janeiro foi logo nosso objetivo a conclusão dos últimos preparativos da construção da nossa árvore amarela.
Com o ambiente sempre no pensamento, o nosso objetivo primordial foi sempre utilizarmos materiais recicláveis e de desperdício.
Os alunos gostaram imenso da experiência e o facto de saberem que iam participar num concurso levou-os a trabalhar com mais empenho e entusiasmo. Para os mais pequenos é a primeira vez que estão a participar num projeto e por isso mesmo estão expectantes em saber o resultado.
Grata pela oportunidade de participação.