Trabalhos 2023/24
Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Esta atividade, promovida pela Compal e pela Tetra Pak, visa chamar a atenção dos jovens para a importância da reciclagem e proteção do ambiente.As exigências para a elaboração deste trabalho foram as seguintes:
● Dar a conhecer a importância do significado do selo FSC (Forest Stewardship Council). Este pretende certificar Florestas geridas com responsabilidade e sustentabilidade.
● Sensibilizar para a necessidade de colocar as embalagens Tetra Pak (alimentos líquidos) no Ecoponto Amarelo.
● Podiam ser utilizados materiais complementares como colas, tintas, cordéis, arame ou outros (preferencialmente reutilizados).
● Deviam aparecer em destaque a utilização de embalagens da Tetra Pak da marca Compal e do símbolo FSC.
● Os trabalhos deviam ser predominantemente de cor amarela.
.
Metodologia e intervenientes
A equipa restrita Eco-escolas lançou o desafio que foi aceite por vários professores do 2º ciclo, nomeadamente , Matemática, CN, Cidadania e Desenvolvimento e ainda EVT.
Os alunos começaram por recolher, na escola e em casa, embalagens de Compal, seguiu-se o corte, lavagem e secagem das mesmas. Depois foram recortados os símbolos,( FSC e da marca Compal, que se guardaram em caixas no armário do Eco-Escolas. De casa, os alunos trouxeram materiais reciclados que os ajudassem a realizar os seus trabalhos. Sempre que os alunos tinham tempos livres ou terminavam as suas tarefas em EVT, e outas disciplinas envolvidas, planeavam e executavam os seus adereços para a árvore.
Atendendo a que o AEV tem regime de avaliação semestral, durante a pausa letiva de 3 dias para se proceder à avaliação intercalar, os alunos aproveitaram para trabalhar na atividade com colegas, amigos, vizinhos ou mesmo familiares.
Deste modo os trabalhos foram realizados individualmente, em grupo, ou contou com a colaboração dos encarregados de educação. No final, todos foram expostos na árvore que se montou na secretaria da escola, por ser um lugar abrigado do mau tempo, mas também com muita visibilidade.
Materiais utilizados
● Embalagens Tetra Pak da Marca Compal grande e pequena, predominantemente da cor amarela;
● Tiras de tecido amarelo;
● Fitas de seda;
● Esferovite;
● Cartão;
● Papéis coloridos usados;
● Rolhas de cortiça usada;
● Tampinhas de plástico;
● Restos de madeira;
● Pinhas;
● Folhas de papel amarelo usado;
● Fita de renda;
● Cartolina amarela;
● Fitas de cetim amarela;
● Cola;
● Lápis, esferográfica, régua, borracha e tesouras.
Processo de Construção do Trabalho:
● Em primeiro lugar, as embalagens Tetra Pak e da Marca Compal foram devidamente preparadas (abertas, lavadas e secas);
● Todo o material selecionado foi colocado na mesa de trabalho de forma organizada para ser mais fácil a sua execução;
● Os moldes foram desenhados e recortados no verso de folhas de papel usado;
● O passo seguinte foi efetuar os moldes nos respetivos materiais e recortá-los;
● A partir deste momento, fez-se a colagem de todos os tipos de materiais.
● De salientar, que todo o material usado foi reaproveitado, recolhido na escola e/ou em casa.
Considerações finais do trabalho
Mais uma vez os alunos adoraram participar neste desafio, porque interagiram e se divertiram imenso não só com os colegas, mas também com os pais, ajudando, assim, a reforçar os laços familiares. É sempre bom estar perto de alguém de quem se gosta muito e perceber que os pais gostam de se envolver em atividades escolares.
Na elaboração deste tipo de trabalhos, os alunos articularam com as disciplinas de Matemática, CN, EMRC, EV T e o programa Eco-Escolas, relembrando, ainda, conhecimentos e técnicas adquiridas em EVT.
Sendo o objetivo principal deste trabalho, não poderíamos ter deixado de refletir, em CN, bem como em Cidadania e Desenvolvimento, na aplicação da regra dos 3R’s, ou seja, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Neste sentido, de modo a evitar a produção de mais lixo, os alunos usaram a sua criatividade e aproveitaram materiais cujo destino seria o contentor do lixo.
Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Esta atividade, promovida pela Compal e pela Tetra Pak, visa chamar a atenção dos jovens para a importância da reciclagem e proteção do ambiente.As exigências para a elaboração deste trabalho foram as seguintes:
● Dar a conhecer a importância do significado do selo FSC (Forest Stewardship Council). Este pretende certificar Florestas geridas com responsabilidade e sustentabilidade.
● Sensibilizar para a necessidade de colocar as embalagens Tetra Pak (alimentos líquidos) no Ecoponto Amarelo.
● Podiam ser utilizados materiais complementares como colas, tintas, cordéis, arame ou outros (preferencialmente reutilizados).
● Deviam aparecer em destaque a utilização de embalagens da Tetra Pak da marca Compal e do símbolo FSC.
● Os trabalhos deviam ser predominantemente de cor amarela.
.
Metodologia e intervenientes
A equipa restrita Eco-escolas lançou o desafio que foi aceite por vários professores do 2º ciclo, nomeadamente , Matemática, CN, Cidadania e Desenvolvimento e ainda EVT.
Os alunos começaram por recolher, na escola e em casa, embalagens de Compal, seguiu-se o corte, lavagem e secagem das mesmas. Depois foram recortados os símbolos,( FSC e da marca Compal, que se guardaram em caixas no armário do Eco-Escolas. De casa, os alunos trouxeram materiais reciclados que os ajudassem a realizar os seus trabalhos. Sempre que os alunos tinham tempos livres ou terminavam as suas tarefas em EVT, e outas disciplinas envolvidas, planeavam e executavam os seus adereços para a árvore.
Atendendo a que o AEV tem regime de avaliação semestral, durante a pausa letiva de 3 dias para se proceder à avaliação intercalar, os alunos aproveitaram para trabalhar na atividade com colegas, amigos, vizinhos ou mesmo familiares.
Deste modo os trabalhos foram realizados individualmente, em grupo, ou contou com a colaboração dos encarregados de educação. No final, todos foram expostos na árvore que se montou na secretaria da escola, por ser um lugar abrigado do mau tempo, mas também com muita visibilidade.
Materiais utilizados
● Embalagens Tetra Pak da Marca Compal grande e pequena, predominantemente da cor amarela;
● Tiras de tecido amarelo;
● Fitas de seda;
● Esferovite;
● Cartão;
● Papéis coloridos usados;
● Rolhas de cortiça usada;
● Tampinhas de plástico;
● Restos de madeira;
● Pinhas;
● Folhas de papel amarelo usado;
● Fita de renda;
● Cartolina amarela;
● Fitas de cetim amarela;
● Cola;
● Lápis, esferográfica, régua, borracha e tesouras.
Processo de Construção do Trabalho:
● Em primeiro lugar, as embalagens Tetra Pak e da Marca Compal foram devidamente preparadas (abertas, lavadas e secas);
● Todo o material selecionado foi colocado na mesa de trabalho de forma organizada para ser mais fácil a sua execução;
● Os moldes foram desenhados e recortados no verso de folhas de papel usado;
● O passo seguinte foi efetuar os moldes nos respetivos materiais e recortá-los;
● A partir deste momento, fez-se a colagem de todos os tipos de materiais.
● De salientar, que todo o material usado foi reaproveitado, recolhido na escola e/ou em casa.
Considerações finais do trabalho
Mais uma vez os alunos adoraram participar neste desafio, porque interagiram e se divertiram imenso não só com os colegas, mas também com os pais, ajudando, assim, a reforçar os laços familiares. É sempre bom estar perto de alguém de quem se gosta muito e perceber que os pais gostam de se envolver em atividades escolares.
Na elaboração deste tipo de trabalhos, os alunos articularam com as disciplinas de Matemática, CN, EMRC, EV T e o programa Eco-Escolas, relembrando, ainda, conhecimentos e técnicas adquiridas em EVT.
Sendo o objetivo principal deste trabalho, não poderíamos ter deixado de refletir, em CN, bem como em Cidadania e Desenvolvimento, na aplicação da regra dos 3R’s, ou seja, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Neste sentido, de modo a evitar a produção de mais lixo, os alunos usaram a sua criatividade e aproveitaram materiais cujo destino seria o contentor do lixo.