Trabalhos 2023/24
Escola Básica e Secundária D. Sancho II Alijó (Alijó)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Metodologia utilizada:O desenvolvimento do projeto de árvore da Escola Básica do Pinhão foi realizado no âmbito da disciplina de Oficina de Artes e Sustentabilidade e ficou sob a responsabilidade da turma P do Oitavo ano. O projeto desenvolvido foi concebido recorrendo à metodologia do projeto. Lemos atentamente o regulamento do concurso e consultamos a página web do programa Eco-Escolas. Depois de percebermos a regras, passamos à recolha de ideias de árvores de Natal construídas com materiais reaproveitados. Vimos muitas imagens e refletimos sobre as imagens que observamos.
De seguida, passamos à etapa do desenvolvimento de ideias de projetos. Através do desenho, organizamos ideias, testamos hipóteses. Sobre as hipóteses desenvolvidas, ponderamos vantagens e desvantagens, refletimos sobre os materiais a utilizar, fizemos a seleção da opção/hipótese a construir.
Tendo os materiais de base para a construção da árvore definidos - cordões e um arco desportivo-, definimos o sistema de montagem da árvore, através de suspensão. Foi necessário observarmos o espaço do átrio da Escola e trocarmos mais algumas ideias para podermos avançar com o projeto.
Continuando com a preparação da construção do projeto, pensamos em como envolver o maior número de alunos possível. Toda a ajuda é importante, tanto para a conceção dos elementos decorativos da árvore (estrelas de vários tamanhos construídas com embalagens Tetrapak da marca Compal), como para a montagem da estrutura base (um cone suspenso num ponto, composto de cordões variados de cor amarela e um arco desportivo).
Antes de recolhermos a fotografia final do nosso projeto, houve um acidente de recreio e a árvore ficou danificada, obrigando-nos a elaborar um segundo projeto que teve como estrutura base um tripé feito com materiais que encontramos na Escola. No nosso entender, o resultado não ficou tão bonito, mas conseguimos superar a dificuldade com a qual fomos confrontadas.
Envolvimento dos alunos:
Com a ajuda da professora de Oficina de Artes e Sustentabilidade, foram definidos um calendário e uma estratégia para a construção das estrelas que queríamos que preenchessem a nossa árvore. Assim, conseguimos envolver, para além da nossa turma, o 8.º P, responsável pelo projeto, as turmas do 5.º P, 6.º P e 9.º P, ou seja, quase todas as turmas do 2.º e 3.º ciclos da Escola Básica do Pinhão.
Materiais escolhidos:
A nossa árvore foi construída com recurso aos seguintes materiais:
Árvore 1 (antes do acidente)
. Estrutura
- Arco desportivo;
- Cordões variados (restos de trapilho, restos de linhas de crochê; restos de cordões de macramê);
- 1 camarão;
- 1 mosquetão.
. Decoração
- Restos de cartolinas amarelas (com o maior tamanho possível);
- Embalagens de sumo da Compal (grandes e pequenas);
- Clips;
- Tesouras;
- Pistola de cola termofusível;
- Barras de cola termofusível.
Árvore 2 (após o acidente)
. Estrutura
- 2 cabos telescópicos/extensores de rolos de pintura;
- 1 sobra calha branca;
- 3 ripas de madeira.
. Decoração
- Os mesmos materiais utilizados na árvore 1 reaproveitados e recuperados.
O processo de construção da árvore:
A árvore foi montada por etapas. Primeiro fizemos um teste da estrutura, montando-a para verificar se funcionava. Em segundo lugar realizamos a construção das estrelas, contando com a preciosa ajuda de todos os nossos colegas que, ao longo de duas semanas, construíram cuidadosamente o máximo de estrelas que conseguiram, aproveitando as embalagens que guardamos do projeto do ano passado, tratando novas embalagens (espalmar, abrir, lavar) e procedendo ao recorte, dobragem e colagem das embalagens reunidas.
Por fim, e como manda a tradição, na primeira semana de dezembro, montamos a nossa árvore no local que escolhemos, instalando a estrutura-base e colocando os elementos decorativos que construímos.
Após o acidente, que danificou a árvore inicialmente construída, desmontamos a árvore em peças e, a partir de um tripé improvisado com materiais que existiam na Escola, construímos a segunda árvore, que apresentamos como resultado do nosso projeto. A sua decoração foi realizada com o aproveitamento dos materiais da primeira árvore.
8.º P
Pinhão, Janeiro de 2024
Escola Básica e Secundária D. Sancho II Alijó (Alijó)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Metodologia utilizada:O desenvolvimento do projeto de árvore da Escola Básica do Pinhão foi realizado no âmbito da disciplina de Oficina de Artes e Sustentabilidade e ficou sob a responsabilidade da turma P do Oitavo ano. O projeto desenvolvido foi concebido recorrendo à metodologia do projeto. Lemos atentamente o regulamento do concurso e consultamos a página web do programa Eco-Escolas. Depois de percebermos a regras, passamos à recolha de ideias de árvores de Natal construídas com materiais reaproveitados. Vimos muitas imagens e refletimos sobre as imagens que observamos.
De seguida, passamos à etapa do desenvolvimento de ideias de projetos. Através do desenho, organizamos ideias, testamos hipóteses. Sobre as hipóteses desenvolvidas, ponderamos vantagens e desvantagens, refletimos sobre os materiais a utilizar, fizemos a seleção da opção/hipótese a construir.
Tendo os materiais de base para a construção da árvore definidos - cordões e um arco desportivo-, definimos o sistema de montagem da árvore, através de suspensão. Foi necessário observarmos o espaço do átrio da Escola e trocarmos mais algumas ideias para podermos avançar com o projeto.
Continuando com a preparação da construção do projeto, pensamos em como envolver o maior número de alunos possível. Toda a ajuda é importante, tanto para a conceção dos elementos decorativos da árvore (estrelas de vários tamanhos construídas com embalagens Tetrapak da marca Compal), como para a montagem da estrutura base (um cone suspenso num ponto, composto de cordões variados de cor amarela e um arco desportivo).
Antes de recolhermos a fotografia final do nosso projeto, houve um acidente de recreio e a árvore ficou danificada, obrigando-nos a elaborar um segundo projeto que teve como estrutura base um tripé feito com materiais que encontramos na Escola. No nosso entender, o resultado não ficou tão bonito, mas conseguimos superar a dificuldade com a qual fomos confrontadas.
Envolvimento dos alunos:
Com a ajuda da professora de Oficina de Artes e Sustentabilidade, foram definidos um calendário e uma estratégia para a construção das estrelas que queríamos que preenchessem a nossa árvore. Assim, conseguimos envolver, para além da nossa turma, o 8.º P, responsável pelo projeto, as turmas do 5.º P, 6.º P e 9.º P, ou seja, quase todas as turmas do 2.º e 3.º ciclos da Escola Básica do Pinhão.
Materiais escolhidos:
A nossa árvore foi construída com recurso aos seguintes materiais:
Árvore 1 (antes do acidente)
. Estrutura
- Arco desportivo;
- Cordões variados (restos de trapilho, restos de linhas de crochê; restos de cordões de macramê);
- 1 camarão;
- 1 mosquetão.
. Decoração
- Restos de cartolinas amarelas (com o maior tamanho possível);
- Embalagens de sumo da Compal (grandes e pequenas);
- Clips;
- Tesouras;
- Pistola de cola termofusível;
- Barras de cola termofusível.
Árvore 2 (após o acidente)
. Estrutura
- 2 cabos telescópicos/extensores de rolos de pintura;
- 1 sobra calha branca;
- 3 ripas de madeira.
. Decoração
- Os mesmos materiais utilizados na árvore 1 reaproveitados e recuperados.
O processo de construção da árvore:
A árvore foi montada por etapas. Primeiro fizemos um teste da estrutura, montando-a para verificar se funcionava. Em segundo lugar realizamos a construção das estrelas, contando com a preciosa ajuda de todos os nossos colegas que, ao longo de duas semanas, construíram cuidadosamente o máximo de estrelas que conseguiram, aproveitando as embalagens que guardamos do projeto do ano passado, tratando novas embalagens (espalmar, abrir, lavar) e procedendo ao recorte, dobragem e colagem das embalagens reunidas.
Por fim, e como manda a tradição, na primeira semana de dezembro, montamos a nossa árvore no local que escolhemos, instalando a estrutura-base e colocando os elementos decorativos que construímos.
Após o acidente, que danificou a árvore inicialmente construída, desmontamos a árvore em peças e, a partir de um tripé improvisado com materiais que existiam na Escola, construímos a segunda árvore, que apresentamos como resultado do nosso projeto. A sua decoração foi realizada com o aproveitamento dos materiais da primeira árvore.
8.º P
Pinhão, Janeiro de 2024