Trabalhos 2023/24
Centro Escolar de Valbom (Gondomar)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
O desafio " Natal Amarelo" foi realizado pelos alunos do 4°ano que aderiram com entusiasmo e interesse. Foi feita a sua divulgação pelas turmas e pedido a colaboração por parte dos alunos, pais/encarregados de educação, pessoal docente e não-docente na recolha de embalagebs Tetra Pak/Compal.Primeiramente, foi explorado na sala de aula a importância da reciclagem e da reutilização de materiais, como também a simbologia da cor amarela.
Após a análise do regulamento em conjunto com os alunos, foi elaborado o projeto dando liberdade à criatividade e à imaginação.
Como base, foi reutilizada uma "árvore" em formato pirâmide quadrangular, elaborada por outra turma, no ano letivo anterior, feita com ripas de madeira e rede de galinheiro.
Aproveitando caixas de cartão das embalagens, cobriu-se metade de cada face da "pirâmide" e sobrepôs-se pedaços de papel amarelo de folhas de rascunho. A outra metade foi preenchida com tiras de papel crepe sobre a rede, usando a técnica de tecelagem.
Com as embalagens da Tetra Pak/Compal, após a sua lavagem e divididas ao meio, os alunos passaram o decalque do molde da pétala da flor "estrela de natal". Neste processo, tiveram o cuidado da palavra Compal estar inserida na pétala. Foram então coladas com cola quente numa base de cartão, com o auxílio das docentes do Conselho Eco-Escolas.
Reaproveitando as tampas amarelas de outras embalagens, foi colocado no centro de cada flor uma tampa e com o símbolo da Tetra Pak. Posteriormente, foram postas na árvore na parte coberta a cartão.
A turma retirou de cada embalagem os símbolos solicitados, Tetra Pak/FSC/Compal, de forma a preencherem umas estrelas de cartão. Como também, usando a parte interna das embalagens, passaram o molde de um anjo e fizeram a sua montagem para o colocar no topo da árvore, segurando as duas estrelas. Estes elementos não poderiam faltar na nossa árvore devido ao seu significado e usados como tradição natalícia.
Por sugestão dos alunos, que tinham a ambição de tornar a árvore mais natalina, realizou-se uma rena e o seu trenó. Foi feita a passagem do molde da cara da rena para uma embalagem da Compal, usando os dois lados, de forma a criar um contraste dos diferentes elementos, mas tendo a preocupação de que a palavra " Compal" surgisse em destaque. Substituíram o famoso nariz vermelho por uma tampa amarela com o símbolo da Tetra Pak inserido e utilizaram embalagens de diferentes tamanhos para o corpo.
Na execução do trenó, utilizou-se emabalagens e cartão coberto com pedaços de papel. No seu interior, foi colocado dois presentes elaborados através da planificação do cubo.
A identificação da escola foi realizada com restos de cartão e cada letra preenchida com a parte interna das embalagens e. posteriormente colocadas na parte inferior da árvore.
No final, a nossa árvore foi colocada na entrada da escola para que toda a comunidade educativa a pudesse observar.
Os alunos adoraram participar neste desafio e, sem dúvida, que é predominantemente amarela despertando o otimismo, a criatividade, a alegria, a luz e o calor.
Materiais usados:
- pacotes de sumo da Compal ( 1 litro e 200 ml);
- papel crepe e folhas de rascunho amarelo;
- caixas de cartão;
- cola branca/cola UHU/cola quente;
- rolhas de plástico amarelo;
- fita de cetim amarela;
Centro Escolar de Valbom (Gondomar)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
O desafio " Natal Amarelo" foi realizado pelos alunos do 4°ano que aderiram com entusiasmo e interesse. Foi feita a sua divulgação pelas turmas e pedido a colaboração por parte dos alunos, pais/encarregados de educação, pessoal docente e não-docente na recolha de embalagebs Tetra Pak/Compal.Primeiramente, foi explorado na sala de aula a importância da reciclagem e da reutilização de materiais, como também a simbologia da cor amarela.
Após a análise do regulamento em conjunto com os alunos, foi elaborado o projeto dando liberdade à criatividade e à imaginação.
Como base, foi reutilizada uma "árvore" em formato pirâmide quadrangular, elaborada por outra turma, no ano letivo anterior, feita com ripas de madeira e rede de galinheiro.
Aproveitando caixas de cartão das embalagens, cobriu-se metade de cada face da "pirâmide" e sobrepôs-se pedaços de papel amarelo de folhas de rascunho. A outra metade foi preenchida com tiras de papel crepe sobre a rede, usando a técnica de tecelagem.
Com as embalagens da Tetra Pak/Compal, após a sua lavagem e divididas ao meio, os alunos passaram o decalque do molde da pétala da flor "estrela de natal". Neste processo, tiveram o cuidado da palavra Compal estar inserida na pétala. Foram então coladas com cola quente numa base de cartão, com o auxílio das docentes do Conselho Eco-Escolas.
Reaproveitando as tampas amarelas de outras embalagens, foi colocado no centro de cada flor uma tampa e com o símbolo da Tetra Pak. Posteriormente, foram postas na árvore na parte coberta a cartão.
A turma retirou de cada embalagem os símbolos solicitados, Tetra Pak/FSC/Compal, de forma a preencherem umas estrelas de cartão. Como também, usando a parte interna das embalagens, passaram o molde de um anjo e fizeram a sua montagem para o colocar no topo da árvore, segurando as duas estrelas. Estes elementos não poderiam faltar na nossa árvore devido ao seu significado e usados como tradição natalícia.
Por sugestão dos alunos, que tinham a ambição de tornar a árvore mais natalina, realizou-se uma rena e o seu trenó. Foi feita a passagem do molde da cara da rena para uma embalagem da Compal, usando os dois lados, de forma a criar um contraste dos diferentes elementos, mas tendo a preocupação de que a palavra " Compal" surgisse em destaque. Substituíram o famoso nariz vermelho por uma tampa amarela com o símbolo da Tetra Pak inserido e utilizaram embalagens de diferentes tamanhos para o corpo.
Na execução do trenó, utilizou-se emabalagens e cartão coberto com pedaços de papel. No seu interior, foi colocado dois presentes elaborados através da planificação do cubo.
A identificação da escola foi realizada com restos de cartão e cada letra preenchida com a parte interna das embalagens e. posteriormente colocadas na parte inferior da árvore.
No final, a nossa árvore foi colocada na entrada da escola para que toda a comunidade educativa a pudesse observar.
Os alunos adoraram participar neste desafio e, sem dúvida, que é predominantemente amarela despertando o otimismo, a criatividade, a alegria, a luz e o calor.
Materiais usados:
- pacotes de sumo da Compal ( 1 litro e 200 ml);
- papel crepe e folhas de rascunho amarelo;
- caixas de cartão;
- cola branca/cola UHU/cola quente;
- rolhas de plástico amarelo;
- fita de cetim amarela;