Trabalhos 2023/24
Escola Secundária Braamcamp Freire (Odivelas)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Desafio “NATAL AMARELO”O "Natal Amarelo" teve um conceito de união e inclusão da comunidade escolar, simbolizando cada um dos alunos, no fundo, representar o que é o verdadeiro Natal. A Árvore de Natal foi inteiramente conceptualizada pela professora de Educação Visual, Raquel Branco (concebeu, desenhou, formulou as escalas adequadas, orientou e realizou) e os alunos envolveram-se entusiasticamente. Com a utilização das embalagens Compal, foram construídas as estrelas decorativas, elaboradas, pelos alunos Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) e o comboio que compõe o conjunto foi realizado pelos alunos do Clube Brigada Eco Voluntários.
A construção da Árvore implicou que cada um dos 236 alunos do 9º ano construísse uma estrutura (uma embalagem Compal) com três elementos (olhos, cabelo e peça de vestuário). Pretendeu-se que cada um dos alunos representa-se um autorretrato/caricatura. A dimensão da estrutura foi semelhante, ainda que destacando-se algumas diferenças ou especificidades tais como cor e características de cabelo, de olhos, com óculos ou sem óculos, com boné, com phones, etc.. O trabalho foi realizado por fases:
1ª- Recolha e preparação das embalagens Compal.
2ª- Desenho, planificação, corte e dobragem da embalagem Compal à escala. O interior desta estrutura foi pintado a amarelo.
3ª- Seleção e desenho dos elementos que destaque cada aluno (olhos, boca, óculos, gorros, bonés, camisolas).
4ª- Recolha e colagem dos símbolos (Tetra Pak, FSC e Compal) para ser colado em cada uma das peças de roupa escolhidas pelos alunos, ou nos cabelos (simbolizando uma equipa unida pelos mesmos símbolos).
5ª- Marcação e colagem dos elementos na estrutura inicial (1ª fase). Construção do POP UP.
6ª- Montagem da “árvore”, com cola (união das estruturas individuais) em forma de pirâmide quadrangular no espaço escolar escolhido, em frente da Biblioteca, local muito visitado pelos alunos.
Para todas estas construções, foram utilizados materiais velhos (lixa usada, papel que sobrou de outros trabalhos, o próprio cartão da embalagem após retirar a folha de alumínio e com os pedaços sobrantes das embalagens).
Escola Secundária Braamcamp Freire (Odivelas)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Desafio “NATAL AMARELO”O "Natal Amarelo" teve um conceito de união e inclusão da comunidade escolar, simbolizando cada um dos alunos, no fundo, representar o que é o verdadeiro Natal. A Árvore de Natal foi inteiramente conceptualizada pela professora de Educação Visual, Raquel Branco (concebeu, desenhou, formulou as escalas adequadas, orientou e realizou) e os alunos envolveram-se entusiasticamente. Com a utilização das embalagens Compal, foram construídas as estrelas decorativas, elaboradas, pelos alunos Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) e o comboio que compõe o conjunto foi realizado pelos alunos do Clube Brigada Eco Voluntários.
A construção da Árvore implicou que cada um dos 236 alunos do 9º ano construísse uma estrutura (uma embalagem Compal) com três elementos (olhos, cabelo e peça de vestuário). Pretendeu-se que cada um dos alunos representa-se um autorretrato/caricatura. A dimensão da estrutura foi semelhante, ainda que destacando-se algumas diferenças ou especificidades tais como cor e características de cabelo, de olhos, com óculos ou sem óculos, com boné, com phones, etc.. O trabalho foi realizado por fases:
1ª- Recolha e preparação das embalagens Compal.
2ª- Desenho, planificação, corte e dobragem da embalagem Compal à escala. O interior desta estrutura foi pintado a amarelo.
3ª- Seleção e desenho dos elementos que destaque cada aluno (olhos, boca, óculos, gorros, bonés, camisolas).
4ª- Recolha e colagem dos símbolos (Tetra Pak, FSC e Compal) para ser colado em cada uma das peças de roupa escolhidas pelos alunos, ou nos cabelos (simbolizando uma equipa unida pelos mesmos símbolos).
5ª- Marcação e colagem dos elementos na estrutura inicial (1ª fase). Construção do POP UP.
6ª- Montagem da “árvore”, com cola (união das estruturas individuais) em forma de pirâmide quadrangular no espaço escolar escolhido, em frente da Biblioteca, local muito visitado pelos alunos.
Para todas estas construções, foram utilizados materiais velhos (lixa usada, papel que sobrou de outros trabalhos, o próprio cartão da embalagem após retirar a folha de alumínio e com os pedaços sobrantes das embalagens).