Trabalhos 2023/24
Escola Básica D. Duarte (Viseu)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Cumprindo o regulamento do projeto, a árvore de Natal Amarela da Escola Básica D. Duarte foi elaborada numa perspetiva de sustentabilidade e, por isso, utilizando, maioritariamente, na sua elaboração, as embalagens já usadas da Tetra Pak da Compal.Iniciou-se esta atividade, sensibilizando a comunidade escolar – alunos, assistentes operacionais e docentes – para a necessidade de colocarem as embalagens da Tetra Pak da Compal, nos lugares definidos no recinto escolar, para esse efeito. Os alunos foram também sensibilizados, nas aulas de Geografia, Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento, para a importância crescente da reciclagem das embalagens, recordando-os de que estas deverão ser depositadas, após utilização, no Ecoponto Amarelo. Além disso, os alunos foram ainda informados do significado e da importância de que se reveste o selo FSC – Forest Stewardship Council, no quadro de uma política de gestão florestal mais sustentável.
De seguida, nas três únicas turmas da escola do 8.º ano e em duas do 6.º ano lançou-se o desafio “Natal Amarelo. Cria uma árvore Amarela e faz brilhar o teu Natal!”, o qual suscitou uma grande adesão por parte daqueles alunos.
A realização prática deste desafio traduziu-se num conjunto de atividades repartidas por quatro etapas: (i) conceção geral do modelo da árvore, (ii) construção da árvore, (iii) construção dos enfeites e (iv) montagem final.
Etapa (i) - Conceção geral do modelo da árvore - Optou-se por conceber a árvore com a tradicional estrutura cónica, para o que, como base construtiva, foram utilizadas caixas de cartão, de grandes dimensões, gentilmente cedidas por uma superfície comercial de eletrodomésticos. Como princípio subjacente a este projeto, para além das embalagens Compal da Tetra Pak, foram ainda reutilizados não só fios, cartões e cartolinas, mas também recursos naturais sazonais abundantes nas florestas próximas da escola.
Etapa (ii) - Construção da árvore - As referidas caixas foram, posteriormente, revestidas com cartão canelado, proveniente de embalagens de material que a escola, anteriormente, havia adquirido, material esse que se encontrava armazenado em arrumos da escola.
A estrutura cónica foi revestida com musgo e folhas secas recolhidas no recinto escolar e em florestas junto à escola. Só foram utilizadas folhas de árvores autóctones, tais como, carvalho, castanheiro, plátano e macieira. Após a sua recolha, procedeu-se à sua secagem em páginas de jornais e de livros.
Etapa (iii) - Construção dos enfeites - Foram-se recolhendo as embalagens Tetra Pak da Compal, que viriam a servir como adornos natalícios da nossa árvore amarela. Estas embalagens foram utilizadas para fins diversos, sendo umas aproveitadas para a recriação de uma aldeia de Natal, outras como base para a construção de estrelas de Natal, retirando-se sempre, de umas e de outras, os respetivos logótipos (da Compal, Tetra Pak e FSC), que viriam a ser usados como elementos de adorno da estrela cimeira.
Algumas das embalagens foram usadas para a construção de miniaturas de casas, nelas tendo sido executadas pequenas aberturas, revestidas a papel celofane, simulando as janelas e as portas. Posteriormente, as casinhas foram pintadas de branco e amarelo, finalizando-se a sua construção com telhados simulados com recurso a escamas de pinhas, que os alunos recolheram na escola e nas florestas circundantes. Com restos de cartolina, construíram-se estrelas em origami, que foram colocadas no telhado de cada casinha.
Construiu-se, ainda, uma base circundante, em formato de grinalda, com recurso a embalagens Compal, as quais foram devidamente revestidas com folhas de árvores e outros apontamentos natalícios.
As restantes embalagens foram usadas para fazer as estrelas de Natal. Estas foram executadas em formato 3D, para o que se recorreu também a restos de cartolina amarela sobrantes de outras atividades anteriormente realizadas na escola.
Como etapa final desta fase, realizou-se a construção de uma grande estrela de Natal 3D em cartolina amarela (para colocar no topo da árvore), a qual foi revestida com os recortes dos símbolos da Compal, FSC e Tetra Pak.
Etapa (iv) - Montagem final - Por fim, alunos e docentes participantes no projeto iniciaram a montagem final da árvore e respetivos adornos. Com vista a enquadrar o espaço onde a árvore foi colocada, juntaram-se diversos elementos alusivos, simultaneamente, ao espírito natalício e à importância da reciclagem.
Como nota final, destaca-se a dedicação e entrega dos alunos das cinco turmas envolvidas, sublinhando particularmente o seu desempenho na execução minuciosa dos diferentes elementos da árvore, até pelo facto de que a atividade teve lugar quase sempre fora do seu normal horário escolar.
Escola Básica D. Duarte (Viseu)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Cumprindo o regulamento do projeto, a árvore de Natal Amarela da Escola Básica D. Duarte foi elaborada numa perspetiva de sustentabilidade e, por isso, utilizando, maioritariamente, na sua elaboração, as embalagens já usadas da Tetra Pak da Compal.Iniciou-se esta atividade, sensibilizando a comunidade escolar – alunos, assistentes operacionais e docentes – para a necessidade de colocarem as embalagens da Tetra Pak da Compal, nos lugares definidos no recinto escolar, para esse efeito. Os alunos foram também sensibilizados, nas aulas de Geografia, Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento, para a importância crescente da reciclagem das embalagens, recordando-os de que estas deverão ser depositadas, após utilização, no Ecoponto Amarelo. Além disso, os alunos foram ainda informados do significado e da importância de que se reveste o selo FSC – Forest Stewardship Council, no quadro de uma política de gestão florestal mais sustentável.
De seguida, nas três únicas turmas da escola do 8.º ano e em duas do 6.º ano lançou-se o desafio “Natal Amarelo. Cria uma árvore Amarela e faz brilhar o teu Natal!”, o qual suscitou uma grande adesão por parte daqueles alunos.
A realização prática deste desafio traduziu-se num conjunto de atividades repartidas por quatro etapas: (i) conceção geral do modelo da árvore, (ii) construção da árvore, (iii) construção dos enfeites e (iv) montagem final.
Etapa (i) - Conceção geral do modelo da árvore - Optou-se por conceber a árvore com a tradicional estrutura cónica, para o que, como base construtiva, foram utilizadas caixas de cartão, de grandes dimensões, gentilmente cedidas por uma superfície comercial de eletrodomésticos. Como princípio subjacente a este projeto, para além das embalagens Compal da Tetra Pak, foram ainda reutilizados não só fios, cartões e cartolinas, mas também recursos naturais sazonais abundantes nas florestas próximas da escola.
Etapa (ii) - Construção da árvore - As referidas caixas foram, posteriormente, revestidas com cartão canelado, proveniente de embalagens de material que a escola, anteriormente, havia adquirido, material esse que se encontrava armazenado em arrumos da escola.
A estrutura cónica foi revestida com musgo e folhas secas recolhidas no recinto escolar e em florestas junto à escola. Só foram utilizadas folhas de árvores autóctones, tais como, carvalho, castanheiro, plátano e macieira. Após a sua recolha, procedeu-se à sua secagem em páginas de jornais e de livros.
Etapa (iii) - Construção dos enfeites - Foram-se recolhendo as embalagens Tetra Pak da Compal, que viriam a servir como adornos natalícios da nossa árvore amarela. Estas embalagens foram utilizadas para fins diversos, sendo umas aproveitadas para a recriação de uma aldeia de Natal, outras como base para a construção de estrelas de Natal, retirando-se sempre, de umas e de outras, os respetivos logótipos (da Compal, Tetra Pak e FSC), que viriam a ser usados como elementos de adorno da estrela cimeira.
Algumas das embalagens foram usadas para a construção de miniaturas de casas, nelas tendo sido executadas pequenas aberturas, revestidas a papel celofane, simulando as janelas e as portas. Posteriormente, as casinhas foram pintadas de branco e amarelo, finalizando-se a sua construção com telhados simulados com recurso a escamas de pinhas, que os alunos recolheram na escola e nas florestas circundantes. Com restos de cartolina, construíram-se estrelas em origami, que foram colocadas no telhado de cada casinha.
Construiu-se, ainda, uma base circundante, em formato de grinalda, com recurso a embalagens Compal, as quais foram devidamente revestidas com folhas de árvores e outros apontamentos natalícios.
As restantes embalagens foram usadas para fazer as estrelas de Natal. Estas foram executadas em formato 3D, para o que se recorreu também a restos de cartolina amarela sobrantes de outras atividades anteriormente realizadas na escola.
Como etapa final desta fase, realizou-se a construção de uma grande estrela de Natal 3D em cartolina amarela (para colocar no topo da árvore), a qual foi revestida com os recortes dos símbolos da Compal, FSC e Tetra Pak.
Etapa (iv) - Montagem final - Por fim, alunos e docentes participantes no projeto iniciaram a montagem final da árvore e respetivos adornos. Com vista a enquadrar o espaço onde a árvore foi colocada, juntaram-se diversos elementos alusivos, simultaneamente, ao espírito natalício e à importância da reciclagem.
Como nota final, destaca-se a dedicação e entrega dos alunos das cinco turmas envolvidas, sublinhando particularmente o seu desempenho na execução minuciosa dos diferentes elementos da árvore, até pelo facto de que a atividade teve lugar quase sempre fora do seu normal horário escolar.