Trabalhos 2023/24
Escola Profissional Vértice (Paços de Ferreira)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Enquadrado no tema Resíduos, a equipa do Eco-Escolas da Escola Profissional Vértice decidiu abraçar por mais um ano consecutivo a iniciativa “Natal Amarelo (Tetra Pak)” do Programa Eco-Escolas, tendo em vista trabalhar com os alunos a separação das embalagens Tetra Pak no ecoponto amarelo, de forma a valorizar o resíduo e a economia circular. Os coordenadores do projeto apresentaram aos alunos pertencentes ao Clube Ar Livre do Projeto Eco-Escolas a iniciativa e as condições para a participação da Escola. Foi explicado que deveria ser construída uma árvore predominantemente amarela, com embalagens Tetra Pak da marca Compal com destaque na decoração de Natal da Escola. De acordo, o processo foi iniciado sensibilizando toda a comunidade escolar para a recolha e separação das embalagens Tetra Pak da marca Compal. Utilizando os sacos de separação do lixo presentes em todos os espaços escolares, como cantina, bar, sala dos professores, secretaria, e salas de aula a comunidade escolar foram dadas indicações para a colocação das embalagens Tetra Pak da marca Compal consumidos na Escola ou deslocados de casa no saco amarelo para reunirmos o maior número de embalagens. Após duas semanas de recolha intensiva, a turma do 11.º ano do curso profissional de Animador/A Sociocultural iniciou os trabalhos com a pesquisa sobre a estrutura de árvore de Natal a construir, tendo em conta que deveria ser uma estrutura que destacasse as embalagens recolhidas da Tetra Pak da Compal. Terminada a definição, que obedeceu ao critério de reutilizar materiais na Escola, deu-se início à pintura das embalagens da Compal recolhidas. De seguida, colocou-se as embalagens a secar no espaço exterior à escola. A fase seguinte, foi o recorte de círculos com dimensões diferentes de cartão em forma de pirâmide. Seguiu-se a pintura com tinta amarela dos círculos de papelão e a secagem. A fase seguinte, foi a junção com um fio de lã amarela dos círculos em forma de pirâmide e a colagem em cada círculo com cola quente das embalagens, substituindo as tradicionais bolas de natal. Terminada esta fase, a equipa dedicou-se à escolha do espaço escolar para a colocação da Árvore e Natal Amarela. Cumprindo com os requisitos da participação da iniciativa, a equipa sentiu-se orgulhosa com o trabalho final. A árvore está em grande destaque na decoração de Natal da Escola, tendo-se conseguido através da reutilização de materiais e a separação das embalagens realizado uma árvore de natal. A árvore amarela construída pela escola cumpre com o destaque de embalagens da Tetra Pak da marca Compal; com a valorização da reutilização de materiais, incentivando a recolha e separação do lixo. O projeto contou com o envolvimento e participação dos alunos, cumprindo mais uma vez com os objetivos delineados pelo Programa Eco-Escolas no eixo/tema Resíduos.Escola Profissional Vértice (Paços de Ferreira)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Enquadrado no tema Resíduos, a equipa do Eco-Escolas da Escola Profissional Vértice decidiu abraçar por mais um ano consecutivo a iniciativa “Natal Amarelo (Tetra Pak)” do Programa Eco-Escolas, tendo em vista trabalhar com os alunos a separação das embalagens Tetra Pak no ecoponto amarelo, de forma a valorizar o resíduo e a economia circular. Os coordenadores do projeto apresentaram aos alunos pertencentes ao Clube Ar Livre do Projeto Eco-Escolas a iniciativa e as condições para a participação da Escola. Foi explicado que deveria ser construída uma árvore predominantemente amarela, com embalagens Tetra Pak da marca Compal com destaque na decoração de Natal da Escola. De acordo, o processo foi iniciado sensibilizando toda a comunidade escolar para a recolha e separação das embalagens Tetra Pak da marca Compal. Utilizando os sacos de separação do lixo presentes em todos os espaços escolares, como cantina, bar, sala dos professores, secretaria, e salas de aula a comunidade escolar foram dadas indicações para a colocação das embalagens Tetra Pak da marca Compal consumidos na Escola ou deslocados de casa no saco amarelo para reunirmos o maior número de embalagens. Após duas semanas de recolha intensiva, a turma do 11.º ano do curso profissional de Animador/A Sociocultural iniciou os trabalhos com a pesquisa sobre a estrutura de árvore de Natal a construir, tendo em conta que deveria ser uma estrutura que destacasse as embalagens recolhidas da Tetra Pak da Compal. Terminada a definição, que obedeceu ao critério de reutilizar materiais na Escola, deu-se início à pintura das embalagens da Compal recolhidas. De seguida, colocou-se as embalagens a secar no espaço exterior à escola. A fase seguinte, foi o recorte de círculos com dimensões diferentes de cartão em forma de pirâmide. Seguiu-se a pintura com tinta amarela dos círculos de papelão e a secagem. A fase seguinte, foi a junção com um fio de lã amarela dos círculos em forma de pirâmide e a colagem em cada círculo com cola quente das embalagens, substituindo as tradicionais bolas de natal. Terminada esta fase, a equipa dedicou-se à escolha do espaço escolar para a colocação da Árvore e Natal Amarela. Cumprindo com os requisitos da participação da iniciativa, a equipa sentiu-se orgulhosa com o trabalho final. A árvore está em grande destaque na decoração de Natal da Escola, tendo-se conseguido através da reutilização de materiais e a separação das embalagens realizado uma árvore de natal. A árvore amarela construída pela escola cumpre com o destaque de embalagens da Tetra Pak da marca Compal; com a valorização da reutilização de materiais, incentivando a recolha e separação do lixo. O projeto contou com o envolvimento e participação dos alunos, cumprindo mais uma vez com os objetivos delineados pelo Programa Eco-Escolas no eixo/tema Resíduos.