Trabalhos 2023/24
Escola Básica de Gesteira (Soure)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Memória Descritiva - Projeto "Natal Amarelo" na Escola EB de GesteiraIntrodução: O projeto "Natal Amarelo" foi desenvolvido na escola EB de Gesteira como resposta ao desafio proposto pela ABAE e com o intuito de promover a participação ativa da comunidade escolar numa iniciativa sustentável e criativa durante a época natalícia.
Planeamento: Para o planeamento e implementação do projeto, a escola seguiu os seguintes passos:
1. Decisão de Participação: A escola decidiu participar no desafio "Natal Amarelo" devido à disponibilidade de materiais existentes e ao interesse em envolver toda a comunidade.
2. Reuniões Participativas: Foram realizadas reuniões com pais e alunos para discutir ideias. A decisão final foi construir uma árvore de Natal a partir do mastro usual da Bandeira Verde Eco-Escolas.
Conceção e Implementação: A fase de conceção e implementação do projeto envolveu as seguintes etapas:
1. Participação Ativa da Comunidade: Todos os membros da comunidade escolar foram convidados a contribuir com ideias para a árvore de Natal. As sugestões foram discutidas em reuniões participativas. A colaboração ativa dos pais foi crucial para o sucesso do projeto. O envolvimento e entusiasmo de todos, contribuíram para a realização eficaz da iniciativa.
2. Uso de Materiais Reciclados: A estrutura da árvore foi criada com restos de cordas e redes, promovendo a reutilização de materiais.
3. Elementos Decorativos Sustentáveis: Os elementos decorativos (pombas da paz, estrelas e corações) foram produzidos a partir de embalagens da Compal pintadas de amarelo. Essa abordagem sustentável enfatizou a importância da reciclagem no ecoponto amarelo e a importância do selo FSC para a certificação de Florestas geridas com responsabilidade e sustentabilidade.
Resultados e Impacto: Os resultados e impacto do projeto foram os seguintes:
1. União da Comunidade: O projeto "Natal Amarelo" promoveu a união e a cooperação entre os membros da comunidade escolar, fortalecendo os laços com um objetivo comum.
2. Sustentabilidade: A ênfase na utilização de materiais reciclados destacou o compromisso da escola com práticas sustentáveis, reforçando a consciência ambiental.
3. Celebração Criativa: A árvore de Natal resultante foi uma representação criativa do espírito natalício, refletindo a paz, a originalidade e a ecologia.
Conclusão: O projeto "Natal Amarelo" na escola EB de Gesteira foi uma experiência bem-sucedida, demonstrando que iniciativas simples, sustentáveis e participativas podem ter um impacto positivo significativo. Esta memória descritiva destaca não apenas as etapas práticas do projeto, mas também a sua importância na construção de uma comunidade escolar mais unida e consciente.
Escola Básica de Gesteira (Soure)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Memória Descritiva - Projeto "Natal Amarelo" na Escola EB de GesteiraIntrodução: O projeto "Natal Amarelo" foi desenvolvido na escola EB de Gesteira como resposta ao desafio proposto pela ABAE e com o intuito de promover a participação ativa da comunidade escolar numa iniciativa sustentável e criativa durante a época natalícia.
Planeamento: Para o planeamento e implementação do projeto, a escola seguiu os seguintes passos:
1. Decisão de Participação: A escola decidiu participar no desafio "Natal Amarelo" devido à disponibilidade de materiais existentes e ao interesse em envolver toda a comunidade.
2. Reuniões Participativas: Foram realizadas reuniões com pais e alunos para discutir ideias. A decisão final foi construir uma árvore de Natal a partir do mastro usual da Bandeira Verde Eco-Escolas.
Conceção e Implementação: A fase de conceção e implementação do projeto envolveu as seguintes etapas:
1. Participação Ativa da Comunidade: Todos os membros da comunidade escolar foram convidados a contribuir com ideias para a árvore de Natal. As sugestões foram discutidas em reuniões participativas. A colaboração ativa dos pais foi crucial para o sucesso do projeto. O envolvimento e entusiasmo de todos, contribuíram para a realização eficaz da iniciativa.
2. Uso de Materiais Reciclados: A estrutura da árvore foi criada com restos de cordas e redes, promovendo a reutilização de materiais.
3. Elementos Decorativos Sustentáveis: Os elementos decorativos (pombas da paz, estrelas e corações) foram produzidos a partir de embalagens da Compal pintadas de amarelo. Essa abordagem sustentável enfatizou a importância da reciclagem no ecoponto amarelo e a importância do selo FSC para a certificação de Florestas geridas com responsabilidade e sustentabilidade.
Resultados e Impacto: Os resultados e impacto do projeto foram os seguintes:
1. União da Comunidade: O projeto "Natal Amarelo" promoveu a união e a cooperação entre os membros da comunidade escolar, fortalecendo os laços com um objetivo comum.
2. Sustentabilidade: A ênfase na utilização de materiais reciclados destacou o compromisso da escola com práticas sustentáveis, reforçando a consciência ambiental.
3. Celebração Criativa: A árvore de Natal resultante foi uma representação criativa do espírito natalício, refletindo a paz, a originalidade e a ecologia.
Conclusão: O projeto "Natal Amarelo" na escola EB de Gesteira foi uma experiência bem-sucedida, demonstrando que iniciativas simples, sustentáveis e participativas podem ter um impacto positivo significativo. Esta memória descritiva destaca não apenas as etapas práticas do projeto, mas também a sua importância na construção de uma comunidade escolar mais unida e consciente.