Trabalhos 2023/24
Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (Ansião)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
O trabalho foi desenvolvido a partir da proposta da Coordenadora do Programa Eco Escolas do Agrupamento.Aproveitando os temas de Cidadania das turmas D e E do 7.º ano, Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental, foi apresentado aos alunos este desafio, que aderiram logo com grande entusiasmo. À disciplina de Cidadania juntaram-se as disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, construindo-se assim um DAC (Domínio de Autonomia Curricular).
Nas aulas de Cidadania foi explorado o significado do selo FSC, que tipo de embalagens são estas e como se devem reciclar. A recolha das embalagens foi feita pelos alunos, professores e Encarregados de Educação na escola e na comunidade. Também aproveitando a poda de algumas árvores em redor da escola, foram recolhidos ramos que, depois de secos, foram pintados pelos alunos e dispostos dentro de uma base construída para o efeito, onde foram pendurados os vários enfeites.
A construção dos enfeites da árvore foi realizada pelos alunos nas aulas de Educação Visual (EV) e Educação Tecnológica (ET). As técnicas usadas nas aulas de ET foram técnicas de construção simples - recorte, moldagem, colagem e pintura com os materiais: embalagens, tesoura, cola quente, cartão, fitas de tecido e fios, algumas bolinhas de madeira e cápsulas de café de alumínio e, ainda, ramos de árvores e tinta em spray. Nas aulas de EV foi explorado o conceito de estrela, partindo do seu desenho geométrico e depois transposto para o material das embalagens, tendo as técnicas usadas sido de construção - desenho geométrico, recorte e colagem e os materiais: embalagens, tesoura e cola quente.
O trabalho final ficou exposto na entrada do Bloco B da escola.
Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (Ansião)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
O trabalho foi desenvolvido a partir da proposta da Coordenadora do Programa Eco Escolas do Agrupamento.Aproveitando os temas de Cidadania das turmas D e E do 7.º ano, Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental, foi apresentado aos alunos este desafio, que aderiram logo com grande entusiasmo. À disciplina de Cidadania juntaram-se as disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, construindo-se assim um DAC (Domínio de Autonomia Curricular).
Nas aulas de Cidadania foi explorado o significado do selo FSC, que tipo de embalagens são estas e como se devem reciclar. A recolha das embalagens foi feita pelos alunos, professores e Encarregados de Educação na escola e na comunidade. Também aproveitando a poda de algumas árvores em redor da escola, foram recolhidos ramos que, depois de secos, foram pintados pelos alunos e dispostos dentro de uma base construída para o efeito, onde foram pendurados os vários enfeites.
A construção dos enfeites da árvore foi realizada pelos alunos nas aulas de Educação Visual (EV) e Educação Tecnológica (ET). As técnicas usadas nas aulas de ET foram técnicas de construção simples - recorte, moldagem, colagem e pintura com os materiais: embalagens, tesoura, cola quente, cartão, fitas de tecido e fios, algumas bolinhas de madeira e cápsulas de café de alumínio e, ainda, ramos de árvores e tinta em spray. Nas aulas de EV foi explorado o conceito de estrela, partindo do seu desenho geométrico e depois transposto para o material das embalagens, tendo as técnicas usadas sido de construção - desenho geométrico, recorte e colagem e os materiais: embalagens, tesoura e cola quente.
O trabalho final ficou exposto na entrada do Bloco B da escola.