Trabalhos 2023/24
Escola Secundária da Ramada (Odivelas)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Projeto “Natal Amarelo”1ª Fase: recolha de embalagens e a sua limpeza
- A atividade foi divulgada a toda a comunidade educativa com o objetivo de recolher o maior número possível de embalagens e, cumulativamente, sensibilizar para a importância da colocação das embalagens Tetra Pak no ecoponto amarelo.
- Colocação de sacos amarelos em locais determinados da escola para a recolha das embalagens.
- Lavagem das embalagens pela turma do 9.ºA. A água resultante dessa lavagem foi, posteriormente, utlizada para regar as diversas plantas que existem na escola.
2ª Fase: seleção do local para colocar a árvore de Natal.
- A equipa Eco-Escolas reuniu e após a análise detalhada dos possíveis locais decidiu colocar a árvore no átrio do Bloco D, bloco das aulas experimentais de Ciências Naturais e Biologia e Geologia. Decidiu fazer uma atividade mais alargada de sensibilização sobre a importância do ecoponto amarelo, embalagens Tetra Pak, símbolo FSC e sustentabilidade.
3.ª Fase: Seleção de materiais e construção de uma estrutura para a árvore de Natal
- A turma do 9.ºA, em colaboração com professores e funcionários foi, inicialmente, verificar os materiais que existiam na escola, nos diversos departamentos e no lixo que poderiam ser utilizados. Selecionaram os seguintes materiais: rede maleável, ripas de estores que estavam no lixo, cordéis que encontraram na escola sem função, restos de tecido amarelo, cartolinas amarelas reutilizadas, cola quente, tesoura.
- A turma construiu uma estrutura em forma de cone com as ripas dos estores. Posteriormente foi forrada com as cartolinas amarelas e sob estas foi colocada a rede. A estrutura tinha sido estudada na disciplina e Educação Visual e os alunos mobilizaram os conhecimentos para a construção de uma estrutura de maiores dimensões. Fixaram-se as embalagens à rede. Sob as embalagens foi colado o tecido amarelo e, sob o tecido amarelo, foram colocados enfeites com destaque para os símbolos FCS, Tetra Pak e Compal intercalados com os símbolos FSC e Tetra Pak recortados de embalagens da Compal.
- As turmas de 8.ºB, 8.ºC, 9.ºA e 9.ºD recortaram os símbolos Tetra Pak, FSC e construíram enfeites de Natal com destaque para os símbolos FCS, Tetra Pak e Compal.
- As turmas 9.A e 9.ºD convidaram a sala de valências para os ajudar na fase final da construção da árvore. Fizeram o enquadramento do tema e ajudaram-nos a colar os enfeites e símbolos no tecido amarelo. Estas turmas quiseram, também, que esta atividade fosse inclusiva e que chegasse a todos os alunos da escola.
4.ª Fase: divulgação da atividade à comunidade educativa
- O clube Eco-Escolas, em parceria com o Clube Ciência Viva divulgaram a atividade a diversas turmas que foram visitar o projeto “Árvore Amarela”. As turmas do 9.ºA, 9.ºD e alunos do Clube Eco-Escolas relembraram as temáticas abordadas no 8.º ano de escolaridade relativas à sustentabilidade e separação de resíduos para promoverem, em conjunto, com os professores que integram a equipa Eco-Escolas as sessões de sensibilização subordinadas ao projeto “Natal Amarelo”. O Clube de Ciência Viva uniu-se à iniciativa para explorar os materiais presentes na embalagem Tetra Pak, nomeadamente os polímeros e os plásticos reciclados. Os alunos do Clube Ciência Viva construíram bioplásticos para demonstrar a sua importância durante as sessões de sensibilização destinadas a todos os alunos que frequentam a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
- A atividade finaliza no dia treze de janeiro num evento aberto à comunidade educativa de recolha de resíduos que devem ser colocados no ecoponto amarelo em parceria com o corpo nacional de escutas de Odivelas. A atividade inicia-se com a sessão de sensibilização “Natal Amarelo”. Não é possível anexar nenhuma fotografia pois não foi possível agendar a atividade antes do término da submissão deste concurso.
Escola Secundária da Ramada (Odivelas)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Projeto “Natal Amarelo”1ª Fase: recolha de embalagens e a sua limpeza
- A atividade foi divulgada a toda a comunidade educativa com o objetivo de recolher o maior número possível de embalagens e, cumulativamente, sensibilizar para a importância da colocação das embalagens Tetra Pak no ecoponto amarelo.
- Colocação de sacos amarelos em locais determinados da escola para a recolha das embalagens.
- Lavagem das embalagens pela turma do 9.ºA. A água resultante dessa lavagem foi, posteriormente, utlizada para regar as diversas plantas que existem na escola.
2ª Fase: seleção do local para colocar a árvore de Natal.
- A equipa Eco-Escolas reuniu e após a análise detalhada dos possíveis locais decidiu colocar a árvore no átrio do Bloco D, bloco das aulas experimentais de Ciências Naturais e Biologia e Geologia. Decidiu fazer uma atividade mais alargada de sensibilização sobre a importância do ecoponto amarelo, embalagens Tetra Pak, símbolo FSC e sustentabilidade.
3.ª Fase: Seleção de materiais e construção de uma estrutura para a árvore de Natal
- A turma do 9.ºA, em colaboração com professores e funcionários foi, inicialmente, verificar os materiais que existiam na escola, nos diversos departamentos e no lixo que poderiam ser utilizados. Selecionaram os seguintes materiais: rede maleável, ripas de estores que estavam no lixo, cordéis que encontraram na escola sem função, restos de tecido amarelo, cartolinas amarelas reutilizadas, cola quente, tesoura.
- A turma construiu uma estrutura em forma de cone com as ripas dos estores. Posteriormente foi forrada com as cartolinas amarelas e sob estas foi colocada a rede. A estrutura tinha sido estudada na disciplina e Educação Visual e os alunos mobilizaram os conhecimentos para a construção de uma estrutura de maiores dimensões. Fixaram-se as embalagens à rede. Sob as embalagens foi colado o tecido amarelo e, sob o tecido amarelo, foram colocados enfeites com destaque para os símbolos FCS, Tetra Pak e Compal intercalados com os símbolos FSC e Tetra Pak recortados de embalagens da Compal.
- As turmas de 8.ºB, 8.ºC, 9.ºA e 9.ºD recortaram os símbolos Tetra Pak, FSC e construíram enfeites de Natal com destaque para os símbolos FCS, Tetra Pak e Compal.
- As turmas 9.A e 9.ºD convidaram a sala de valências para os ajudar na fase final da construção da árvore. Fizeram o enquadramento do tema e ajudaram-nos a colar os enfeites e símbolos no tecido amarelo. Estas turmas quiseram, também, que esta atividade fosse inclusiva e que chegasse a todos os alunos da escola.
4.ª Fase: divulgação da atividade à comunidade educativa
- O clube Eco-Escolas, em parceria com o Clube Ciência Viva divulgaram a atividade a diversas turmas que foram visitar o projeto “Árvore Amarela”. As turmas do 9.ºA, 9.ºD e alunos do Clube Eco-Escolas relembraram as temáticas abordadas no 8.º ano de escolaridade relativas à sustentabilidade e separação de resíduos para promoverem, em conjunto, com os professores que integram a equipa Eco-Escolas as sessões de sensibilização subordinadas ao projeto “Natal Amarelo”. O Clube de Ciência Viva uniu-se à iniciativa para explorar os materiais presentes na embalagem Tetra Pak, nomeadamente os polímeros e os plásticos reciclados. Os alunos do Clube Ciência Viva construíram bioplásticos para demonstrar a sua importância durante as sessões de sensibilização destinadas a todos os alunos que frequentam a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
- A atividade finaliza no dia treze de janeiro num evento aberto à comunidade educativa de recolha de resíduos que devem ser colocados no ecoponto amarelo em parceria com o corpo nacional de escutas de Odivelas. A atividade inicia-se com a sessão de sensibilização “Natal Amarelo”. Não é possível anexar nenhuma fotografia pois não foi possível agendar a atividade antes do término da submissão deste concurso.