Trabalhos 2023/24
Centro Escolar do Luso (Mealhada)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
No final do processo a turma L-4A foi desafiada a escrever uma história sobre o mesmo para a biblioteca. É essa história que, pela vós das crianças, relata aqui o processo que vivemos!A Árvore Amarela
Era uma vez uma bibliotecária muito criativa e simpática que lançou um desafio aos alunos do Centro Escolar de Luso, no âmbito do Projeto Eco-Escolas.
O desafio era construir uma Árvore Amarela reutilizando embalagens da Compal. Os alunos ficaram entusiasmados e aceitaram o desafio.
As crianças do Jardim de Infância foram convidadas a participarem numa pesquisa de materiais na arrecadação de forma a fazerem o seu reaproveitamento na construção da árvore. Elas recolheram um pedaço de tecido velho amarelo e uma estrutura metálica com arame, que tinha sido construída por encarregados de educação, há alguns anos, para ser a árvore de Natal do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.
Em seguida, decidiu-se como construir a árvore reutilizando aqueles materiais. Todas as crianças ficaram responsáveis por recolher embalagens da Compal em casa. Passado uns dias, tivemos uma nova reunião onde decidimos a forma geométrica das decorações para a nossa árvore. A maioria escolheu o círculo. Após a selecção da forma geométrica, cada grupo escolheu o tamanho e a forma de a decorar. Por fim, escolheu-se o tecido velho amarelo para cortarmos às tiras para aumentar o relevo do amarelo e fixar as rodas da árvore.
A coordenadora do projeto, conjuntamente com as educadoras e professoras, envolveram todas as crianças do Centro Escolar na distribuição de uma face da árvore para cada grupo ou turma enfeitar.
Entretanto, nas salas de aula exploraram-se os elementos das embalagens e ficámos a conhecer uma organização sem fins lucrativos. Divulgámos aos nossos familiares a organização global Forest Stewardship Council (FSC) que promove a gestão responsável das florestas em todo o mundo.
Em cada grupo explorámos, mais uma vez, o ecoponto onde são colocadas as embalagens Tetra Pak.
As embalagens recolhidas foram lavadas, preparadas e transformadas em decorações para a árvore com a participação de todos, utilizando as técnicas de recorte e colagem.
A coordenadora do Projeto Eco-Escolas incentivou cada grupo ou turma a enfeitar uma face da árvore dando asas à imaginação de cada um.
A nossa turma ficou responsável por cortar e distribuir as tiras de tecido amarelas para fixar as rodas à árvore.
Finalmente, com uma embalagem fez-se uma estrela, utilizando a técnica da dobragem e colou-se a fita reutilizada para dar relevância à cor amarela.
Este desafio muito foi interessante! A nossa Árvore Amarela trouxe vida à nossa escola de forma sustentável e brilhou na festa de Natal do Centro Escolar de Luso.
Texto coletivo: Turma L-4A
Centro Escolar do Luso (Mealhada)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
No final do processo a turma L-4A foi desafiada a escrever uma história sobre o mesmo para a biblioteca. É essa história que, pela vós das crianças, relata aqui o processo que vivemos!A Árvore Amarela
Era uma vez uma bibliotecária muito criativa e simpática que lançou um desafio aos alunos do Centro Escolar de Luso, no âmbito do Projeto Eco-Escolas.
O desafio era construir uma Árvore Amarela reutilizando embalagens da Compal. Os alunos ficaram entusiasmados e aceitaram o desafio.
As crianças do Jardim de Infância foram convidadas a participarem numa pesquisa de materiais na arrecadação de forma a fazerem o seu reaproveitamento na construção da árvore. Elas recolheram um pedaço de tecido velho amarelo e uma estrutura metálica com arame, que tinha sido construída por encarregados de educação, há alguns anos, para ser a árvore de Natal do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.
Em seguida, decidiu-se como construir a árvore reutilizando aqueles materiais. Todas as crianças ficaram responsáveis por recolher embalagens da Compal em casa. Passado uns dias, tivemos uma nova reunião onde decidimos a forma geométrica das decorações para a nossa árvore. A maioria escolheu o círculo. Após a selecção da forma geométrica, cada grupo escolheu o tamanho e a forma de a decorar. Por fim, escolheu-se o tecido velho amarelo para cortarmos às tiras para aumentar o relevo do amarelo e fixar as rodas da árvore.
A coordenadora do projeto, conjuntamente com as educadoras e professoras, envolveram todas as crianças do Centro Escolar na distribuição de uma face da árvore para cada grupo ou turma enfeitar.
Entretanto, nas salas de aula exploraram-se os elementos das embalagens e ficámos a conhecer uma organização sem fins lucrativos. Divulgámos aos nossos familiares a organização global Forest Stewardship Council (FSC) que promove a gestão responsável das florestas em todo o mundo.
Em cada grupo explorámos, mais uma vez, o ecoponto onde são colocadas as embalagens Tetra Pak.
As embalagens recolhidas foram lavadas, preparadas e transformadas em decorações para a árvore com a participação de todos, utilizando as técnicas de recorte e colagem.
A coordenadora do Projeto Eco-Escolas incentivou cada grupo ou turma a enfeitar uma face da árvore dando asas à imaginação de cada um.
A nossa turma ficou responsável por cortar e distribuir as tiras de tecido amarelas para fixar as rodas à árvore.
Finalmente, com uma embalagem fez-se uma estrela, utilizando a técnica da dobragem e colou-se a fita reutilizada para dar relevância à cor amarela.
Este desafio muito foi interessante! A nossa Árvore Amarela trouxe vida à nossa escola de forma sustentável e brilhou na festa de Natal do Centro Escolar de Luso.
Texto coletivo: Turma L-4A