Trabalhos 2023/24
Jardim de Infância de Boleiros - Maxieira (Ourém)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
1 - Observação dos pacotes da compal e "leitura" dos seus símbolos/imagens (pré leitura - tal como é esperado no pré-escolar);2 - Explicação da importância desses símbolos e do seu significado;
3 - Envolvimento da família na recolha de pacotes compal;
4 - Envolvimento da professora de música e crianças na construção de um texto para cantarmos com utilização da canção infantil "É Natal, é Natal";
5 - Surge a ideia da própria árvore ser a pauta da música;
6 - Selecionam-se os materiais com o intuito de que possa ser aplicada a politica dos 3 Rs - Reutilizar - usámos pacotes de leite e restos de materiais usados em outras atividades ou recolhidos pelas famílias (fitas, trapilho, fio elétrico de eletrodomésticos em fim de vida, mangueira de máquina de lavar deixada no estabelecimento par reciclar, colchas velhas e tecidos de placares antigos...); Reduzir - evitar gastar ao máximo; Reciclar - zelas par que os materiais que no final os materiais possam ser reciclados;
7 - Tendo a pauta da música como referência desenharam-se as notas, construiu-se a clave de sol (estrela da árvore) e pintaram-se. Colou-se brilhantes dourados nestes materiais; Construíram-se as linhas de pauta com o trapilho e colaram-se as caixas grandes da compal uma para cada nota musical. Colaram-se as notas. Fez-se uma estrutura com paus de pintura de casas e um bloco de cimento para suportaram o peso da pauta; Colocaram-se as luzes. Dispuseram-se as botas nas cortinas e pelo chão;
8 - Durante o período de construção fomos ensaiando a música cuja letra descrevemos:
É Natal, é Natal
Vamos festejar
A árvore da compal
Vamos alegrar
Um sapatinho aqui
Outro acolá
As notas que dançam
Que lindo que está
Com a frutologia
Ficas com energia
Bebe dia a dia
Acontece magia!
É Natal, é Natal
Vamos festejar
A árvore da compal
Vamos alegrar
9 - Elaborou-se um vídeo com imagens do processo de construção da árvore, a canção para memória futura;
10 - Elaborou-se uma noticia para o jornal do Agrupamento que aguarda publicação;
11 - Publicou-se na página eco-escolas do Jardim de Infância de Boleiros Maxieira imagens da árvore e do processo;
12 - Partilhámos com os pais todo o processo e o vídeo que disponibilizamos neste link:
https://drive.google.com/file/d/1jm2XNYIl7Tzb5edm3WwXUkO7IuOak2iq/view?usp=sharing
https://ecoescolas.abaae.pt/plataforma/index.php?p=activities&s=tetrapak&u=photos
Jardim de Infância de Boleiros - Maxieira (Ourém)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
1 - Observação dos pacotes da compal e "leitura" dos seus símbolos/imagens (pré leitura - tal como é esperado no pré-escolar);2 - Explicação da importância desses símbolos e do seu significado;
3 - Envolvimento da família na recolha de pacotes compal;
4 - Envolvimento da professora de música e crianças na construção de um texto para cantarmos com utilização da canção infantil "É Natal, é Natal";
5 - Surge a ideia da própria árvore ser a pauta da música;
6 - Selecionam-se os materiais com o intuito de que possa ser aplicada a politica dos 3 Rs - Reutilizar - usámos pacotes de leite e restos de materiais usados em outras atividades ou recolhidos pelas famílias (fitas, trapilho, fio elétrico de eletrodomésticos em fim de vida, mangueira de máquina de lavar deixada no estabelecimento par reciclar, colchas velhas e tecidos de placares antigos...); Reduzir - evitar gastar ao máximo; Reciclar - zelas par que os materiais que no final os materiais possam ser reciclados;
7 - Tendo a pauta da música como referência desenharam-se as notas, construiu-se a clave de sol (estrela da árvore) e pintaram-se. Colou-se brilhantes dourados nestes materiais; Construíram-se as linhas de pauta com o trapilho e colaram-se as caixas grandes da compal uma para cada nota musical. Colaram-se as notas. Fez-se uma estrutura com paus de pintura de casas e um bloco de cimento para suportaram o peso da pauta; Colocaram-se as luzes. Dispuseram-se as botas nas cortinas e pelo chão;
8 - Durante o período de construção fomos ensaiando a música cuja letra descrevemos:
É Natal, é Natal
Vamos festejar
A árvore da compal
Vamos alegrar
Um sapatinho aqui
Outro acolá
As notas que dançam
Que lindo que está
Com a frutologia
Ficas com energia
Bebe dia a dia
Acontece magia!
É Natal, é Natal
Vamos festejar
A árvore da compal
Vamos alegrar
9 - Elaborou-se um vídeo com imagens do processo de construção da árvore, a canção para memória futura;
10 - Elaborou-se uma noticia para o jornal do Agrupamento que aguarda publicação;
11 - Publicou-se na página eco-escolas do Jardim de Infância de Boleiros Maxieira imagens da árvore e do processo;
12 - Partilhámos com os pais todo o processo e o vídeo que disponibilizamos neste link:
https://drive.google.com/file/d/1jm2XNYIl7Tzb5edm3WwXUkO7IuOak2iq/view?usp=sharing
https://ecoescolas.abaae.pt/plataforma/index.php?p=activities&s=tetrapak&u=photos