Trabalhos 2023/24
Escola Básica e Secundária da Chamusca (Chamusca)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
NATAL AMARELO – MEMÓRIA DESCRITIVA DA CONSTRUÇÃO DA ÁRVORENome: Árvore de Natal no Coração
Natal é partilha, é união, é respeito…Natal é Amor, e quem ama cuida! Cuida de si, do outro e
da Natureza!
Foi neste espírito que na Escola Básica e Secundária da Chamusca, que é o coração do
Ribatejo, nasceu a nossa árvore de Natal. Uma construção com o contributo pessoal de muitos
alunos, onde cada um colocou o seu coração e as emoções que esta época o faz sentir.
A construção da árvore teve o intuito de envolver o máximo de alunos possível e sensibilizar
toda a comunidade escolar para aquele que é o verdadeiro espírito natalício de união, partilha
e intereajuda, em detrimento do consumismo. Promover a política dos 3R e alertar para a
urgência de unidos cuidarmos da nossa Casa Comum.
O processo construtivo teve duas fases e foi promovido em várias disciplinas, nomeadamente,
Educação Visual, Educação Tecnológica, Ciências Naturais e Cidadania:
A primeira fase aconteceu individualmente com cada aluno nas aulas de Educação Visual. Os
alunos envolvidos, reutilizaram embalagens Compal/ Tetra Pak planificadas, nas quais
desenharam e recortaram um coração, que foi forrado na parte de alumínio com papel
amarelo. Nesta face amarela do coração, os alunos escreveram livremente palavras ou frases
relacionadas com o Natal, como por exemplo amor, paz, união, familia…
Na segunda fase da construção, que aconteceu nas aulas de Educação Tecnológica, o trabalho
foi feito em equipa por turmas, consistindo em estruturar o corpo da árvore juntando todos os
corações que foram organizados em 12 filas. Estes foram colados a cordas com cerca de 5
metros de comprimento com recurso a cola quente. Seguidamente foi construída a pirâmide
da árvore aproveitando um pilar e um banco de jardim do recinto escolar, aos quais as cordas
foram amarradas. Durante a construção da árvore foram-lhe sendo acrescentados mais
corações amarelos.
Para finalizar, os alunos reutilizaram restos das embalagens Compal/ Tetra Pak, arames e lã
amarela para construir um presépio dentro de uma caixa de fruta.
Mais uma vez esta etapa teve o intuito de fomentar o trabalho em equipa e o espírito de
partilha, de modo que os alunos percebessem que o seu coração isolado não teria grande
expressão, mas a união de muitos corações tornava possível a construção da nossa “Árvore de
Natal no Coração”. Juntos somos mais fortes e podemos fazer grandes coisas pela humanidade
e pelo planeta lembrando a temática dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
abordados nas aulas de Ciências Naturais e Educação Tecnológica.
Com a construção da “Árvore de Natal do Coração”, aconteceu Natal na nossa Escola.
Escola Básica e Secundária da Chamusca (Chamusca)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
NATAL AMARELO – MEMÓRIA DESCRITIVA DA CONSTRUÇÃO DA ÁRVORENome: Árvore de Natal no Coração
Natal é partilha, é união, é respeito…Natal é Amor, e quem ama cuida! Cuida de si, do outro e
da Natureza!
Foi neste espírito que na Escola Básica e Secundária da Chamusca, que é o coração do
Ribatejo, nasceu a nossa árvore de Natal. Uma construção com o contributo pessoal de muitos
alunos, onde cada um colocou o seu coração e as emoções que esta época o faz sentir.
A construção da árvore teve o intuito de envolver o máximo de alunos possível e sensibilizar
toda a comunidade escolar para aquele que é o verdadeiro espírito natalício de união, partilha
e intereajuda, em detrimento do consumismo. Promover a política dos 3R e alertar para a
urgência de unidos cuidarmos da nossa Casa Comum.
O processo construtivo teve duas fases e foi promovido em várias disciplinas, nomeadamente,
Educação Visual, Educação Tecnológica, Ciências Naturais e Cidadania:
A primeira fase aconteceu individualmente com cada aluno nas aulas de Educação Visual. Os
alunos envolvidos, reutilizaram embalagens Compal/ Tetra Pak planificadas, nas quais
desenharam e recortaram um coração, que foi forrado na parte de alumínio com papel
amarelo. Nesta face amarela do coração, os alunos escreveram livremente palavras ou frases
relacionadas com o Natal, como por exemplo amor, paz, união, familia…
Na segunda fase da construção, que aconteceu nas aulas de Educação Tecnológica, o trabalho
foi feito em equipa por turmas, consistindo em estruturar o corpo da árvore juntando todos os
corações que foram organizados em 12 filas. Estes foram colados a cordas com cerca de 5
metros de comprimento com recurso a cola quente. Seguidamente foi construída a pirâmide
da árvore aproveitando um pilar e um banco de jardim do recinto escolar, aos quais as cordas
foram amarradas. Durante a construção da árvore foram-lhe sendo acrescentados mais
corações amarelos.
Para finalizar, os alunos reutilizaram restos das embalagens Compal/ Tetra Pak, arames e lã
amarela para construir um presépio dentro de uma caixa de fruta.
Mais uma vez esta etapa teve o intuito de fomentar o trabalho em equipa e o espírito de
partilha, de modo que os alunos percebessem que o seu coração isolado não teria grande
expressão, mas a união de muitos corações tornava possível a construção da nossa “Árvore de
Natal no Coração”. Juntos somos mais fortes e podemos fazer grandes coisas pela humanidade
e pelo planeta lembrando a temática dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
abordados nas aulas de Ciências Naturais e Educação Tecnológica.
Com a construção da “Árvore de Natal do Coração”, aconteceu Natal na nossa Escola.