Trabalhos 2023/24
Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora (Caminha)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Alguns alunos do 2.º e 3.º ciclo aceitaram o desafio “Natal Amarelo – Cria uma árvore amarela e faz brilhar o Natal” construindo uma árvore com recurso a diversos materiais (rolos de cartão, uma porção do tronco de uma árvore, restos de cartão, pedaços de madeira, cordéis, cola quente, fio de pesca, guaches, purpurinas, embalagens de sumo Compal, luzinhas de Natal e bolachas que foram confecionadas pelos próprios.).O processo de construção, a árvore teve inicio com a confeção das bolachas e a sua posterior pintura, para serem utilizadas na decoração da nossa árvore.
A etapa que se seguiu, prendeu-se com a construção da árvore propriamente dita. Para tal, a construção iniciou-se com o corte de rolos de cartão de modo a que encaixassem e formassem um triângulo. Posteriormente, os rolos foram pintados com guache amarelo e colocadas algumas purpurinas para dar algum brilho.
Seguidamente, os rolos foram unidos com a ajuda de cola quente e um cordel. Simultaneamente, um dos alunos construiu uma estrela com uma base em cartão e decorou com restos de cordel e purpurinas. A estrela depois de seca foi colada no topo do triângulo de modo a ajudar também na junção dos rolos anteriormente unidos. Seguidamente, colocou-se um cordel de modo a preencher o triângulo e para mais tarde pendurar algumas das decorações feitas em bolacha.
Posteriormente, colou-se a base triangular da árvore num pedaço de tronco que também foi pintado de amarelo. Seguidamente colocaram-se os vários símbolos da Compal, bem como as decorações de bolacha com ajuda de um fio de pesca e outras com a ajuda de cola quente para decorar a árvore.
Por fim, acrescentaram-se luzinhas para dar um aspeto luminoso.
Deste modo, obtivemos uma árvore amarela que decorou a nossa escola e simultaneamente participou no concurso das estrelas que se encontrava a decorrer na mesma.
Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora (Caminha)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Alguns alunos do 2.º e 3.º ciclo aceitaram o desafio “Natal Amarelo – Cria uma árvore amarela e faz brilhar o Natal” construindo uma árvore com recurso a diversos materiais (rolos de cartão, uma porção do tronco de uma árvore, restos de cartão, pedaços de madeira, cordéis, cola quente, fio de pesca, guaches, purpurinas, embalagens de sumo Compal, luzinhas de Natal e bolachas que foram confecionadas pelos próprios.).O processo de construção, a árvore teve inicio com a confeção das bolachas e a sua posterior pintura, para serem utilizadas na decoração da nossa árvore.
A etapa que se seguiu, prendeu-se com a construção da árvore propriamente dita. Para tal, a construção iniciou-se com o corte de rolos de cartão de modo a que encaixassem e formassem um triângulo. Posteriormente, os rolos foram pintados com guache amarelo e colocadas algumas purpurinas para dar algum brilho.
Seguidamente, os rolos foram unidos com a ajuda de cola quente e um cordel. Simultaneamente, um dos alunos construiu uma estrela com uma base em cartão e decorou com restos de cordel e purpurinas. A estrela depois de seca foi colada no topo do triângulo de modo a ajudar também na junção dos rolos anteriormente unidos. Seguidamente, colocou-se um cordel de modo a preencher o triângulo e para mais tarde pendurar algumas das decorações feitas em bolacha.
Posteriormente, colou-se a base triangular da árvore num pedaço de tronco que também foi pintado de amarelo. Seguidamente colocaram-se os vários símbolos da Compal, bem como as decorações de bolacha com ajuda de um fio de pesca e outras com a ajuda de cola quente para decorar a árvore.
Por fim, acrescentaram-se luzinhas para dar um aspeto luminoso.
Deste modo, obtivemos uma árvore amarela que decorou a nossa escola e simultaneamente participou no concurso das estrelas que se encontrava a decorrer na mesma.