Trabalhos 2023/24
Escola Básica do Chafariz D'El-Rei (Évora)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Materiais: pacotes tetrapak (maioritariamente da Compal), cola quente, tinta spray, tinta acrílica (para a base); base com pneu.1. Os alunos corresponderam aos pedidos trazendo 3 tipos de pacotes da Compal, aos quais se juntaram meia dúzia de pacotes de leite escolar e outro sumo.
2. Com base nos pacotes recolhidos, decidiu-se fazer a colagem dos vários tipos de pacote, mas recortando a frente em tiras para melhor dar a ideia de abeto. Assim, o professor coordenador abriu a frente com um x-ato e os alunos, em 3 intervalos e voluntariamente, cortaram as frentes em tiras.
3. Reaproveitando uma base antiga, foram sendo colados os pacotes (dos maiores aos menores), com cola quente. O prof. coordenador colocava a cola e os voluntários (primeiro do 1º ano e depois dos anos seguintes) foram colocando os pacotes.
4. A árvore foi pintada pelo coordenador uma vez que o spray é tóxico e depois foi decorada com tampinhas já existentes na escola por alunos do 4º ano, dois dos quais também pintaram a base (tronco).
Escola Básica do Chafariz D'El-Rei (Évora)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Materiais: pacotes tetrapak (maioritariamente da Compal), cola quente, tinta spray, tinta acrílica (para a base); base com pneu.1. Os alunos corresponderam aos pedidos trazendo 3 tipos de pacotes da Compal, aos quais se juntaram meia dúzia de pacotes de leite escolar e outro sumo.
2. Com base nos pacotes recolhidos, decidiu-se fazer a colagem dos vários tipos de pacote, mas recortando a frente em tiras para melhor dar a ideia de abeto. Assim, o professor coordenador abriu a frente com um x-ato e os alunos, em 3 intervalos e voluntariamente, cortaram as frentes em tiras.
3. Reaproveitando uma base antiga, foram sendo colados os pacotes (dos maiores aos menores), com cola quente. O prof. coordenador colocava a cola e os voluntários (primeiro do 1º ano e depois dos anos seguintes) foram colocando os pacotes.
4. A árvore foi pintada pelo coordenador uma vez que o spray é tóxico e depois foi decorada com tampinhas já existentes na escola por alunos do 4º ano, dois dos quais também pintaram a base (tronco).